O estágio supervisionado durante o ensino remoto: perspectivas de um estagiário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Caio Teixeira e
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59522
Resumo: The health crisis as a result of the worldwide proliferation of the coronavirus, which causes COVID-19, provokes the change from in-person education, carried out until then in schools, to emergency remote education. This drastic change has had serious implications for the pedagogical reality of these educational institutions and has altered the actions of teachers and interns in various ways. In this research, I sought to investigate, discuss and present some of these changes that occurred and their implications in the practice of the internship, focusing on the activities carried out by the interns who developed during theirs “Estágio Supervisionado no Ensino Médio” (Supervised Internship in the High School), during the semester of 2020.1, beggining of remote teaching period. What was observed was that there was a considerable impact of remote education on the format of the internship and on the activities of the interns. Many interns were unable to adapt to the new format and gave up, others remained, but presented a series of questions about the quality and benefit of this internship.
id UFC-7_634e72de6f5bd79969f53ee9a374053d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/59522
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O estágio supervisionado durante o ensino remoto: perspectivas de um estagiárioEstágio supervisionadoFormação de professoresPandemia e ensinoEnsino remotoEnsino de biologiaThe health crisis as a result of the worldwide proliferation of the coronavirus, which causes COVID-19, provokes the change from in-person education, carried out until then in schools, to emergency remote education. This drastic change has had serious implications for the pedagogical reality of these educational institutions and has altered the actions of teachers and interns in various ways. In this research, I sought to investigate, discuss and present some of these changes that occurred and their implications in the practice of the internship, focusing on the activities carried out by the interns who developed during theirs “Estágio Supervisionado no Ensino Médio” (Supervised Internship in the High School), during the semester of 2020.1, beggining of remote teaching period. What was observed was that there was a considerable impact of remote education on the format of the internship and on the activities of the interns. Many interns were unable to adapt to the new format and gave up, others remained, but presented a series of questions about the quality and benefit of this internship.A crise sanitária em decorrência da proliferação mundial do coronavírus, causador da COVID-19, provocou a mudança do ensino presencial realizado até então nas escolas, para o ensino remoto emergencial. Essa mudança drástica causou sérias implicações na realidade pedagógica dessas instituições educacionais e alterou a ação de professores e estagiários de várias formas. Neste trabalho, busquei investigar, discutir e apresentar algumas dessas mudanças ocorridas e suas implicações na prática do estágio, com foco nas atividades realizadas pelos estagiários que desenvolveram seus Estágios Supervisionados no Ensino Médio, durante o semestre de 2020.1, início do período de ensino remoto. O que se observou foi que houve um impacto considerável do ensino remoto sobre o formato do estágio e sobre as atividades dos estagiários. Muitos estagiários não conseguiram se adaptar ao novo formato e desistiram, outros permaneceram, mas apresentaram uma série de questionamentos sobre a qualidade e aproveitamento desse estágio.Silva, José Roberto Feitosa.Silveira, Caio Teixeira e2021-07-13T16:41:02Z2021-07-13T16:41:02Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVEIRA, Caio Teixeira e. O estágio supervisionado durante o ensino remoto: perspectivas de um estagiário. 2021. 29 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59522porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-17T18:31:48Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/59522Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:24:42.087553Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O estágio supervisionado durante o ensino remoto: perspectivas de um estagiário
title O estágio supervisionado durante o ensino remoto: perspectivas de um estagiário
spellingShingle O estágio supervisionado durante o ensino remoto: perspectivas de um estagiário
Silveira, Caio Teixeira e
Estágio supervisionado
Formação de professores
Pandemia e ensino
Ensino remoto
Ensino de biologia
title_short O estágio supervisionado durante o ensino remoto: perspectivas de um estagiário
title_full O estágio supervisionado durante o ensino remoto: perspectivas de um estagiário
title_fullStr O estágio supervisionado durante o ensino remoto: perspectivas de um estagiário
title_full_unstemmed O estágio supervisionado durante o ensino remoto: perspectivas de um estagiário
title_sort O estágio supervisionado durante o ensino remoto: perspectivas de um estagiário
author Silveira, Caio Teixeira e
author_facet Silveira, Caio Teixeira e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, José Roberto Feitosa.
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Caio Teixeira e
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio supervisionado
Formação de professores
Pandemia e ensino
Ensino remoto
Ensino de biologia
topic Estágio supervisionado
Formação de professores
Pandemia e ensino
Ensino remoto
Ensino de biologia
description The health crisis as a result of the worldwide proliferation of the coronavirus, which causes COVID-19, provokes the change from in-person education, carried out until then in schools, to emergency remote education. This drastic change has had serious implications for the pedagogical reality of these educational institutions and has altered the actions of teachers and interns in various ways. In this research, I sought to investigate, discuss and present some of these changes that occurred and their implications in the practice of the internship, focusing on the activities carried out by the interns who developed during theirs “Estágio Supervisionado no Ensino Médio” (Supervised Internship in the High School), during the semester of 2020.1, beggining of remote teaching period. What was observed was that there was a considerable impact of remote education on the format of the internship and on the activities of the interns. Many interns were unable to adapt to the new format and gave up, others remained, but presented a series of questions about the quality and benefit of this internship.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-13T16:41:02Z
2021-07-13T16:41:02Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVEIRA, Caio Teixeira e. O estágio supervisionado durante o ensino remoto: perspectivas de um estagiário. 2021. 29 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59522
identifier_str_mv SILVEIRA, Caio Teixeira e. O estágio supervisionado durante o ensino remoto: perspectivas de um estagiário. 2021. 29 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028792684249088