Jovens no ensino médio: sentidos, transições e projetos de futuro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Maria Alda de Sousa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41200
Resumo: O trabalho faz parte de uma pesquisa de doutorado em sociologia, a qual busca compreender as relações entre juventude e escola a partir de uma problematização sobre os sentidos de transição do ensino médio para jovens. Embora a LDB (lei 9.394/96) situe o ensino médio com uma identidade própria, qual seja, como uma etapa final da educação básica, que visa preparar para o “exercício da cidadania” e para o “mercado de trabalho”, somente no estado do Ceará dados da SEDUC apontam que, em 2012, dos 350.000 alunos matriculados no ensino médio da rede pública 33.000 abandonaram a escola. Sabe-se que os dilemas e desafios no campo das juventudes e da educação não se restringem ao ensino médio, e muito menos ao contexto cearense. No caso da escola, fala-se, por exemplo, de uma crise enquanto instituição moderna, a qual vem experimentando mudanças profundas na contemporaneidade, implicando no que alguns autores chamam de “desinstitucionalização do social” (DUBET, 2007). Nesta pesquisa, busco analisar as oportunidades objetivas de jovens estudantes do ensino médio, etapa que pressupõe transição e construção de projetos de futuro, como também compreender os sentidos atribuídos por esses sujeitos a essa etapa de ensino. O que pensam os jovens sobre a escola de ensino médio? Qual o sentido do ensino médio para jovens/alunos de uma escola profissionalizante e de uma escola de ensino regular em Fortaleza-Ce? E qual a relação desse nível de ensino com os seus projetos de futuro? São algumas questões de partida.
id UFC-7_1c3ec891e53f5e52bcb8c99976adefe4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/41200
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Jovens no ensino médio: sentidos, transições e projetos de futuroJuventudeEscolaProjetos de futuroO trabalho faz parte de uma pesquisa de doutorado em sociologia, a qual busca compreender as relações entre juventude e escola a partir de uma problematização sobre os sentidos de transição do ensino médio para jovens. Embora a LDB (lei 9.394/96) situe o ensino médio com uma identidade própria, qual seja, como uma etapa final da educação básica, que visa preparar para o “exercício da cidadania” e para o “mercado de trabalho”, somente no estado do Ceará dados da SEDUC apontam que, em 2012, dos 350.000 alunos matriculados no ensino médio da rede pública 33.000 abandonaram a escola. Sabe-se que os dilemas e desafios no campo das juventudes e da educação não se restringem ao ensino médio, e muito menos ao contexto cearense. No caso da escola, fala-se, por exemplo, de uma crise enquanto instituição moderna, a qual vem experimentando mudanças profundas na contemporaneidade, implicando no que alguns autores chamam de “desinstitucionalização do social” (DUBET, 2007). Nesta pesquisa, busco analisar as oportunidades objetivas de jovens estudantes do ensino médio, etapa que pressupõe transição e construção de projetos de futuro, como também compreender os sentidos atribuídos por esses sujeitos a essa etapa de ensino. O que pensam os jovens sobre a escola de ensino médio? Qual o sentido do ensino médio para jovens/alunos de uma escola profissionalizante e de uma escola de ensino regular em Fortaleza-Ce? E qual a relação desse nível de ensino com os seus projetos de futuro? São algumas questões de partida.EDUFRN2019-04-30T15:47:02Z2019-04-30T15:47:02Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfALVES, Maria Alda de Sousa. Jovens no ensino médio: sentidos, transições e projetos de futuro. In: ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS (ENALIC),5.; SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID, 4.; SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (SID),11., 2-12 dez. 2014, Natal. Anais ... Natal: EDUFRN, 2014. p. 1332-1340. Tema: Professores em espaços de formação: mediações, práxis e saberes docentes.2318 6771http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41200Alves, Maria Alda de Sousaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-04T17:53:15Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41200Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2020-05-04T17:53:15Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Jovens no ensino médio: sentidos, transições e projetos de futuro
title Jovens no ensino médio: sentidos, transições e projetos de futuro
spellingShingle Jovens no ensino médio: sentidos, transições e projetos de futuro
Alves, Maria Alda de Sousa
Juventude
Escola
Projetos de futuro
title_short Jovens no ensino médio: sentidos, transições e projetos de futuro
title_full Jovens no ensino médio: sentidos, transições e projetos de futuro
title_fullStr Jovens no ensino médio: sentidos, transições e projetos de futuro
title_full_unstemmed Jovens no ensino médio: sentidos, transições e projetos de futuro
title_sort Jovens no ensino médio: sentidos, transições e projetos de futuro
author Alves, Maria Alda de Sousa
author_facet Alves, Maria Alda de Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Maria Alda de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Juventude
Escola
Projetos de futuro
topic Juventude
Escola
Projetos de futuro
description O trabalho faz parte de uma pesquisa de doutorado em sociologia, a qual busca compreender as relações entre juventude e escola a partir de uma problematização sobre os sentidos de transição do ensino médio para jovens. Embora a LDB (lei 9.394/96) situe o ensino médio com uma identidade própria, qual seja, como uma etapa final da educação básica, que visa preparar para o “exercício da cidadania” e para o “mercado de trabalho”, somente no estado do Ceará dados da SEDUC apontam que, em 2012, dos 350.000 alunos matriculados no ensino médio da rede pública 33.000 abandonaram a escola. Sabe-se que os dilemas e desafios no campo das juventudes e da educação não se restringem ao ensino médio, e muito menos ao contexto cearense. No caso da escola, fala-se, por exemplo, de uma crise enquanto instituição moderna, a qual vem experimentando mudanças profundas na contemporaneidade, implicando no que alguns autores chamam de “desinstitucionalização do social” (DUBET, 2007). Nesta pesquisa, busco analisar as oportunidades objetivas de jovens estudantes do ensino médio, etapa que pressupõe transição e construção de projetos de futuro, como também compreender os sentidos atribuídos por esses sujeitos a essa etapa de ensino. O que pensam os jovens sobre a escola de ensino médio? Qual o sentido do ensino médio para jovens/alunos de uma escola profissionalizante e de uma escola de ensino regular em Fortaleza-Ce? E qual a relação desse nível de ensino com os seus projetos de futuro? São algumas questões de partida.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-04-30T15:47:02Z
2019-04-30T15:47:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVES, Maria Alda de Sousa. Jovens no ensino médio: sentidos, transições e projetos de futuro. In: ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS (ENALIC),5.; SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID, 4.; SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (SID),11., 2-12 dez. 2014, Natal. Anais ... Natal: EDUFRN, 2014. p. 1332-1340. Tema: Professores em espaços de formação: mediações, práxis e saberes docentes.
2318 6771
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41200
identifier_str_mv ALVES, Maria Alda de Sousa. Jovens no ensino médio: sentidos, transições e projetos de futuro. In: ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS (ENALIC),5.; SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID, 4.; SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (SID),11., 2-12 dez. 2014, Natal. Anais ... Natal: EDUFRN, 2014. p. 1332-1340. Tema: Professores em espaços de formação: mediações, práxis e saberes docentes.
2318 6771
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFRN
publisher.none.fl_str_mv EDUFRN
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935799086481408