Estratégias de marketing nas pequenas empresas da construção civil subsetor edificações de Fortaleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Victor Rabêlo
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Santos, Sandra Maria Lopes dos, Barros Neto, José de Paula, Cabral, Augusto Cézar de Aquino, Pessoa, Maria Naiula Monteiro
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63773
Resumo: O trabalho trata da análise das estratégias de marketing utilizadas pelas pequenas empresas da Indústria da Construção Civil Subsetor Edificações (ICCSE) de Fortaleza, conforme critério do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE. Admite-se que as estratégias de marketing ajudam as pequenas empresas a obterem vantagem competitiva, o que as ajuda a sobreviver à concorrência, sobretudo de médias e grandes empresas. O referencial teórico aborda os temas estratégia; gestão estratégica; estratégias competitivas genéricas; e estratégias de marketing. Em seguida, caracteriza-se o subsetor edificações e delineiam-se os traços de suas pequenas empresas. A população totalizou vinte e sete empresas e a amostra compreendeu dez empresas, fazendo-se uso da amostragem aleatória simples sem reposição, o que confere à amostra poder de inferência sobre a população. Foram feitas entrevistas estruturas junto aos gestores. O estudo evidencia quais são as estratégias de marketing mais utilizadas pelas pequenas empresas da ICCSE de Fortaleza, e de que forma essas estratégias têm ajudado essas empresas a obterem vantagens competitivas em seu segmento. O estudo aponta que a estratégia de preço é a que tem sido a mais viável para que as pequenas empresas da ICCSE de Fortaleza obtenham vantagem competitiva.
id UFC-7_3c873afe787937c84b7d4cd78b5a5674
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/63773
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Estratégias de marketing nas pequenas empresas da construção civil subsetor edificações de FortalezaConstrução civilEdificaçõesEstratégias de marketingVantagem competitivaO trabalho trata da análise das estratégias de marketing utilizadas pelas pequenas empresas da Indústria da Construção Civil Subsetor Edificações (ICCSE) de Fortaleza, conforme critério do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE. Admite-se que as estratégias de marketing ajudam as pequenas empresas a obterem vantagem competitiva, o que as ajuda a sobreviver à concorrência, sobretudo de médias e grandes empresas. O referencial teórico aborda os temas estratégia; gestão estratégica; estratégias competitivas genéricas; e estratégias de marketing. Em seguida, caracteriza-se o subsetor edificações e delineiam-se os traços de suas pequenas empresas. A população totalizou vinte e sete empresas e a amostra compreendeu dez empresas, fazendo-se uso da amostragem aleatória simples sem reposição, o que confere à amostra poder de inferência sobre a população. Foram feitas entrevistas estruturas junto aos gestores. O estudo evidencia quais são as estratégias de marketing mais utilizadas pelas pequenas empresas da ICCSE de Fortaleza, e de que forma essas estratégias têm ajudado essas empresas a obterem vantagens competitivas em seu segmento. O estudo aponta que a estratégia de preço é a que tem sido a mais viável para que as pequenas empresas da ICCSE de Fortaleza obtenham vantagem competitiva.2022-02-03T16:01:14Z2022-02-03T16:01:14Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfBRITO, Victor Rabêlo; SANTOS, Sandra Maria dos; BARROS NETO, José de Paula; CABRAL, Augusto Cezar; PESSOA, Maria Naiula Monteiro. Estratégias de marketing nas pequenas empresas da construção civil subsetor edificações de Fortaleza. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, XV., 10 a 12 nov. 2008, Bauru, São Paulo, Brasil. Anais[…] Bauru, São Paulo, 2008. Tema: “Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento”.1809-7189http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63773Brito, Victor RabêloSantos, Sandra Maria Lopes dosBarros Neto, José de PaulaCabral, Augusto Cézar de AquinoPessoa, Maria Naiula Monteiroporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-06T13:06:41Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/63773Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2022-12-06T13:06:41Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de marketing nas pequenas empresas da construção civil subsetor edificações de Fortaleza
title Estratégias de marketing nas pequenas empresas da construção civil subsetor edificações de Fortaleza
spellingShingle Estratégias de marketing nas pequenas empresas da construção civil subsetor edificações de Fortaleza
Brito, Victor Rabêlo
Construção civil
Edificações
Estratégias de marketing
Vantagem competitiva
title_short Estratégias de marketing nas pequenas empresas da construção civil subsetor edificações de Fortaleza
title_full Estratégias de marketing nas pequenas empresas da construção civil subsetor edificações de Fortaleza
title_fullStr Estratégias de marketing nas pequenas empresas da construção civil subsetor edificações de Fortaleza
title_full_unstemmed Estratégias de marketing nas pequenas empresas da construção civil subsetor edificações de Fortaleza
title_sort Estratégias de marketing nas pequenas empresas da construção civil subsetor edificações de Fortaleza
author Brito, Victor Rabêlo
author_facet Brito, Victor Rabêlo
Santos, Sandra Maria Lopes dos
Barros Neto, José de Paula
Cabral, Augusto Cézar de Aquino
Pessoa, Maria Naiula Monteiro
author_role author
author2 Santos, Sandra Maria Lopes dos
Barros Neto, José de Paula
Cabral, Augusto Cézar de Aquino
Pessoa, Maria Naiula Monteiro
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Victor Rabêlo
Santos, Sandra Maria Lopes dos
Barros Neto, José de Paula
Cabral, Augusto Cézar de Aquino
Pessoa, Maria Naiula Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Construção civil
Edificações
Estratégias de marketing
Vantagem competitiva
topic Construção civil
Edificações
Estratégias de marketing
Vantagem competitiva
description O trabalho trata da análise das estratégias de marketing utilizadas pelas pequenas empresas da Indústria da Construção Civil Subsetor Edificações (ICCSE) de Fortaleza, conforme critério do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE. Admite-se que as estratégias de marketing ajudam as pequenas empresas a obterem vantagem competitiva, o que as ajuda a sobreviver à concorrência, sobretudo de médias e grandes empresas. O referencial teórico aborda os temas estratégia; gestão estratégica; estratégias competitivas genéricas; e estratégias de marketing. Em seguida, caracteriza-se o subsetor edificações e delineiam-se os traços de suas pequenas empresas. A população totalizou vinte e sete empresas e a amostra compreendeu dez empresas, fazendo-se uso da amostragem aleatória simples sem reposição, o que confere à amostra poder de inferência sobre a população. Foram feitas entrevistas estruturas junto aos gestores. O estudo evidencia quais são as estratégias de marketing mais utilizadas pelas pequenas empresas da ICCSE de Fortaleza, e de que forma essas estratégias têm ajudado essas empresas a obterem vantagens competitivas em seu segmento. O estudo aponta que a estratégia de preço é a que tem sido a mais viável para que as pequenas empresas da ICCSE de Fortaleza obtenham vantagem competitiva.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2022-02-03T16:01:14Z
2022-02-03T16:01:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRITO, Victor Rabêlo; SANTOS, Sandra Maria dos; BARROS NETO, José de Paula; CABRAL, Augusto Cezar; PESSOA, Maria Naiula Monteiro. Estratégias de marketing nas pequenas empresas da construção civil subsetor edificações de Fortaleza. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, XV., 10 a 12 nov. 2008, Bauru, São Paulo, Brasil. Anais[…] Bauru, São Paulo, 2008. Tema: “Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento”.
1809-7189
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63773
identifier_str_mv BRITO, Victor Rabêlo; SANTOS, Sandra Maria dos; BARROS NETO, José de Paula; CABRAL, Augusto Cezar; PESSOA, Maria Naiula Monteiro. Estratégias de marketing nas pequenas empresas da construção civil subsetor edificações de Fortaleza. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, XV., 10 a 12 nov. 2008, Bauru, São Paulo, Brasil. Anais[…] Bauru, São Paulo, 2008. Tema: “Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento”.
1809-7189
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63773
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1823806720272498688