Piaget, Vygotsky e Bruner: contribuições para a educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Francisco Roberto Brito
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Barroso, Raimunda Eliana Cordeiro, Olinda, Ercília Maria Braga de
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38271
Resumo: Ao longo do tempo,, diferentes correntes filosóficas refletiram sobre as condições I de possibilidade do conhecimento e da sua expansão. Quatro séculos a.C., Sócrates e Platão nos ensinaram a duvidar dos sentidos e encontrar a verdade através da razão. As ideias seriam inatas e frutos de um processo de reminiscência (HAGUETTE, 1995). Aristóteles se opôs à teoria da reminiscência proposta por Platão, criticando o inatismo, defendido por ele e, em contrapartida, valorizou o conhecimento dos sentidos ao elaborar uma nova teoria do conhecimento denominada "realismo". O princípio aristotélico, da primazia dos sentidos, foi supervalorizado pelos empiristas ingleses dos séculos XVII e XVIII que fizeram uma tradução literal deste e passaram, então, a rejeitar todo conhecimento que se desviasse da experiência sensível. Esse debate epistemológico ecoa até os nossos dias, sendo acrescido de novas questões, Os refle­ xos dessas ideias estão presentes nas diversas concepções de educação e nas teorias psicológicas que, por sua vez, repercutem nas práticas escolares contemporâneas. Entre os autores da área da psicologia, reconhecidos no meio educacional, destacamos: um intelectual suíço e um russo, nascidos no mesmo ano de 1896, e outro americano, nascido em 1915, envolvidos com os estudos da mente. O presente artigo visa discutir as ideias de Jean Piaget, Lev Semenovitch Vygotsky e Jerome Bruner, no que se refere às suas contribuições para o debate educacional. Com este intuito, inicialmente apresentaremos aspectos importantes das teorias de Piaget e de Vygotsky, relacionadas à educação, para, em seguida, expor as contribuições de Bruner. Ao final, refletimos sobre as ideias desses autores e as repercussões destas no campo educacional.
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