Proposta de aprendizado da tabuada de forma mais lúdica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lacerda, Maria Luisa Almeida
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ribeiro, Ítalo Mendes da Silva
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58284
Resumo: Uma das dificuldades mais presentes nas escolas de ensino fundamental e até mesmo ensino médio, é a matemática. Tal disciplina é considerada pelos alunos como um “bicho de sete cabeças” e pesquisas mostram, que infelizmente essa é uma realidade. O PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) revelou em suas pesquisas de 2018, que os estudantes brasileiros estão no nível mais baixo de proficiência na disciplina e não possuem o nível básico. Visando esse grande obstáculo na aprendizagem da matemática de operações básicas, surgiu o projeto intitulado Desenvolvimento de jogo para auxílio no aprendizado da tabuada. O mesmo objetiva a interação dos alunos para uma aprendizagem progressiva em torno dos assuntos básicos (adição, subtração, multiplicação e divisão), além do gosto pelo conhecimento em matemática, através de um jogo eletrônico. Sem a familiaridade com a tabuada os alunos encontrarão dificuldades na resolução de cálculos mais avançados e assim, tem menor chance de êxito na matéria. Com isso, uma forma mais dinâmica e até mesmo atrativa para estes desenvolverem tal carisma pela disciplina é o auxílio do aprendizado da tabuada com um jogo eletrônico. O jogo visa o aprendizado da tabuada, tanto para alunos que já têm conhecimento no assunto, como para aqueles que ainda buscam aprender. O passatempo inicia com a soma do número um, e progride gradativamente para as tabuadas de soma dos números de dois até dez. Com isso, após as tabuadas de soma, seguirão as de subtração, multiplicação e divisão. Para a realização do projeto e obtenção de resultados de auxílio ou não na aprendizagem, seriam feitas visitas nas escolas de ensino fundamental no município de Crateús, onde os estudantes teriam a oportunidade de conhecer e utilizar o jogo de tabuada, e posteriormente serem avaliados com exercícios e provas. Porém, com o surgimento do novo Coronavírus e a pandemia, as atividades do projeto tiveram de ser suspensas por medidas de proteção recomendadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Portanto, infelizmente não tivemos a oportunidade de levar o jogo aos alunos do município e avaliar os resultados esperados. Além disso, a metodologia não foi definida e não foram obtidos resultados.
id UFC-7_59ab497a060dbe626a9e627543f6d20e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/58284
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Proposta de aprendizado da tabuada de forma mais lúdicaJogos sériosaprendizado tabuadaGamificaçãoUma das dificuldades mais presentes nas escolas de ensino fundamental e até mesmo ensino médio, é a matemática. Tal disciplina é considerada pelos alunos como um “bicho de sete cabeças” e pesquisas mostram, que infelizmente essa é uma realidade. O PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) revelou em suas pesquisas de 2018, que os estudantes brasileiros estão no nível mais baixo de proficiência na disciplina e não possuem o nível básico. Visando esse grande obstáculo na aprendizagem da matemática de operações básicas, surgiu o projeto intitulado Desenvolvimento de jogo para auxílio no aprendizado da tabuada. O mesmo objetiva a interação dos alunos para uma aprendizagem progressiva em torno dos assuntos básicos (adição, subtração, multiplicação e divisão), além do gosto pelo conhecimento em matemática, através de um jogo eletrônico. Sem a familiaridade com a tabuada os alunos encontrarão dificuldades na resolução de cálculos mais avançados e assim, tem menor chance de êxito na matéria. Com isso, uma forma mais dinâmica e até mesmo atrativa para estes desenvolverem tal carisma pela disciplina é o auxílio do aprendizado da tabuada com um jogo eletrônico. O jogo visa o aprendizado da tabuada, tanto para alunos que já têm conhecimento no assunto, como para aqueles que ainda buscam aprender. O passatempo inicia com a soma do número um, e progride gradativamente para as tabuadas de soma dos números de dois até dez. Com isso, após as tabuadas de soma, seguirão as de subtração, multiplicação e divisão. Para a realização do projeto e obtenção de resultados de auxílio ou não na aprendizagem, seriam feitas visitas nas escolas de ensino fundamental no município de Crateús, onde os estudantes teriam a oportunidade de conhecer e utilizar o jogo de tabuada, e posteriormente serem avaliados com exercícios e provas. Porém, com o surgimento do novo Coronavírus e a pandemia, as atividades do projeto tiveram de ser suspensas por medidas de proteção recomendadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Portanto, infelizmente não tivemos a oportunidade de levar o jogo aos alunos do município e avaliar os resultados esperados. Além disso, a metodologia não foi definida e não foram obtidos resultados.Universidade Federal do Ceará - Campus Crateús2021-05-10T17:25:22Z2021-05-10T17:25:22Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfLACERDA, Maria Luisa Almeida; RIBEIRO, Ítalo Mendes da Silva. Proposta de aprendizado da tabuada de forma mais lúdica. Anais... Encontros Universitários da UFC em Crateús, Crateús, p. 51, 2020.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58284Lacerda, Maria Luisa AlmeidaRibeiro, Ítalo Mendes da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-03T12:54:57Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/58284Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-10-03T12:54:57Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de aprendizado da tabuada de forma mais lúdica
title Proposta de aprendizado da tabuada de forma mais lúdica
spellingShingle Proposta de aprendizado da tabuada de forma mais lúdica
Lacerda, Maria Luisa Almeida
Jogos sérios
aprendizado tabuada
Gamificação
title_short Proposta de aprendizado da tabuada de forma mais lúdica
title_full Proposta de aprendizado da tabuada de forma mais lúdica
title_fullStr Proposta de aprendizado da tabuada de forma mais lúdica
title_full_unstemmed Proposta de aprendizado da tabuada de forma mais lúdica
title_sort Proposta de aprendizado da tabuada de forma mais lúdica
author Lacerda, Maria Luisa Almeida
author_facet Lacerda, Maria Luisa Almeida
Ribeiro, Ítalo Mendes da Silva
author_role author
author2 Ribeiro, Ítalo Mendes da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lacerda, Maria Luisa Almeida
Ribeiro, Ítalo Mendes da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos sérios
aprendizado tabuada
Gamificação
topic Jogos sérios
aprendizado tabuada
Gamificação
description Uma das dificuldades mais presentes nas escolas de ensino fundamental e até mesmo ensino médio, é a matemática. Tal disciplina é considerada pelos alunos como um “bicho de sete cabeças” e pesquisas mostram, que infelizmente essa é uma realidade. O PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) revelou em suas pesquisas de 2018, que os estudantes brasileiros estão no nível mais baixo de proficiência na disciplina e não possuem o nível básico. Visando esse grande obstáculo na aprendizagem da matemática de operações básicas, surgiu o projeto intitulado Desenvolvimento de jogo para auxílio no aprendizado da tabuada. O mesmo objetiva a interação dos alunos para uma aprendizagem progressiva em torno dos assuntos básicos (adição, subtração, multiplicação e divisão), além do gosto pelo conhecimento em matemática, através de um jogo eletrônico. Sem a familiaridade com a tabuada os alunos encontrarão dificuldades na resolução de cálculos mais avançados e assim, tem menor chance de êxito na matéria. Com isso, uma forma mais dinâmica e até mesmo atrativa para estes desenvolverem tal carisma pela disciplina é o auxílio do aprendizado da tabuada com um jogo eletrônico. O jogo visa o aprendizado da tabuada, tanto para alunos que já têm conhecimento no assunto, como para aqueles que ainda buscam aprender. O passatempo inicia com a soma do número um, e progride gradativamente para as tabuadas de soma dos números de dois até dez. Com isso, após as tabuadas de soma, seguirão as de subtração, multiplicação e divisão. Para a realização do projeto e obtenção de resultados de auxílio ou não na aprendizagem, seriam feitas visitas nas escolas de ensino fundamental no município de Crateús, onde os estudantes teriam a oportunidade de conhecer e utilizar o jogo de tabuada, e posteriormente serem avaliados com exercícios e provas. Porém, com o surgimento do novo Coronavírus e a pandemia, as atividades do projeto tiveram de ser suspensas por medidas de proteção recomendadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Portanto, infelizmente não tivemos a oportunidade de levar o jogo aos alunos do município e avaliar os resultados esperados. Além disso, a metodologia não foi definida e não foram obtidos resultados.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-05-10T17:25:22Z
2021-05-10T17:25:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LACERDA, Maria Luisa Almeida; RIBEIRO, Ítalo Mendes da Silva. Proposta de aprendizado da tabuada de forma mais lúdica. Anais... Encontros Universitários da UFC em Crateús, Crateús, p. 51, 2020.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58284
identifier_str_mv LACERDA, Maria Luisa Almeida; RIBEIRO, Ítalo Mendes da Silva. Proposta de aprendizado da tabuada de forma mais lúdica. Anais... Encontros Universitários da UFC em Crateús, Crateús, p. 51, 2020.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58284
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará - Campus Crateús
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará - Campus Crateús
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935790245937152