A utilização do Google Docs como ferramenta do processo de ensino-aprendizagem colaborativo e avaliativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lucas Melgaço da
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Miranda, Naiola Paiva de, Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38596
Resumo: A necessidade premente da busca pela inovação metodológica e didática para a efetivação do ensino-aprendizagem e a adequação aos novos paradigmas se faz presente nos mais diversos níveis de oferta da educação. Ainda, com o advento das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) surgem, no âmbito educacional, novas exigências que refletem essa necessidade e cobram do educador adequação de ferramentas, recursos e práticas educativas a essa nova vertente. Diante da temática hodierna e partindo do principio de que a educação é todo o método que a move, expõe-se a seguinte proposta de minicurso: Utilização do Google docs como ferramenta do processo de ensino aprendizagem colaborativo e avaliativo. A metodologia baseia-se em aula expositiva, prática, interativa e dialogada com os participantes, discutindo e colocando em prática os objetivos propostos. Logo, o trabalho contribuirá para a formação e adequação da didática do público-alvo (pesquisadores e professores, estudantes de doutorado, mestrado, graduação e demais cursos de licenciaturas) a esse novo paradigma, além da inclusão de uma nova ferramenta metodológica de ensino colaborativo propício à prática avaliativa. Com isso, acredita-se que todos aqueles que prezam por uma educação de qualidade e buscam métodos e práticas para se renovar e se aperfeiçoar, tenham as TIC’s como um objeto em prol da melhoria da aprendizagem.
id UFC-7_2f6bf17d1d125401337058bbc3416236
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/38596
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A utilização do Google Docs como ferramenta do processo de ensino-aprendizagem colaborativo e avaliativoGoogle DocsAprendizagem colaborativaTecnologia e educaçãoTecnologia da Informação e da ComunicaçãoTecnologia EducacionalA necessidade premente da busca pela inovação metodológica e didática para a efetivação do ensino-aprendizagem e a adequação aos novos paradigmas se faz presente nos mais diversos níveis de oferta da educação. Ainda, com o advento das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) surgem, no âmbito educacional, novas exigências que refletem essa necessidade e cobram do educador adequação de ferramentas, recursos e práticas educativas a essa nova vertente. Diante da temática hodierna e partindo do principio de que a educação é todo o método que a move, expõe-se a seguinte proposta de minicurso: Utilização do Google docs como ferramenta do processo de ensino aprendizagem colaborativo e avaliativo. A metodologia baseia-se em aula expositiva, prática, interativa e dialogada com os participantes, discutindo e colocando em prática os objetivos propostos. Logo, o trabalho contribuirá para a formação e adequação da didática do público-alvo (pesquisadores e professores, estudantes de doutorado, mestrado, graduação e demais cursos de licenciaturas) a esse novo paradigma, além da inclusão de uma nova ferramenta metodológica de ensino colaborativo propício à prática avaliativa. Com isso, acredita-se que todos aqueles que prezam por uma educação de qualidade e buscam métodos e práticas para se renovar e se aperfeiçoar, tenham as TIC’s como um objeto em prol da melhoria da aprendizagem.2018-12-27T23:58:42Z2018-12-27T23:58:42Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSILVA, Lucas Melgaço da; MIRANDA, Naiola Paiva de; CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima. A utilização do Google Docs como ferramenta do processo de ensino-aprendizagem colaborativo e avaliativo. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO, 1., 07 a 09 nov. 2012, Natal (RN). Anais... Natal (RN), 2012.978-85-7273-952-8http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38596Silva, Lucas Melgaço daMiranda, Naiola Paiva deCiasca, Maria Isabel Filgueiras Limaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:10Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38596Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2020-09-08T20:28:10Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização do Google Docs como ferramenta do processo de ensino-aprendizagem colaborativo e avaliativo
title A utilização do Google Docs como ferramenta do processo de ensino-aprendizagem colaborativo e avaliativo
spellingShingle A utilização do Google Docs como ferramenta do processo de ensino-aprendizagem colaborativo e avaliativo
Silva, Lucas Melgaço da
Google Docs
Aprendizagem colaborativa
Tecnologia e educação
Tecnologia da Informação e da Comunicação
Tecnologia Educacional
title_short A utilização do Google Docs como ferramenta do processo de ensino-aprendizagem colaborativo e avaliativo
title_full A utilização do Google Docs como ferramenta do processo de ensino-aprendizagem colaborativo e avaliativo
title_fullStr A utilização do Google Docs como ferramenta do processo de ensino-aprendizagem colaborativo e avaliativo
title_full_unstemmed A utilização do Google Docs como ferramenta do processo de ensino-aprendizagem colaborativo e avaliativo
title_sort A utilização do Google Docs como ferramenta do processo de ensino-aprendizagem colaborativo e avaliativo
author Silva, Lucas Melgaço da
author_facet Silva, Lucas Melgaço da
Miranda, Naiola Paiva de
Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima
author_role author
author2 Miranda, Naiola Paiva de
Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lucas Melgaço da
Miranda, Naiola Paiva de
Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Google Docs
Aprendizagem colaborativa
Tecnologia e educação
Tecnologia da Informação e da Comunicação
Tecnologia Educacional
topic Google Docs
Aprendizagem colaborativa
Tecnologia e educação
Tecnologia da Informação e da Comunicação
Tecnologia Educacional
description A necessidade premente da busca pela inovação metodológica e didática para a efetivação do ensino-aprendizagem e a adequação aos novos paradigmas se faz presente nos mais diversos níveis de oferta da educação. Ainda, com o advento das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) surgem, no âmbito educacional, novas exigências que refletem essa necessidade e cobram do educador adequação de ferramentas, recursos e práticas educativas a essa nova vertente. Diante da temática hodierna e partindo do principio de que a educação é todo o método que a move, expõe-se a seguinte proposta de minicurso: Utilização do Google docs como ferramenta do processo de ensino aprendizagem colaborativo e avaliativo. A metodologia baseia-se em aula expositiva, prática, interativa e dialogada com os participantes, discutindo e colocando em prática os objetivos propostos. Logo, o trabalho contribuirá para a formação e adequação da didática do público-alvo (pesquisadores e professores, estudantes de doutorado, mestrado, graduação e demais cursos de licenciaturas) a esse novo paradigma, além da inclusão de uma nova ferramenta metodológica de ensino colaborativo propício à prática avaliativa. Com isso, acredita-se que todos aqueles que prezam por uma educação de qualidade e buscam métodos e práticas para se renovar e se aperfeiçoar, tenham as TIC’s como um objeto em prol da melhoria da aprendizagem.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2018-12-27T23:58:42Z
2018-12-27T23:58:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Lucas Melgaço da; MIRANDA, Naiola Paiva de; CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima. A utilização do Google Docs como ferramenta do processo de ensino-aprendizagem colaborativo e avaliativo. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO, 1., 07 a 09 nov. 2012, Natal (RN). Anais... Natal (RN), 2012.
978-85-7273-952-8
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38596
identifier_str_mv SILVA, Lucas Melgaço da; MIRANDA, Naiola Paiva de; CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima. A utilização do Google Docs como ferramenta do processo de ensino-aprendizagem colaborativo e avaliativo. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO, 1., 07 a 09 nov. 2012, Natal (RN). Anais... Natal (RN), 2012.
978-85-7273-952-8
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935790877179904