Por uma avaliação inclusiva da aprendizagem: retrospecto histórico e dinâmica normativa associada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36152 |
Resumo: | TALMAG, Ane Frank Araújo; MONTEIRO, Frederico Fernandes; LIMA, Thaís Helena Cavalcante; CAVALCANTE, Sueli Maria de Araújo. Por uma avaliação inclusiva da aprendizagem: retrospecto histórico e dinâmica normativa associada. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 1487-1506. |
id |
UFC-7_40da48c5b91d4a886d6ebb6d0cd9a005 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/36152 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Por uma avaliação inclusiva da aprendizagem: retrospecto histórico e dinâmica normativa associadaAvaliação da aprendizagemInclusão educacionalLegislaçãoAssessment of learningInclusive educationLegislationTALMAG, Ane Frank Araújo; MONTEIRO, Frederico Fernandes; LIMA, Thaís Helena Cavalcante; CAVALCANTE, Sueli Maria de Araújo. Por uma avaliação inclusiva da aprendizagem: retrospecto histórico e dinâmica normativa associada. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 1487-1506.The current paper presents a specialized literature review concerning Special Education from the perspective of inclusion as well as assessment of learning and the normative dynamics related to the theme. The main purpose of this paper is to understand the assessment for disabled students based on the historical transformations that occurred in educational systems, especially Higher Education. Despite the existence of established national and international laws, that guarantee the rights of people with disabilities in the regular systemof education, there is, in fact, little change and resistance from those who are directly and indirectly involved in students’ formation.O presente artigo resulta de uma revisão da literatura especializada acerca da Educação Especial na perspectiva da inclusão da pessoa com deficiência e da avaliação da aprendizagem, associadas à dinâmica normativa relativa ao tema. O objetivo principal é compreender, a partir das transformações históricas ocorridas nos sistemas de ensino, a avaliação da aprendizagem para esse alunado, especialmente no Ensino Superior. Em que pesem a existência de legislações instituídas, nos âmbitos nacional e internacional, que asseguram os direitos da pessoa com deficiência no sistema regular de ensino, observase de fato pouca mudança e muita resistência daqueles que direta e indiretamente estão envolvidos com a formação discente.Edições UFC2018-10-03T11:45:39Z2018-10-03T11:45:39Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfTalmag, A. F. A.; Monteiro, F. F.; Lima, T. H. C.; Cavalcante, S. M. A. (2016)978 85 8126 158 4http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36152Talmag, Ane Frank AraújoMonteiro, Frederico FernandesLima, Thaís Helena CavalcanteCavalcante, Sueli Maria de Araújoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:00Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/36152Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:52:48.426646Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Por uma avaliação inclusiva da aprendizagem: retrospecto histórico e dinâmica normativa associada |
title |
Por uma avaliação inclusiva da aprendizagem: retrospecto histórico e dinâmica normativa associada |
spellingShingle |
Por uma avaliação inclusiva da aprendizagem: retrospecto histórico e dinâmica normativa associada Talmag, Ane Frank Araújo Avaliação da aprendizagem Inclusão educacional Legislação Assessment of learning Inclusive education Legislation |
title_short |
Por uma avaliação inclusiva da aprendizagem: retrospecto histórico e dinâmica normativa associada |
title_full |
Por uma avaliação inclusiva da aprendizagem: retrospecto histórico e dinâmica normativa associada |
title_fullStr |
Por uma avaliação inclusiva da aprendizagem: retrospecto histórico e dinâmica normativa associada |
title_full_unstemmed |
Por uma avaliação inclusiva da aprendizagem: retrospecto histórico e dinâmica normativa associada |
title_sort |
Por uma avaliação inclusiva da aprendizagem: retrospecto histórico e dinâmica normativa associada |
author |
Talmag, Ane Frank Araújo |
author_facet |
Talmag, Ane Frank Araújo Monteiro, Frederico Fernandes Lima, Thaís Helena Cavalcante Cavalcante, Sueli Maria de Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Monteiro, Frederico Fernandes Lima, Thaís Helena Cavalcante Cavalcante, Sueli Maria de Araújo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Talmag, Ane Frank Araújo Monteiro, Frederico Fernandes Lima, Thaís Helena Cavalcante Cavalcante, Sueli Maria de Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação da aprendizagem Inclusão educacional Legislação Assessment of learning Inclusive education Legislation |
topic |
Avaliação da aprendizagem Inclusão educacional Legislação Assessment of learning Inclusive education Legislation |
description |
TALMAG, Ane Frank Araújo; MONTEIRO, Frederico Fernandes; LIMA, Thaís Helena Cavalcante; CAVALCANTE, Sueli Maria de Araújo. Por uma avaliação inclusiva da aprendizagem: retrospecto histórico e dinâmica normativa associada. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 1487-1506. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2018-10-03T11:45:39Z 2018-10-03T11:45:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Talmag, A. F. A.; Monteiro, F. F.; Lima, T. H. C.; Cavalcante, S. M. A. (2016) 978 85 8126 158 4 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36152 |
identifier_str_mv |
Talmag, A. F. A.; Monteiro, F. F.; Lima, T. H. C.; Cavalcante, S. M. A. (2016) 978 85 8126 158 4 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36152 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UFC |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UFC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028981548515328 |