Por uma avaliação inclusiva da aprendizagem: retrospecto histórico e dinâmica normativa associada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Talmag, Ane Frank Araújo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Monteiro, Frederico Fernandes, Lima, Thaís Helena Cavalcante, Cavalcante, Sueli Maria de Araújo
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36152
Resumo: TALMAG, Ane Frank Araújo; MONTEIRO, Frederico Fernandes; LIMA, Thaís Helena Cavalcante; CAVALCANTE, Sueli Maria de Araújo. Por uma avaliação inclusiva da aprendizagem: retrospecto histórico e dinâmica normativa associada. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 1487-1506.
id UFC-7_40da48c5b91d4a886d6ebb6d0cd9a005
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/36152
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Por uma avaliação inclusiva da aprendizagem: retrospecto histórico e dinâmica normativa associadaAvaliação da aprendizagemInclusão educacionalLegislaçãoAssessment of learningInclusive educationLegislationTALMAG, Ane Frank Araújo; MONTEIRO, Frederico Fernandes; LIMA, Thaís Helena Cavalcante; CAVALCANTE, Sueli Maria de Araújo. Por uma avaliação inclusiva da aprendizagem: retrospecto histórico e dinâmica normativa associada. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 1487-1506.The current paper presents a specialized literature review concerning Special Education from the perspective of inclusion as well as assessment of learning and the normative dynamics related to the theme. The main purpose of this paper is to understand the assessment for disabled students based on the historical transformations that occurred in educational systems, especially Higher Education. Despite the existence of established national and international laws, that guarantee the rights of people with disabilities in the regular systemof education, there is, in fact, little change and resistance from those who are directly and indirectly involved in students’ formation.O presente artigo resulta de uma revisão da literatura especializada acerca da Educação Especial na perspectiva da inclusão da pessoa com deficiência e da avaliação da aprendizagem, associadas à dinâmica normativa relativa ao tema. O objetivo principal é compreender, a partir das transformações históricas ocorridas nos sistemas de ensino, a avaliação da aprendizagem para esse alunado, especialmente no Ensino Superior. Em que pesem a existência de legislações instituídas, nos âmbitos nacional e internacional, que asseguram os direitos da pessoa com deficiência no sistema regular de ensino, observase de fato pouca mudança e muita resistência daqueles que direta e indiretamente estão envolvidos com a formação discente.Edições UFC2018-10-03T11:45:39Z2018-10-03T11:45:39Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfTalmag, A. F. A.; Monteiro, F. F.; Lima, T. H. C.; Cavalcante, S. M. A. (2016)978 85 8126 158 4http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36152Talmag, Ane Frank AraújoMonteiro, Frederico FernandesLima, Thaís Helena CavalcanteCavalcante, Sueli Maria de Araújoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:00Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/36152Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:52:48.426646Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Por uma avaliação inclusiva da aprendizagem: retrospecto histórico e dinâmica normativa associada
title Por uma avaliação inclusiva da aprendizagem: retrospecto histórico e dinâmica normativa associada
spellingShingle Por uma avaliação inclusiva da aprendizagem: retrospecto histórico e dinâmica normativa associada
Talmag, Ane Frank Araújo
Avaliação da aprendizagem
Inclusão educacional
Legislação
Assessment of learning
Inclusive education
Legislation
title_short Por uma avaliação inclusiva da aprendizagem: retrospecto histórico e dinâmica normativa associada
title_full Por uma avaliação inclusiva da aprendizagem: retrospecto histórico e dinâmica normativa associada
title_fullStr Por uma avaliação inclusiva da aprendizagem: retrospecto histórico e dinâmica normativa associada
title_full_unstemmed Por uma avaliação inclusiva da aprendizagem: retrospecto histórico e dinâmica normativa associada
title_sort Por uma avaliação inclusiva da aprendizagem: retrospecto histórico e dinâmica normativa associada
author Talmag, Ane Frank Araújo
author_facet Talmag, Ane Frank Araújo
Monteiro, Frederico Fernandes
Lima, Thaís Helena Cavalcante
Cavalcante, Sueli Maria de Araújo
author_role author
author2 Monteiro, Frederico Fernandes
Lima, Thaís Helena Cavalcante
Cavalcante, Sueli Maria de Araújo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Talmag, Ane Frank Araújo
Monteiro, Frederico Fernandes
Lima, Thaís Helena Cavalcante
Cavalcante, Sueli Maria de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem
Inclusão educacional
Legislação
Assessment of learning
Inclusive education
Legislation
topic Avaliação da aprendizagem
Inclusão educacional
Legislação
Assessment of learning
Inclusive education
Legislation
description TALMAG, Ane Frank Araújo; MONTEIRO, Frederico Fernandes; LIMA, Thaís Helena Cavalcante; CAVALCANTE, Sueli Maria de Araújo. Por uma avaliação inclusiva da aprendizagem: retrospecto histórico e dinâmica normativa associada. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 1487-1506.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-10-03T11:45:39Z
2018-10-03T11:45:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Talmag, A. F. A.; Monteiro, F. F.; Lima, T. H. C.; Cavalcante, S. M. A. (2016)
978 85 8126 158 4
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36152
identifier_str_mv Talmag, A. F. A.; Monteiro, F. F.; Lima, T. H. C.; Cavalcante, S. M. A. (2016)
978 85 8126 158 4
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028981548515328