Estratégia problematizadora: relato de experiência na disciplina processo de cuidar em enfermagem psiquiátrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Claudinei josé Gomes
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Sobral, Fernanda Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rev Rene (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3647
Resumo: Objetivou-se apresentar o relato de experiência sobre o uso da estratégia problematizadora no ensino da disciplina Processo de Cuidar em Enfermagem Psiquiátrica desenvolvida na graduação de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas. Adotou-se como método do estudo as observações assistemáticas e avaliações das produções teóricas desenvolvidas pelos alunos, no primeiro semestre de 2012. Entende-se que a mudança na educação dos enfermeiros deveria seguir um novo paradigma que reoriente as relações entre profissionais e comunidade, e que direcione as ações de saúde atendendo as reais necessidades da população. Apesar das dificuldades identificadas, verificou-se que a utilização desta estratégia de aprendizado pode trazer benefícios e contribuições ao ensino da enfermagem psiquiátrica.
id UFC-16_136eccf42df1a01c51cbedd0e1d82232
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/3647
network_acronym_str UFC-16
network_name_str Rev Rene (Online)
repository_id_str
spelling Estratégia problematizadora: relato de experiência na disciplina processo de cuidar em enfermagem psiquiátricaAprendizagem Baseada em ProblemasEducação SuperiorEducação em EnfermagemEnfermagem Psiquiátrica.Objetivou-se apresentar o relato de experiência sobre o uso da estratégia problematizadora no ensino da disciplina Processo de Cuidar em Enfermagem Psiquiátrica desenvolvida na graduação de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas. Adotou-se como método do estudo as observações assistemáticas e avaliações das produções teóricas desenvolvidas pelos alunos, no primeiro semestre de 2012. Entende-se que a mudança na educação dos enfermeiros deveria seguir um novo paradigma que reoriente as relações entre profissionais e comunidade, e que direcione as ações de saúde atendendo as reais necessidades da população. Apesar das dificuldades identificadas, verificou-se que a utilização desta estratégia de aprendizado pode trazer benefícios e contribuições ao ensino da enfermagem psiquiátrica.Universidade Federal do Ceará2013-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3647Rev Rene; Vol 14 No 5 (2013)Rev Rene; v. 14 n. 5 (2013)2175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3647/2889Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Claudinei josé GomesSobral, Fernanda Ribeiro2019-02-18T12:50:26Zoai:periodicos.ufc:article/3647Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2019-02-18T12:50:26Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégia problematizadora: relato de experiência na disciplina processo de cuidar em enfermagem psiquiátrica
title Estratégia problematizadora: relato de experiência na disciplina processo de cuidar em enfermagem psiquiátrica
spellingShingle Estratégia problematizadora: relato de experiência na disciplina processo de cuidar em enfermagem psiquiátrica
Campos, Claudinei josé Gomes
Aprendizagem Baseada em Problemas
Educação Superior
Educação em Enfermagem
Enfermagem Psiquiátrica.
title_short Estratégia problematizadora: relato de experiência na disciplina processo de cuidar em enfermagem psiquiátrica
title_full Estratégia problematizadora: relato de experiência na disciplina processo de cuidar em enfermagem psiquiátrica
title_fullStr Estratégia problematizadora: relato de experiência na disciplina processo de cuidar em enfermagem psiquiátrica
title_full_unstemmed Estratégia problematizadora: relato de experiência na disciplina processo de cuidar em enfermagem psiquiátrica
title_sort Estratégia problematizadora: relato de experiência na disciplina processo de cuidar em enfermagem psiquiátrica
author Campos, Claudinei josé Gomes
author_facet Campos, Claudinei josé Gomes
Sobral, Fernanda Ribeiro
author_role author
author2 Sobral, Fernanda Ribeiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Claudinei josé Gomes
Sobral, Fernanda Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Baseada em Problemas
Educação Superior
Educação em Enfermagem
Enfermagem Psiquiátrica.
topic Aprendizagem Baseada em Problemas
Educação Superior
Educação em Enfermagem
Enfermagem Psiquiátrica.
description Objetivou-se apresentar o relato de experiência sobre o uso da estratégia problematizadora no ensino da disciplina Processo de Cuidar em Enfermagem Psiquiátrica desenvolvida na graduação de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas. Adotou-se como método do estudo as observações assistemáticas e avaliações das produções teóricas desenvolvidas pelos alunos, no primeiro semestre de 2012. Entende-se que a mudança na educação dos enfermeiros deveria seguir um novo paradigma que reoriente as relações entre profissionais e comunidade, e que direcione as ações de saúde atendendo as reais necessidades da população. Apesar das dificuldades identificadas, verificou-se que a utilização desta estratégia de aprendizado pode trazer benefícios e contribuições ao ensino da enfermagem psiquiátrica.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3647
url http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3647
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3647/2889
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Rev Rene; Vol 14 No 5 (2013)
Rev Rene; v. 14 n. 5 (2013)
2175-6783
1517-3852
reponame:Rev Rene (Online)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Rev Rene (Online)
collection Rev Rene (Online)
repository.name.fl_str_mv Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv rene@ufc.br||
_version_ 1754831938674229248