Processo de desenvolvimento de um jogo sério para o ensino das quatro operações matemáticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44135 |
Resumo: | This article describes the process of developing a Mathematics teaching game containing the contents of the four basic operations. The research highlights the importance of educational games for this context as a way to minimize learning difficulties. The game "Operation Monster" aligns playful aspects to promote learning in a fun way. Designing educational solutions based on learning objectives, in addition to relating special events and design implications in the interface, contribute to the acceptance of serious games. |
id |
UFC-7_33b85e8eb956267749b2360e31ef49b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/44135 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Processo de desenvolvimento de um jogo sério para o ensino das quatro operações matemáticasEnsinoContexto CulturalProcesso de Ensino-AprendizagemThis article describes the process of developing a Mathematics teaching game containing the contents of the four basic operations. The research highlights the importance of educational games for this context as a way to minimize learning difficulties. The game "Operation Monster" aligns playful aspects to promote learning in a fun way. Designing educational solutions based on learning objectives, in addition to relating special events and design implications in the interface, contribute to the acceptance of serious games.Este artigo descreve o processo de desenvolvimento de um jogo para o ensino de Matemática contendo o conteúdo das quatros operações básicas. A pesquisa destaca a importância de jogos educativos para este contexto como forma de minimizar as dificuldades de aprendizagem. O jogo “Operação Monstro” alinha aspectos lúdicos para promover a aprendizagem de forma divertida. Conceber soluções educativas com base em objetivos de aprendizagem, além de relacionar eventos especiais e implicações de design na interface contribuem para aceitação de jogos do tipo sérios.UFSCar2019-07-25T14:26:29Z2019-07-25T14:26:29Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOUZA,Franciely Alves de; SANTOS, Bruno Barboza dos; SILVA, Maria Renay Barbosa da; RODRIGUES, Ariane Nunes; BARRETO,Felipe Fernando. Processo de desenvolvimento de um jogo sério para o ensino das quatro operações matemáticas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 1147-1156.2316 8889http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44135Souza, Franciely Alves deSantos, Bruno Barboza dosSilva, Maria Renay Barbosa daRodrigues, Ariane NunesBarreto, Felipe Fernandoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-25T14:26:29Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44135Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2019-07-25T14:26:29Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processo de desenvolvimento de um jogo sério para o ensino das quatro operações matemáticas |
title |
Processo de desenvolvimento de um jogo sério para o ensino das quatro operações matemáticas |
spellingShingle |
Processo de desenvolvimento de um jogo sério para o ensino das quatro operações matemáticas Souza, Franciely Alves de Ensino Contexto Cultural Processo de Ensino-Aprendizagem |
title_short |
Processo de desenvolvimento de um jogo sério para o ensino das quatro operações matemáticas |
title_full |
Processo de desenvolvimento de um jogo sério para o ensino das quatro operações matemáticas |
title_fullStr |
Processo de desenvolvimento de um jogo sério para o ensino das quatro operações matemáticas |
title_full_unstemmed |
Processo de desenvolvimento de um jogo sério para o ensino das quatro operações matemáticas |
title_sort |
Processo de desenvolvimento de um jogo sério para o ensino das quatro operações matemáticas |
author |
Souza, Franciely Alves de |
author_facet |
Souza, Franciely Alves de Santos, Bruno Barboza dos Silva, Maria Renay Barbosa da Rodrigues, Ariane Nunes Barreto, Felipe Fernando |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Bruno Barboza dos Silva, Maria Renay Barbosa da Rodrigues, Ariane Nunes Barreto, Felipe Fernando |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Franciely Alves de Santos, Bruno Barboza dos Silva, Maria Renay Barbosa da Rodrigues, Ariane Nunes Barreto, Felipe Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Contexto Cultural Processo de Ensino-Aprendizagem |
topic |
Ensino Contexto Cultural Processo de Ensino-Aprendizagem |
description |
This article describes the process of developing a Mathematics teaching game containing the contents of the four basic operations. The research highlights the importance of educational games for this context as a way to minimize learning difficulties. The game "Operation Monster" aligns playful aspects to promote learning in a fun way. Designing educational solutions based on learning objectives, in addition to relating special events and design implications in the interface, contribute to the acceptance of serious games. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-07-25T14:26:29Z 2019-07-25T14:26:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA,Franciely Alves de; SANTOS, Bruno Barboza dos; SILVA, Maria Renay Barbosa da; RODRIGUES, Ariane Nunes; BARRETO,Felipe Fernando. Processo de desenvolvimento de um jogo sério para o ensino das quatro operações matemáticas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 1147-1156. 2316 8889 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44135 |
identifier_str_mv |
SOUZA,Franciely Alves de; SANTOS, Bruno Barboza dos; SILVA, Maria Renay Barbosa da; RODRIGUES, Ariane Nunes; BARRETO,Felipe Fernando. Processo de desenvolvimento de um jogo sério para o ensino das quatro operações matemáticas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 1147-1156. 2316 8889 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44135 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFSCar |
publisher.none.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1809935798071459840 |