Proposta de formação de leitores críticos para o combate às fake news

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria Celça Ferreira dos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Miranda, Cícero Anastácio Araújo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54270
Resumo: O debate sobre fake news (notícias falsas) vem mobilizando áreas da sociedade, preocupadas em criar estratégias para combater esse tipo de desinformação produzida e amplamente disseminada, graças aos avanços tecnológicos. Notícias manipuladas podem influenciar leitores, especialmente quando abordam assuntos polêmicos. Entendendo pertinente a discussão, pretendemos incluir nesse debate a educação, promovendo reflexões no que concerne ao papel da escola e do ensino de línguas na formação do leitor crítico. Nosso objetivo, portanto, é discutir a importância da leitura crítica para o uso responsável das tecnologias, propondo a abordagem do tema fake news nas aulas de língua espanhola. Para nossas proposições, apoiamo-nos em normativos da educação brasileira (LDB, 1996; PCN, 2000; OCEM, 2003) e em estudos que tratam de: ideologia, discurso e manipulação (CASSANY, 2006); papel do professor na formação leitora (FREIRE, 2016; 2017); classificação do leitor (MENDOZA, 2000); e concepções de letramentos (ROJO, 2004). Na proposição de atividades, sugerimos a verificação de notícias, baseada em eixos e estratégias explicitadas na pesquisa, realizando, por fim, a análise de uma notícia falsa envolvendo o Papa Francisco.
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