Os atlas linguísticos do Paraná: percursos e estágio atual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguilera, Vanderci de Andrade
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
dARK ID: ark:/83112/0013000017s7m
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46124
Resumo: A geografia linguística, desde a sua origem, distinguiu- se por estudos diatópicos que abrangiam o país como um todo, muitos deles extrapolando até mesmo as fronteiras geopolíticas, na delimitação das isoglossas. O atlas de George Wenker, por exemplo, embora publicado apenas um fascículo em 1881, tinha como propósito demonstrar as fronteiras dialetais da Alemanha, trabalhando apenas com dados fonéticos da língua.[...] As primeiras observações das diferenças lingüísticas paranaenses datam do início do século XIX, quando, viajando por várias províncias brasileiras, o cientista francês Auguste de Saint-Hilaire registra o mais antigo testemunho, de que se tem notícia, sobre o português falado pelos habitantes dos Campos Gerais do Paraná [...] Esses primeiros estudos, como se pôde observar, demonstram o interesse que os estudos dialetológicos vinham despertando, muitos dos quais já ressaltavam a importância de se fazer um Atlas Lingüístico do Estado. [...]
id UFC-7_03db724957934c4f1bcefb5b86834faf
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/46124
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Os atlas linguísticos do Paraná: percursos e estágio atualParanáGeografia linguísticaLinguística - atlasSociolinguísticaDialetologiaA geografia linguística, desde a sua origem, distinguiu- se por estudos diatópicos que abrangiam o país como um todo, muitos deles extrapolando até mesmo as fronteiras geopolíticas, na delimitação das isoglossas. O atlas de George Wenker, por exemplo, embora publicado apenas um fascículo em 1881, tinha como propósito demonstrar as fronteiras dialetais da Alemanha, trabalhando apenas com dados fonéticos da língua.[...] As primeiras observações das diferenças lingüísticas paranaenses datam do início do século XIX, quando, viajando por várias províncias brasileiras, o cientista francês Auguste de Saint-Hilaire registra o mais antigo testemunho, de que se tem notícia, sobre o português falado pelos habitantes dos Campos Gerais do Paraná [...] Esses primeiros estudos, como se pôde observar, demonstram o interesse que os estudos dialetológicos vinham despertando, muitos dos quais já ressaltavam a importância de se fazer um Atlas Lingüístico do Estado. [...]Revista do GELNE (Grupo de Estudos de Estudos Linguísticos do Nordeste)2019-09-25T18:44:37Z2019-09-25T18:44:37Z1999info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfAGUILERA, Vanderci de Andrade. Os atlas linguísticos do Paraná: percursos e estágio atual. Revista do Gelne, Fortaleza (CE), ano 1, n. 2, p. 7-13, 1999.1517-7874http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46124ark:/83112/0013000017s7mAguilera, Vanderci de Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T17:56:19Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/46124Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:26:58.993491Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Os atlas linguísticos do Paraná: percursos e estágio atual
title Os atlas linguísticos do Paraná: percursos e estágio atual
spellingShingle Os atlas linguísticos do Paraná: percursos e estágio atual
Aguilera, Vanderci de Andrade
Paraná
Geografia linguística
Linguística - atlas
Sociolinguística
Dialetologia
title_short Os atlas linguísticos do Paraná: percursos e estágio atual
title_full Os atlas linguísticos do Paraná: percursos e estágio atual
title_fullStr Os atlas linguísticos do Paraná: percursos e estágio atual
title_full_unstemmed Os atlas linguísticos do Paraná: percursos e estágio atual
title_sort Os atlas linguísticos do Paraná: percursos e estágio atual
author Aguilera, Vanderci de Andrade
author_facet Aguilera, Vanderci de Andrade
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguilera, Vanderci de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Paraná
Geografia linguística
Linguística - atlas
Sociolinguística
Dialetologia
topic Paraná
Geografia linguística
Linguística - atlas
Sociolinguística
Dialetologia
description A geografia linguística, desde a sua origem, distinguiu- se por estudos diatópicos que abrangiam o país como um todo, muitos deles extrapolando até mesmo as fronteiras geopolíticas, na delimitação das isoglossas. O atlas de George Wenker, por exemplo, embora publicado apenas um fascículo em 1881, tinha como propósito demonstrar as fronteiras dialetais da Alemanha, trabalhando apenas com dados fonéticos da língua.[...] As primeiras observações das diferenças lingüísticas paranaenses datam do início do século XIX, quando, viajando por várias províncias brasileiras, o cientista francês Auguste de Saint-Hilaire registra o mais antigo testemunho, de que se tem notícia, sobre o português falado pelos habitantes dos Campos Gerais do Paraná [...] Esses primeiros estudos, como se pôde observar, demonstram o interesse que os estudos dialetológicos vinham despertando, muitos dos quais já ressaltavam a importância de se fazer um Atlas Lingüístico do Estado. [...]
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
2019-09-25T18:44:37Z
2019-09-25T18:44:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AGUILERA, Vanderci de Andrade. Os atlas linguísticos do Paraná: percursos e estágio atual. Revista do Gelne, Fortaleza (CE), ano 1, n. 2, p. 7-13, 1999.
1517-7874
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46124
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/83112/0013000017s7m
identifier_str_mv AGUILERA, Vanderci de Andrade. Os atlas linguísticos do Paraná: percursos e estágio atual. Revista do Gelne, Fortaleza (CE), ano 1, n. 2, p. 7-13, 1999.
1517-7874
ark:/83112/0013000017s7m
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista do GELNE (Grupo de Estudos de Estudos Linguísticos do Nordeste)
publisher.none.fl_str_mv Revista do GELNE (Grupo de Estudos de Estudos Linguísticos do Nordeste)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1818373918262558720