RESPONSABILIDADE SOCIAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES): VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO ATRAVÉS DA ANÁLISE FATORIAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Acta Sapientia |
Texto Completo: | https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/31 |
Resumo: | A responsabilidade social (RS) em instituições de ensino superior é uma realidade presente no Brasil e no mundo. Mesmo que inconscientes as ações de RS estão intrínsecas nas atividades educacionais e não há como dissocia-las, seja nas atividades curriculares, extracurriculares, de extensão e também na relação com os stakeholders. Mesmo assim, há uma incansável busca mundial para se fazer mais, com objetivo de um mundo melhor, mais justo e mais harmônico. Faz parte da formação do profissional ser ético e socialmente responsável, e este estudo, de caráter quantitativo, com abordagem empírica, tem como objetivo geral, analisar a influência da RS na satisfação e lealdade dos discentes de uma instituição de ensino superior (IES). A abordagem teórica, encontra-se baseada nos conceitos de responsabilidade social em IES no Brasil e no mundo, como também nos conceitos de satisfação e lealdade do consumidor. Os procedimentos metodológicos são aplicados em seis etapas e o estudo espera, como resultado obtido, alcançar o objetivo proposto e dar uma maior visibilidade para a percepção do discente sobre o tema responsabilidade social. |
id |
UFC-19_8df68d35d740a2fa5eb558096b9f3afd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:actasapientia.com.br:article/31 |
network_acronym_str |
UFC-19 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Acta Sapientia |
repository_id_str |
|
spelling |
RESPONSABILIDADE SOCIAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES): VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO ATRAVÉS DA ANÁLISE FATORIALResponsabilidade SocialInstituição de Ensino SuperiorAnálise FatorialA responsabilidade social (RS) em instituições de ensino superior é uma realidade presente no Brasil e no mundo. Mesmo que inconscientes as ações de RS estão intrínsecas nas atividades educacionais e não há como dissocia-las, seja nas atividades curriculares, extracurriculares, de extensão e também na relação com os stakeholders. Mesmo assim, há uma incansável busca mundial para se fazer mais, com objetivo de um mundo melhor, mais justo e mais harmônico. Faz parte da formação do profissional ser ético e socialmente responsável, e este estudo, de caráter quantitativo, com abordagem empírica, tem como objetivo geral, analisar a influência da RS na satisfação e lealdade dos discentes de uma instituição de ensino superior (IES). A abordagem teórica, encontra-se baseada nos conceitos de responsabilidade social em IES no Brasil e no mundo, como também nos conceitos de satisfação e lealdade do consumidor. Os procedimentos metodológicos são aplicados em seis etapas e o estudo espera, como resultado obtido, alcançar o objetivo proposto e dar uma maior visibilidade para a percepção do discente sobre o tema responsabilidade social.UFCE2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/31Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA; v. 6 n. 1 (2019): Edição 2019reponame:Revista Eletrônica Acta Sapientiainstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttps://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/31/30Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIAinfo:eu-repo/semantics/openAccessAbifadel Barrozo, JulianaVeras Rodrigues, MaxweelBandeira Andriola, Wagner2023-05-05T02:06:04Zoai:actasapientia.com.br:article/31Revistahttps://actasapientia.com.br/index.php/acsaPUBhttps://actasapientia.com.br/index.php/acsa/oaiacsa.revista@gmail.com2675-09372675-0937opendoar:2023-05-05T02:06:04Revista Eletrônica Acta Sapientia - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RESPONSABILIDADE SOCIAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES): VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO ATRAVÉS DA ANÁLISE FATORIAL |
title |
RESPONSABILIDADE SOCIAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES): VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO ATRAVÉS DA ANÁLISE FATORIAL |
spellingShingle |
RESPONSABILIDADE SOCIAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES): VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO ATRAVÉS DA ANÁLISE FATORIAL Abifadel Barrozo, Juliana Responsabilidade Social Instituição de Ensino Superior Análise Fatorial |
title_short |
RESPONSABILIDADE SOCIAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES): VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO ATRAVÉS DA ANÁLISE FATORIAL |
title_full |
RESPONSABILIDADE SOCIAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES): VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO ATRAVÉS DA ANÁLISE FATORIAL |
title_fullStr |
RESPONSABILIDADE SOCIAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES): VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO ATRAVÉS DA ANÁLISE FATORIAL |
title_full_unstemmed |
RESPONSABILIDADE SOCIAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES): VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO ATRAVÉS DA ANÁLISE FATORIAL |
title_sort |
RESPONSABILIDADE SOCIAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES): VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO ATRAVÉS DA ANÁLISE FATORIAL |
author |
Abifadel Barrozo, Juliana |
author_facet |
Abifadel Barrozo, Juliana Veras Rodrigues, Maxweel Bandeira Andriola, Wagner |
author_role |
author |
author2 |
Veras Rodrigues, Maxweel Bandeira Andriola, Wagner |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abifadel Barrozo, Juliana Veras Rodrigues, Maxweel Bandeira Andriola, Wagner |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Responsabilidade Social Instituição de Ensino Superior Análise Fatorial |
topic |
Responsabilidade Social Instituição de Ensino Superior Análise Fatorial |
description |
A responsabilidade social (RS) em instituições de ensino superior é uma realidade presente no Brasil e no mundo. Mesmo que inconscientes as ações de RS estão intrínsecas nas atividades educacionais e não há como dissocia-las, seja nas atividades curriculares, extracurriculares, de extensão e também na relação com os stakeholders. Mesmo assim, há uma incansável busca mundial para se fazer mais, com objetivo de um mundo melhor, mais justo e mais harmônico. Faz parte da formação do profissional ser ético e socialmente responsável, e este estudo, de caráter quantitativo, com abordagem empírica, tem como objetivo geral, analisar a influência da RS na satisfação e lealdade dos discentes de uma instituição de ensino superior (IES). A abordagem teórica, encontra-se baseada nos conceitos de responsabilidade social em IES no Brasil e no mundo, como também nos conceitos de satisfação e lealdade do consumidor. Os procedimentos metodológicos são aplicados em seis etapas e o estudo espera, como resultado obtido, alcançar o objetivo proposto e dar uma maior visibilidade para a percepção do discente sobre o tema responsabilidade social. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/31 |
url |
https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/31 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/31/30 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFCE |
publisher.none.fl_str_mv |
UFCE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA; v. 6 n. 1 (2019): Edição 2019 reponame:Revista Eletrônica Acta Sapientia instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Revista Eletrônica Acta Sapientia |
collection |
Revista Eletrônica Acta Sapientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Acta Sapientia - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
acsa.revista@gmail.com |
_version_ |
1796798155148230656 |