Novas possibilidades para o ensino de enfermagem em saúde mental: uma experiência de monitoria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Karina Faine da Silva
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Oliveira, Marília de Fátima Vieira de, Lopes, Márcia Maria Bragança, Garcia, Telma Eliane, Santos, Milena Silva dos, Dias, Geyse Aline Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rev Rene (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3269
Resumo: Objetivou-se refletir sobre as possibilidades de aplicação de novas estratégias metodológicas no processo de ensino e aprendizagem em enfermagem. Relato de experiência realizado a partir de um projeto de monitoria da atividade curricular de enfermagem em saúde mental e psiquiatria. A proposta metodológica foi desenvolvida por meio da introdução do aluno/monitor nos conteúdos de aprendizagem teórico-práticos desempenhados por meio de Metodologias Ativas em três semestres acadêmicos entre 2010 e 2011, na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará, Brasil. O monitor realizou atividades de apoio docente, como o “Ciclo de Estudos Aprender Fazendo”. Revelou-se como fator de fortalecimento para a nova proposta pedagógica do curso e mostrou que a experiência de monitoria se apresenta como nova possibilidade de ensino em saúde mental, a partir da introdução de diferentes maneiras de abordar a temática em aulas.
id UFC-16_bb387c378a3868b1c358712952f6a432
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/3269
network_acronym_str UFC-16
network_name_str Rev Rene (Online)
repository_id_str
spelling Novas possibilidades para o ensino de enfermagem em saúde mental: uma experiência de monitoriaEnfermagemEnsinoSaúde Mental.Objetivou-se refletir sobre as possibilidades de aplicação de novas estratégias metodológicas no processo de ensino e aprendizagem em enfermagem. Relato de experiência realizado a partir de um projeto de monitoria da atividade curricular de enfermagem em saúde mental e psiquiatria. A proposta metodológica foi desenvolvida por meio da introdução do aluno/monitor nos conteúdos de aprendizagem teórico-práticos desempenhados por meio de Metodologias Ativas em três semestres acadêmicos entre 2010 e 2011, na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará, Brasil. O monitor realizou atividades de apoio docente, como o “Ciclo de Estudos Aprender Fazendo”. Revelou-se como fator de fortalecimento para a nova proposta pedagógica do curso e mostrou que a experiência de monitoria se apresenta como nova possibilidade de ensino em saúde mental, a partir da introdução de diferentes maneiras de abordar a temática em aulas.Universidade Federal do Ceará2014-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3269Rev Rene; Vol 15 No 5 (2014)Rev Rene; v. 15 n. 5 (2014)2175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3269/pdfCopyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Karina Faine da SilvaOliveira, Marília de Fátima Vieira deLopes, Márcia Maria BragançaGarcia, Telma ElianeSantos, Milena Silva dosDias, Geyse Aline Rodrigues2018-12-10T19:44:15Zoai:periodicos.ufc:article/3269Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2018-12-10T19:44:15Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Novas possibilidades para o ensino de enfermagem em saúde mental: uma experiência de monitoria
title Novas possibilidades para o ensino de enfermagem em saúde mental: uma experiência de monitoria
spellingShingle Novas possibilidades para o ensino de enfermagem em saúde mental: uma experiência de monitoria
Freitas, Karina Faine da Silva
Enfermagem
Ensino
Saúde Mental.
title_short Novas possibilidades para o ensino de enfermagem em saúde mental: uma experiência de monitoria
title_full Novas possibilidades para o ensino de enfermagem em saúde mental: uma experiência de monitoria
title_fullStr Novas possibilidades para o ensino de enfermagem em saúde mental: uma experiência de monitoria
title_full_unstemmed Novas possibilidades para o ensino de enfermagem em saúde mental: uma experiência de monitoria
title_sort Novas possibilidades para o ensino de enfermagem em saúde mental: uma experiência de monitoria
author Freitas, Karina Faine da Silva
author_facet Freitas, Karina Faine da Silva
Oliveira, Marília de Fátima Vieira de
Lopes, Márcia Maria Bragança
Garcia, Telma Eliane
Santos, Milena Silva dos
Dias, Geyse Aline Rodrigues
author_role author
author2 Oliveira, Marília de Fátima Vieira de
Lopes, Márcia Maria Bragança
Garcia, Telma Eliane
Santos, Milena Silva dos
Dias, Geyse Aline Rodrigues
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Karina Faine da Silva
Oliveira, Marília de Fátima Vieira de
Lopes, Márcia Maria Bragança
Garcia, Telma Eliane
Santos, Milena Silva dos
Dias, Geyse Aline Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Ensino
Saúde Mental.
topic Enfermagem
Ensino
Saúde Mental.
description Objetivou-se refletir sobre as possibilidades de aplicação de novas estratégias metodológicas no processo de ensino e aprendizagem em enfermagem. Relato de experiência realizado a partir de um projeto de monitoria da atividade curricular de enfermagem em saúde mental e psiquiatria. A proposta metodológica foi desenvolvida por meio da introdução do aluno/monitor nos conteúdos de aprendizagem teórico-práticos desempenhados por meio de Metodologias Ativas em três semestres acadêmicos entre 2010 e 2011, na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará, Brasil. O monitor realizou atividades de apoio docente, como o “Ciclo de Estudos Aprender Fazendo”. Revelou-se como fator de fortalecimento para a nova proposta pedagógica do curso e mostrou que a experiência de monitoria se apresenta como nova possibilidade de ensino em saúde mental, a partir da introdução de diferentes maneiras de abordar a temática em aulas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3269
url http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3269
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3269/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Rev Rene; Vol 15 No 5 (2014)
Rev Rene; v. 15 n. 5 (2014)
2175-6783
1517-3852
reponame:Rev Rene (Online)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Rev Rene (Online)
collection Rev Rene (Online)
repository.name.fl_str_mv Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv rene@ufc.br||
_version_ 1797174726997573632