Estudo de gênero em As Geórgicas, de Virgílio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muniz, Liebert de Abreu
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8095
Resumo: Para a cultura clássica antiga, o gênero épico parecia apresentar diferentes formas e possibilidades. É provável que, para os antigos, o metro tenha sido o principal recurso para classificar os gêneros literários. Assim, um poema vertido em versos hexamétricos poderia ser de imediato identificado como um épico. Há, contudo, diferenças entre os épicos homéricos e os hesiódicos, o que parece reforçar a hipótese de o gênero épico poder apresentar manifestações distintas. Enquanto os épicos homéricos são longos quanto à extensão e cantam feitos bélicos, os hesíodicos são breves e têm a preocupação de transmitir um conhecimento. As Geórgicas, de Virgílio, filiam-se à composição de tipo hesíodico. Ainda que uma influência helenística seja percebida, o poema virgiliano segue características de estrutura, forma e conteúdo do épico hesíodico (que também pode ser chamado de épos didático); no entanto, em diversos passos parece exceder essas características, deixando a impressão de que também manteria vínculos com a épica homérica (ou com o chamado épos heroico). Essa discussão sugere que a leitura do poema como didático não parece ser suficiente para sua classificação de gênero, sugere também que o poema se insere numa espécie de progressão poética que perfaz duas formas de épos, o didático e o heroico.
id UFC-7_4804fe063867740e7eba04518ccf7ea0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/8095
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Estudo de gênero em As Geórgicas, de VirgílioStudy of Genre in the Georgics of VirgilCriticismInterpretationVirgílio.As geórgicas - Crítica e interpretaçãoPoesia épica latina - História e críticaPara a cultura clássica antiga, o gênero épico parecia apresentar diferentes formas e possibilidades. É provável que, para os antigos, o metro tenha sido o principal recurso para classificar os gêneros literários. Assim, um poema vertido em versos hexamétricos poderia ser de imediato identificado como um épico. Há, contudo, diferenças entre os épicos homéricos e os hesiódicos, o que parece reforçar a hipótese de o gênero épico poder apresentar manifestações distintas. Enquanto os épicos homéricos são longos quanto à extensão e cantam feitos bélicos, os hesíodicos são breves e têm a preocupação de transmitir um conhecimento. As Geórgicas, de Virgílio, filiam-se à composição de tipo hesíodico. Ainda que uma influência helenística seja percebida, o poema virgiliano segue características de estrutura, forma e conteúdo do épico hesíodico (que também pode ser chamado de épos didático); no entanto, em diversos passos parece exceder essas características, deixando a impressão de que também manteria vínculos com a épica homérica (ou com o chamado épos heroico). Essa discussão sugere que a leitura do poema como didático não parece ser suficiente para sua classificação de gênero, sugere também que o poema se insere numa espécie de progressão poética que perfaz duas formas de épos, o didático e o heroico.www.teses.ufc.brSousa, Francisco Edi de OliveiraMuniz, Liebert de Abreu2014-05-19T17:18:05Z2014-05-19T17:18:05Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMUNIZ, Liebert de Abreu. Estudo de gênero em As Geórgicas, de Virgílio. 2012. 118f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Letras, Fortaleza (CE), 2012.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8095porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-15T19:20:59Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/8095Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2022-07-15T19:20:59Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de gênero em As Geórgicas, de Virgílio
Study of Genre in the Georgics of Virgil
title Estudo de gênero em As Geórgicas, de Virgílio
spellingShingle Estudo de gênero em As Geórgicas, de Virgílio
Muniz, Liebert de Abreu
Criticism
Interpretation
Virgílio.As geórgicas - Crítica e interpretação
Poesia épica latina - História e crítica
title_short Estudo de gênero em As Geórgicas, de Virgílio
title_full Estudo de gênero em As Geórgicas, de Virgílio
title_fullStr Estudo de gênero em As Geórgicas, de Virgílio
title_full_unstemmed Estudo de gênero em As Geórgicas, de Virgílio
title_sort Estudo de gênero em As Geórgicas, de Virgílio
author Muniz, Liebert de Abreu
author_facet Muniz, Liebert de Abreu
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Francisco Edi de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Muniz, Liebert de Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv Criticism
Interpretation
Virgílio.As geórgicas - Crítica e interpretação
Poesia épica latina - História e crítica
topic Criticism
Interpretation
Virgílio.As geórgicas - Crítica e interpretação
Poesia épica latina - História e crítica
description Para a cultura clássica antiga, o gênero épico parecia apresentar diferentes formas e possibilidades. É provável que, para os antigos, o metro tenha sido o principal recurso para classificar os gêneros literários. Assim, um poema vertido em versos hexamétricos poderia ser de imediato identificado como um épico. Há, contudo, diferenças entre os épicos homéricos e os hesiódicos, o que parece reforçar a hipótese de o gênero épico poder apresentar manifestações distintas. Enquanto os épicos homéricos são longos quanto à extensão e cantam feitos bélicos, os hesíodicos são breves e têm a preocupação de transmitir um conhecimento. As Geórgicas, de Virgílio, filiam-se à composição de tipo hesíodico. Ainda que uma influência helenística seja percebida, o poema virgiliano segue características de estrutura, forma e conteúdo do épico hesíodico (que também pode ser chamado de épos didático); no entanto, em diversos passos parece exceder essas características, deixando a impressão de que também manteria vínculos com a épica homérica (ou com o chamado épos heroico). Essa discussão sugere que a leitura do poema como didático não parece ser suficiente para sua classificação de gênero, sugere também que o poema se insere numa espécie de progressão poética que perfaz duas formas de épos, o didático e o heroico.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2014-05-19T17:18:05Z
2014-05-19T17:18:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MUNIZ, Liebert de Abreu. Estudo de gênero em As Geórgicas, de Virgílio. 2012. 118f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Letras, Fortaleza (CE), 2012.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8095
identifier_str_mv MUNIZ, Liebert de Abreu. Estudo de gênero em As Geórgicas, de Virgílio. 2012. 118f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Letras, Fortaleza (CE), 2012.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8095
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv www.teses.ufc.br
publisher.none.fl_str_mv www.teses.ufc.br
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935812626743296