Estratégias de marketing nas pequenas empresas da construção civil subsetor edificações de Fortaleza
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63773 |
Resumo: | O trabalho trata da análise das estratégias de marketing utilizadas pelas pequenas empresas da Indústria da Construção Civil Subsetor Edificações (ICCSE) de Fortaleza, conforme critério do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE. Admite-se que as estratégias de marketing ajudam as pequenas empresas a obterem vantagem competitiva, o que as ajuda a sobreviver à concorrência, sobretudo de médias e grandes empresas. O referencial teórico aborda os temas estratégia; gestão estratégica; estratégias competitivas genéricas; e estratégias de marketing. Em seguida, caracteriza-se o subsetor edificações e delineiam-se os traços de suas pequenas empresas. A população totalizou vinte e sete empresas e a amostra compreendeu dez empresas, fazendo-se uso da amostragem aleatória simples sem reposição, o que confere à amostra poder de inferência sobre a população. Foram feitas entrevistas estruturas junto aos gestores. O estudo evidencia quais são as estratégias de marketing mais utilizadas pelas pequenas empresas da ICCSE de Fortaleza, e de que forma essas estratégias têm ajudado essas empresas a obterem vantagens competitivas em seu segmento. O estudo aponta que a estratégia de preço é a que tem sido a mais viável para que as pequenas empresas da ICCSE de Fortaleza obtenham vantagem competitiva. |
id |
UFC-7_3c873afe787937c84b7d4cd78b5a5674 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/63773 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias de marketing nas pequenas empresas da construção civil subsetor edificações de FortalezaConstrução civilEdificaçõesEstratégias de marketingVantagem competitivaO trabalho trata da análise das estratégias de marketing utilizadas pelas pequenas empresas da Indústria da Construção Civil Subsetor Edificações (ICCSE) de Fortaleza, conforme critério do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE. Admite-se que as estratégias de marketing ajudam as pequenas empresas a obterem vantagem competitiva, o que as ajuda a sobreviver à concorrência, sobretudo de médias e grandes empresas. O referencial teórico aborda os temas estratégia; gestão estratégica; estratégias competitivas genéricas; e estratégias de marketing. Em seguida, caracteriza-se o subsetor edificações e delineiam-se os traços de suas pequenas empresas. A população totalizou vinte e sete empresas e a amostra compreendeu dez empresas, fazendo-se uso da amostragem aleatória simples sem reposição, o que confere à amostra poder de inferência sobre a população. Foram feitas entrevistas estruturas junto aos gestores. O estudo evidencia quais são as estratégias de marketing mais utilizadas pelas pequenas empresas da ICCSE de Fortaleza, e de que forma essas estratégias têm ajudado essas empresas a obterem vantagens competitivas em seu segmento. O estudo aponta que a estratégia de preço é a que tem sido a mais viável para que as pequenas empresas da ICCSE de Fortaleza obtenham vantagem competitiva.2022-02-03T16:01:14Z2022-02-03T16:01:14Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfBRITO, Victor Rabêlo; SANTOS, Sandra Maria dos; BARROS NETO, José de Paula; CABRAL, Augusto Cezar; PESSOA, Maria Naiula Monteiro. Estratégias de marketing nas pequenas empresas da construção civil subsetor edificações de Fortaleza. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, XV., 10 a 12 nov. 2008, Bauru, São Paulo, Brasil. Anais[…] Bauru, São Paulo, 2008. Tema: “Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento”.1809-7189http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63773Brito, Victor RabêloSantos, Sandra Maria Lopes dosBarros Neto, José de PaulaCabral, Augusto Cézar de AquinoPessoa, Maria Naiula Monteiroporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-06T13:06:41Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/63773Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2022-12-06T13:06:41Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de marketing nas pequenas empresas da construção civil subsetor edificações de Fortaleza |
title |
Estratégias de marketing nas pequenas empresas da construção civil subsetor edificações de Fortaleza |
spellingShingle |
Estratégias de marketing nas pequenas empresas da construção civil subsetor edificações de Fortaleza Brito, Victor Rabêlo Construção civil Edificações Estratégias de marketing Vantagem competitiva |
title_short |
Estratégias de marketing nas pequenas empresas da construção civil subsetor edificações de Fortaleza |
title_full |
Estratégias de marketing nas pequenas empresas da construção civil subsetor edificações de Fortaleza |
title_fullStr |
Estratégias de marketing nas pequenas empresas da construção civil subsetor edificações de Fortaleza |
title_full_unstemmed |
Estratégias de marketing nas pequenas empresas da construção civil subsetor edificações de Fortaleza |
title_sort |
Estratégias de marketing nas pequenas empresas da construção civil subsetor edificações de Fortaleza |
author |
Brito, Victor Rabêlo |
author_facet |
Brito, Victor Rabêlo Santos, Sandra Maria Lopes dos Barros Neto, José de Paula Cabral, Augusto Cézar de Aquino Pessoa, Maria Naiula Monteiro |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Sandra Maria Lopes dos Barros Neto, José de Paula Cabral, Augusto Cézar de Aquino Pessoa, Maria Naiula Monteiro |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Victor Rabêlo Santos, Sandra Maria Lopes dos Barros Neto, José de Paula Cabral, Augusto Cézar de Aquino Pessoa, Maria Naiula Monteiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Construção civil Edificações Estratégias de marketing Vantagem competitiva |
topic |
Construção civil Edificações Estratégias de marketing Vantagem competitiva |
description |
O trabalho trata da análise das estratégias de marketing utilizadas pelas pequenas empresas da Indústria da Construção Civil Subsetor Edificações (ICCSE) de Fortaleza, conforme critério do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE. Admite-se que as estratégias de marketing ajudam as pequenas empresas a obterem vantagem competitiva, o que as ajuda a sobreviver à concorrência, sobretudo de médias e grandes empresas. O referencial teórico aborda os temas estratégia; gestão estratégica; estratégias competitivas genéricas; e estratégias de marketing. Em seguida, caracteriza-se o subsetor edificações e delineiam-se os traços de suas pequenas empresas. A população totalizou vinte e sete empresas e a amostra compreendeu dez empresas, fazendo-se uso da amostragem aleatória simples sem reposição, o que confere à amostra poder de inferência sobre a população. Foram feitas entrevistas estruturas junto aos gestores. O estudo evidencia quais são as estratégias de marketing mais utilizadas pelas pequenas empresas da ICCSE de Fortaleza, e de que forma essas estratégias têm ajudado essas empresas a obterem vantagens competitivas em seu segmento. O estudo aponta que a estratégia de preço é a que tem sido a mais viável para que as pequenas empresas da ICCSE de Fortaleza obtenham vantagem competitiva. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2022-02-03T16:01:14Z 2022-02-03T16:01:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BRITO, Victor Rabêlo; SANTOS, Sandra Maria dos; BARROS NETO, José de Paula; CABRAL, Augusto Cezar; PESSOA, Maria Naiula Monteiro. Estratégias de marketing nas pequenas empresas da construção civil subsetor edificações de Fortaleza. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, XV., 10 a 12 nov. 2008, Bauru, São Paulo, Brasil. Anais[…] Bauru, São Paulo, 2008. Tema: “Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento”. 1809-7189 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63773 |
identifier_str_mv |
BRITO, Victor Rabêlo; SANTOS, Sandra Maria dos; BARROS NETO, José de Paula; CABRAL, Augusto Cezar; PESSOA, Maria Naiula Monteiro. Estratégias de marketing nas pequenas empresas da construção civil subsetor edificações de Fortaleza. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, XV., 10 a 12 nov. 2008, Bauru, São Paulo, Brasil. Anais[…] Bauru, São Paulo, 2008. Tema: “Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento”. 1809-7189 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63773 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1823806720272498688 |