Suitability of peduncles of new cashew tree clones for commercial purposes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas,Ailane Souza de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Dantas,Beatriz dos Santos, Araújo,Ídila Maria da Silva, Garruti,Deborah dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista ciência agronômica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-66902020000300409
Resumo: RESUMO Devido a sua riqueza em compostos bioativos, sabor exótico, polpa carnuda, pele macia e alto teor de açúcares, o pedúnculo do cajueiro é consumido, tanto na forma in natura quanto destinado à industrialização na forma de sucos e derivados. O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade físico-química e sensorial de pedúnculos de cinco novos clones de cajueiro e compará-los com dois clones comerciais, de forma a auxiliar a seleção de novos materiais adequados para a comercialização como fruta ou para processamento. Foram avaliados acidez titulável, pH, sólidos solúveis, relação Brix/acidez, ácido ascórbico e polifenois totais. O perfil sensorial foi determinado por análise descritiva quantitativa clássica. Os resultados foram submetidos à Anova, teste de Tukey, Análise de Agrupamentos Hierárquicos (AAH), Análise de Componentes Principais (ACP) e correlação de Pearson. Os novos clones possuem características físico-químicas e sensoriais diferentes, permitindo a seleção de cultivares de acordo com o interesse comercial. O clone PRO 555/2 apresenta características físico-químicas e sensoriais semelhantes ao CCP 76 (material de referência), podendo ser indicado para o consumo de mesa. Os clones HAC 276/1 e SLC 12-20 apresentam elevada adstringência, e os clones CAPI 17 e PRO 805/4 destacam-se pela elevada fibrosidade e baixas maciez e suculência. Portanto, esses materiais são mais indicados para o processamento de sucos.
id UFC-2_5ab288aaa3af2eb1e19abe42a57109bf
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-66902020000300409
network_acronym_str UFC-2
network_name_str Revista ciência agronômica (Online)
repository_id_str
spelling Suitability of peduncles of new cashew tree clones for commercial purposesAnacardium occidentaleQuantitative Descriptive AnalysisMultivariate analysisCaracterizationRESUMO Devido a sua riqueza em compostos bioativos, sabor exótico, polpa carnuda, pele macia e alto teor de açúcares, o pedúnculo do cajueiro é consumido, tanto na forma in natura quanto destinado à industrialização na forma de sucos e derivados. O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade físico-química e sensorial de pedúnculos de cinco novos clones de cajueiro e compará-los com dois clones comerciais, de forma a auxiliar a seleção de novos materiais adequados para a comercialização como fruta ou para processamento. Foram avaliados acidez titulável, pH, sólidos solúveis, relação Brix/acidez, ácido ascórbico e polifenois totais. O perfil sensorial foi determinado por análise descritiva quantitativa clássica. Os resultados foram submetidos à Anova, teste de Tukey, Análise de Agrupamentos Hierárquicos (AAH), Análise de Componentes Principais (ACP) e correlação de Pearson. Os novos clones possuem características físico-químicas e sensoriais diferentes, permitindo a seleção de cultivares de acordo com o interesse comercial. O clone PRO 555/2 apresenta características físico-químicas e sensoriais semelhantes ao CCP 76 (material de referência), podendo ser indicado para o consumo de mesa. Os clones HAC 276/1 e SLC 12-20 apresentam elevada adstringência, e os clones CAPI 17 e PRO 805/4 destacam-se pela elevada fibrosidade e baixas maciez e suculência. Portanto, esses materiais são mais indicados para o processamento de sucos.Universidade Federal do Ceará2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-66902020000300409Revista Ciência Agronômica v.51 n.3 2020reponame:Revista ciência agronômica (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC10.5935/1806-6690.20200050info:eu-repo/semantics/openAccessFreitas,Ailane Souza deDantas,Beatriz dos SantosAraújo,Ídila Maria da SilvaGarruti,Deborah dos Santoseng2020-08-06T00:00:00Zoai:scielo:S1806-66902020000300409Revistahttp://www.ccarevista.ufc.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||alekdutra@ufc.br|| ccarev@ufc.br1806-66900045-6888opendoar:2020-08-06T00:00Revista ciência agronômica (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Suitability of peduncles of new cashew tree clones for commercial purposes
title Suitability of peduncles of new cashew tree clones for commercial purposes
spellingShingle Suitability of peduncles of new cashew tree clones for commercial purposes
Freitas,Ailane Souza de
Anacardium occidentale
Quantitative Descriptive Analysis
Multivariate analysis
Caracterization
title_short Suitability of peduncles of new cashew tree clones for commercial purposes
title_full Suitability of peduncles of new cashew tree clones for commercial purposes
title_fullStr Suitability of peduncles of new cashew tree clones for commercial purposes
title_full_unstemmed Suitability of peduncles of new cashew tree clones for commercial purposes
title_sort Suitability of peduncles of new cashew tree clones for commercial purposes
author Freitas,Ailane Souza de
author_facet Freitas,Ailane Souza de
Dantas,Beatriz dos Santos
Araújo,Ídila Maria da Silva
Garruti,Deborah dos Santos
author_role author
author2 Dantas,Beatriz dos Santos
Araújo,Ídila Maria da Silva
Garruti,Deborah dos Santos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas,Ailane Souza de
Dantas,Beatriz dos Santos
Araújo,Ídila Maria da Silva
Garruti,Deborah dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Anacardium occidentale
Quantitative Descriptive Analysis
Multivariate analysis
Caracterization
topic Anacardium occidentale
Quantitative Descriptive Analysis
Multivariate analysis
Caracterization
description RESUMO Devido a sua riqueza em compostos bioativos, sabor exótico, polpa carnuda, pele macia e alto teor de açúcares, o pedúnculo do cajueiro é consumido, tanto na forma in natura quanto destinado à industrialização na forma de sucos e derivados. O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade físico-química e sensorial de pedúnculos de cinco novos clones de cajueiro e compará-los com dois clones comerciais, de forma a auxiliar a seleção de novos materiais adequados para a comercialização como fruta ou para processamento. Foram avaliados acidez titulável, pH, sólidos solúveis, relação Brix/acidez, ácido ascórbico e polifenois totais. O perfil sensorial foi determinado por análise descritiva quantitativa clássica. Os resultados foram submetidos à Anova, teste de Tukey, Análise de Agrupamentos Hierárquicos (AAH), Análise de Componentes Principais (ACP) e correlação de Pearson. Os novos clones possuem características físico-químicas e sensoriais diferentes, permitindo a seleção de cultivares de acordo com o interesse comercial. O clone PRO 555/2 apresenta características físico-químicas e sensoriais semelhantes ao CCP 76 (material de referência), podendo ser indicado para o consumo de mesa. Os clones HAC 276/1 e SLC 12-20 apresentam elevada adstringência, e os clones CAPI 17 e PRO 805/4 destacam-se pela elevada fibrosidade e baixas maciez e suculência. Portanto, esses materiais são mais indicados para o processamento de sucos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-66902020000300409
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-66902020000300409
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5935/1806-6690.20200050
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ciência Agronômica v.51 n.3 2020
reponame:Revista ciência agronômica (Online)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista ciência agronômica (Online)
collection Revista ciência agronômica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista ciência agronômica (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv ||alekdutra@ufc.br|| ccarev@ufc.br
_version_ 1750297489864392704