Brincar de aprender!

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mathias, Francisco Glaydson Nunes
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46874
Resumo: Falar da experiência de formar e trabalhar com uma turma de adultos "analfabetos" ou semi-analfabetos é tarefa que sempre requer muita reflexão. Primeiro, pelo grande e valoroso número de experiências vividas em sala: delas, quais escolher para relatar, se cada uma parece carregar um valor em si? E carrega. E ainda, priorizar o trabalho didático-pedagógico, nos centrando em nossa própria atuação como professores e na dos alunos como pessoas construindo um saber, ou focalizar os aspectos mais humanos e gerais do processo, deixando que as vozes, tantas vezes oprimidas, dos nossos alunos nos ensinem, uma vez mais, justamente o que é ser humano? Esse breve relato tem por objetivo condensar a vivéncia de um grupo que se reuniu desde o início de março de 2004, no bairro Luciano Cavalcante, em Fortaleza, numa área de acentuada pobreza. Os trabalhos com os alunos aconteceram até a primeira semana de agosto do mesmo ano, quando o grupo foi encerrado e os alunos remanejados para a rede de ensino público. O grupo, como se sabe, fez parte do programa Alfabetizar(se) e se formou a partir de visita dos coordenadores do projeto ao lAPS, órgão não governamental que atua na localidade e que presta IAPS, fui escalado pela equipe de coordenadores para assumir a turma.[...]
id UFC-7_6997c58b8d73384e489f58231610add7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/46874
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Brincar de aprender!Projeto Alfabetizar(se)Alfabetização de adultosAmbiente de sala de aulaFalar da experiência de formar e trabalhar com uma turma de adultos "analfabetos" ou semi-analfabetos é tarefa que sempre requer muita reflexão. Primeiro, pelo grande e valoroso número de experiências vividas em sala: delas, quais escolher para relatar, se cada uma parece carregar um valor em si? E carrega. E ainda, priorizar o trabalho didático-pedagógico, nos centrando em nossa própria atuação como professores e na dos alunos como pessoas construindo um saber, ou focalizar os aspectos mais humanos e gerais do processo, deixando que as vozes, tantas vezes oprimidas, dos nossos alunos nos ensinem, uma vez mais, justamente o que é ser humano? Esse breve relato tem por objetivo condensar a vivéncia de um grupo que se reuniu desde o início de março de 2004, no bairro Luciano Cavalcante, em Fortaleza, numa área de acentuada pobreza. Os trabalhos com os alunos aconteceram até a primeira semana de agosto do mesmo ano, quando o grupo foi encerrado e os alunos remanejados para a rede de ensino público. O grupo, como se sabe, fez parte do programa Alfabetizar(se) e se formou a partir de visita dos coordenadores do projeto ao lAPS, órgão não governamental que atua na localidade e que presta IAPS, fui escalado pela equipe de coordenadores para assumir a turma.[...]Edições UFC2019-10-17T14:31:37Z2019-10-17T14:31:37Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfMATHIAS, Francisco Glaydson Nunes. Brincar de aprender! In: MAMEDE, Inês Cristina de Melo; ALVITE, Maria Mercedes Capelo; GUIMARÃES, Maria Teresa Albuquerque; TESSER, Ozir; TESSER, Rita Accioly (orgs.). Alfabetizar(se): o desafio de ler, escrever e compreender o mundo. Fortaleza: Edições UFC, 2007. p. 105-114.978-85-7282-247-3http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46874Mathias, Francisco Glaydson Nunesporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-17T14:31:37Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/46874Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:35:18.190335Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Brincar de aprender!
title Brincar de aprender!
spellingShingle Brincar de aprender!
Mathias, Francisco Glaydson Nunes
Projeto Alfabetizar(se)
Alfabetização de adultos
Ambiente de sala de aula
title_short Brincar de aprender!
title_full Brincar de aprender!
title_fullStr Brincar de aprender!
title_full_unstemmed Brincar de aprender!
title_sort Brincar de aprender!
author Mathias, Francisco Glaydson Nunes
author_facet Mathias, Francisco Glaydson Nunes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mathias, Francisco Glaydson Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto Alfabetizar(se)
Alfabetização de adultos
Ambiente de sala de aula
topic Projeto Alfabetizar(se)
Alfabetização de adultos
Ambiente de sala de aula
description Falar da experiência de formar e trabalhar com uma turma de adultos "analfabetos" ou semi-analfabetos é tarefa que sempre requer muita reflexão. Primeiro, pelo grande e valoroso número de experiências vividas em sala: delas, quais escolher para relatar, se cada uma parece carregar um valor em si? E carrega. E ainda, priorizar o trabalho didático-pedagógico, nos centrando em nossa própria atuação como professores e na dos alunos como pessoas construindo um saber, ou focalizar os aspectos mais humanos e gerais do processo, deixando que as vozes, tantas vezes oprimidas, dos nossos alunos nos ensinem, uma vez mais, justamente o que é ser humano? Esse breve relato tem por objetivo condensar a vivéncia de um grupo que se reuniu desde o início de março de 2004, no bairro Luciano Cavalcante, em Fortaleza, numa área de acentuada pobreza. Os trabalhos com os alunos aconteceram até a primeira semana de agosto do mesmo ano, quando o grupo foi encerrado e os alunos remanejados para a rede de ensino público. O grupo, como se sabe, fez parte do programa Alfabetizar(se) e se formou a partir de visita dos coordenadores do projeto ao lAPS, órgão não governamental que atua na localidade e que presta IAPS, fui escalado pela equipe de coordenadores para assumir a turma.[...]
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2019-10-17T14:31:37Z
2019-10-17T14:31:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MATHIAS, Francisco Glaydson Nunes. Brincar de aprender! In: MAMEDE, Inês Cristina de Melo; ALVITE, Maria Mercedes Capelo; GUIMARÃES, Maria Teresa Albuquerque; TESSER, Ozir; TESSER, Rita Accioly (orgs.). Alfabetizar(se): o desafio de ler, escrever e compreender o mundo. Fortaleza: Edições UFC, 2007. p. 105-114.
978-85-7282-247-3
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46874
identifier_str_mv MATHIAS, Francisco Glaydson Nunes. Brincar de aprender! In: MAMEDE, Inês Cristina de Melo; ALVITE, Maria Mercedes Capelo; GUIMARÃES, Maria Teresa Albuquerque; TESSER, Ozir; TESSER, Rita Accioly (orgs.). Alfabetizar(se): o desafio de ler, escrever e compreender o mundo. Fortaleza: Edições UFC, 2007. p. 105-114.
978-85-7282-247-3
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46874
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028866641362944