ALINHAMENTO ESTRATÉGICO E AÇÕES DE FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR EM UMA IES PÚBLICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veras Rodrigues, Maxweel
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: de Lima Simões, Ana Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Acta Sapientia
Texto Completo: https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/7
Resumo: O alinhamento estratégico deve ser interpretado como a fase prática executada logo após a conclusão do planejamento estratégico. Apenas por meio dele é possível unir esforços organizacionais para trabalhar com um direcionamento comum a todos da instituição. Este trabalho buscou conhecer como o alinhamento estratégico de uma Instituição de Ensino Superior tem sido utilizado para orientar e fortalecer o Projeto de Formação Docente. Verificou-se que o Plano de Desenvolvimento Institucional tem sido utilizado como base para a maioria das ações de formação docente. Entretanto, constatou-se que, nos níveis abaixo da alta administração, não existe sintonia sobre a importância da execução de atividades consideradas prioritárias para a IES.
id UFC-19_65628134d8344feaff5ae5b10b287fb1
oai_identifier_str oai:actasapientia.com.br:article/7
network_acronym_str UFC-19
network_name_str Revista Eletrônica Acta Sapientia
repository_id_str
spelling ALINHAMENTO ESTRATÉGICO E AÇÕES DE FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR EM UMA IES PÚBLICAestratégiaalinhamentogestãoO alinhamento estratégico deve ser interpretado como a fase prática executada logo após a conclusão do planejamento estratégico. Apenas por meio dele é possível unir esforços organizacionais para trabalhar com um direcionamento comum a todos da instituição. Este trabalho buscou conhecer como o alinhamento estratégico de uma Instituição de Ensino Superior tem sido utilizado para orientar e fortalecer o Projeto de Formação Docente. Verificou-se que o Plano de Desenvolvimento Institucional tem sido utilizado como base para a maioria das ações de formação docente. Entretanto, constatou-se que, nos níveis abaixo da alta administração, não existe sintonia sobre a importância da execução de atividades consideradas prioritárias para a IES.UFCE2015-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/7Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA; v. 2 n. 1 (2015): Edição 2015reponame:Revista Eletrônica Acta Sapientiainstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttps://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/7/6Copyright (c) 2023 ACTA SAPIENTIAinfo:eu-repo/semantics/openAccessVeras Rodrigues, Maxweelde Lima Simões, Ana Maria2023-05-01T22:21:19Zoai:actasapientia.com.br:article/7Revistahttps://actasapientia.com.br/index.php/acsaPUBhttps://actasapientia.com.br/index.php/acsa/oaiacsa.revista@gmail.com2675-09372675-0937opendoar:2023-05-01T22:21:19Revista Eletrônica Acta Sapientia - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv ALINHAMENTO ESTRATÉGICO E AÇÕES DE FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR EM UMA IES PÚBLICA
title ALINHAMENTO ESTRATÉGICO E AÇÕES DE FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR EM UMA IES PÚBLICA
spellingShingle ALINHAMENTO ESTRATÉGICO E AÇÕES DE FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR EM UMA IES PÚBLICA
Veras Rodrigues, Maxweel
estratégia
alinhamento
gestão
title_short ALINHAMENTO ESTRATÉGICO E AÇÕES DE FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR EM UMA IES PÚBLICA
title_full ALINHAMENTO ESTRATÉGICO E AÇÕES DE FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR EM UMA IES PÚBLICA
title_fullStr ALINHAMENTO ESTRATÉGICO E AÇÕES DE FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR EM UMA IES PÚBLICA
title_full_unstemmed ALINHAMENTO ESTRATÉGICO E AÇÕES DE FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR EM UMA IES PÚBLICA
title_sort ALINHAMENTO ESTRATÉGICO E AÇÕES DE FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR EM UMA IES PÚBLICA
author Veras Rodrigues, Maxweel
author_facet Veras Rodrigues, Maxweel
de Lima Simões, Ana Maria
author_role author
author2 de Lima Simões, Ana Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veras Rodrigues, Maxweel
de Lima Simões, Ana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv estratégia
alinhamento
gestão
topic estratégia
alinhamento
gestão
description O alinhamento estratégico deve ser interpretado como a fase prática executada logo após a conclusão do planejamento estratégico. Apenas por meio dele é possível unir esforços organizacionais para trabalhar com um direcionamento comum a todos da instituição. Este trabalho buscou conhecer como o alinhamento estratégico de uma Instituição de Ensino Superior tem sido utilizado para orientar e fortalecer o Projeto de Formação Docente. Verificou-se que o Plano de Desenvolvimento Institucional tem sido utilizado como base para a maioria das ações de formação docente. Entretanto, constatou-se que, nos níveis abaixo da alta administração, não existe sintonia sobre a importância da execução de atividades consideradas prioritárias para a IES.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/7
url https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/7/6
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 ACTA SAPIENTIA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 ACTA SAPIENTIA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFCE
publisher.none.fl_str_mv UFCE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA; v. 2 n. 1 (2015): Edição 2015
reponame:Revista Eletrônica Acta Sapientia
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista Eletrônica Acta Sapientia
collection Revista Eletrônica Acta Sapientia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Acta Sapientia - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv acsa.revista@gmail.com
_version_ 1796798155114676224