Processo de desenvolvimento de um jogo sério para o ensino das quatro operações matemáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Franciely Alves de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santos, Bruno Barboza dos, Silva, Maria Renay Barbosa da, Rodrigues, Ariane Nunes, Barreto, Felipe Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44135
Resumo: This article describes the process of developing a Mathematics teaching game containing the contents of the four basic operations. The research highlights the importance of educational games for this context as a way to minimize learning difficulties. The game "Operation Monster" aligns playful aspects to promote learning in a fun way. Designing educational solutions based on learning objectives, in addition to relating special events and design implications in the interface, contribute to the acceptance of serious games.
id UFC-7_33b85e8eb956267749b2360e31ef49b1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/44135
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Processo de desenvolvimento de um jogo sério para o ensino das quatro operações matemáticasEnsinoContexto CulturalProcesso de Ensino-AprendizagemThis article describes the process of developing a Mathematics teaching game containing the contents of the four basic operations. The research highlights the importance of educational games for this context as a way to minimize learning difficulties. The game "Operation Monster" aligns playful aspects to promote learning in a fun way. Designing educational solutions based on learning objectives, in addition to relating special events and design implications in the interface, contribute to the acceptance of serious games.Este artigo descreve o processo de desenvolvimento de um jogo para o ensino de Matemática contendo o conteúdo das quatros operações básicas. A pesquisa destaca a importância de jogos educativos para este contexto como forma de minimizar as dificuldades de aprendizagem. O jogo “Operação Monstro” alinha aspectos lúdicos para promover a aprendizagem de forma divertida. Conceber soluções educativas com base em objetivos de aprendizagem, além de relacionar eventos especiais e implicações de design na interface contribuem para aceitação de jogos do tipo sérios.UFSCar2019-07-25T14:26:29Z2019-07-25T14:26:29Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOUZA,Franciely Alves de; SANTOS, Bruno Barboza dos; SILVA, Maria Renay Barbosa da; RODRIGUES, Ariane Nunes; BARRETO,Felipe Fernando. Processo de desenvolvimento de um jogo sério para o ensino das quatro operações matemáticas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 1147-1156.2316 8889http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44135Souza, Franciely Alves deSantos, Bruno Barboza dosSilva, Maria Renay Barbosa daRodrigues, Ariane NunesBarreto, Felipe Fernandoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-25T14:26:29Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44135Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2019-07-25T14:26:29Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Processo de desenvolvimento de um jogo sério para o ensino das quatro operações matemáticas
title Processo de desenvolvimento de um jogo sério para o ensino das quatro operações matemáticas
spellingShingle Processo de desenvolvimento de um jogo sério para o ensino das quatro operações matemáticas
Souza, Franciely Alves de
Ensino
Contexto Cultural
Processo de Ensino-Aprendizagem
title_short Processo de desenvolvimento de um jogo sério para o ensino das quatro operações matemáticas
title_full Processo de desenvolvimento de um jogo sério para o ensino das quatro operações matemáticas
title_fullStr Processo de desenvolvimento de um jogo sério para o ensino das quatro operações matemáticas
title_full_unstemmed Processo de desenvolvimento de um jogo sério para o ensino das quatro operações matemáticas
title_sort Processo de desenvolvimento de um jogo sério para o ensino das quatro operações matemáticas
author Souza, Franciely Alves de
author_facet Souza, Franciely Alves de
Santos, Bruno Barboza dos
Silva, Maria Renay Barbosa da
Rodrigues, Ariane Nunes
Barreto, Felipe Fernando
author_role author
author2 Santos, Bruno Barboza dos
Silva, Maria Renay Barbosa da
Rodrigues, Ariane Nunes
Barreto, Felipe Fernando
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Franciely Alves de
Santos, Bruno Barboza dos
Silva, Maria Renay Barbosa da
Rodrigues, Ariane Nunes
Barreto, Felipe Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Contexto Cultural
Processo de Ensino-Aprendizagem
topic Ensino
Contexto Cultural
Processo de Ensino-Aprendizagem
description This article describes the process of developing a Mathematics teaching game containing the contents of the four basic operations. The research highlights the importance of educational games for this context as a way to minimize learning difficulties. The game "Operation Monster" aligns playful aspects to promote learning in a fun way. Designing educational solutions based on learning objectives, in addition to relating special events and design implications in the interface, contribute to the acceptance of serious games.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-07-25T14:26:29Z
2019-07-25T14:26:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA,Franciely Alves de; SANTOS, Bruno Barboza dos; SILVA, Maria Renay Barbosa da; RODRIGUES, Ariane Nunes; BARRETO,Felipe Fernando. Processo de desenvolvimento de um jogo sério para o ensino das quatro operações matemáticas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 1147-1156.
2316 8889
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44135
identifier_str_mv SOUZA,Franciely Alves de; SANTOS, Bruno Barboza dos; SILVA, Maria Renay Barbosa da; RODRIGUES, Ariane Nunes; BARRETO,Felipe Fernando. Processo de desenvolvimento de um jogo sério para o ensino das quatro operações matemáticas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 1147-1156.
2316 8889
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv UFSCar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935798071459840