O diagnóstico estratégico da produção como instrumento de motivação para a formulação de estratégias de produção em pequenas empresas de construção de edificações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros Neto, José de Paula
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Fensterseifer, Jaime Evaldo, Formoso, Carlos Torres
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6495
Resumo: Existem atualmente vários modelos disponíveis de formulação de estratégias de produção, apesar de ser um tema de pesquisa relativamente recente. Estes modelos, no entanto, são voltados para a manufatura, o que dificulta as suas aplicações na construção de edificações em virtude das peculiaridades do setor: tipo de produto e formação das empresas. Uma dessas peculiaridades diz respeito à não tradição das pequenas empresas (tamanho mais comum das organizações neste subsetor) pensarem estrategicamente e de se preocuparem com a explicitação de estratégias, o que faz com que, muitas vezes, elas não estejam motivadas para realizar um processo de formulação. Em virtude disso, desenvolveu-se um modelo de diagnóstico estratégico da produção com o intuito de se obter um instrumento de motivação para a formulação de estratégias de produção. Neste propósito, este artigo inicia com a apresentação do desenho do processo de diagnóstico, no qual se mostra todo o processo de montagem do diagnóstico, desde as entrevistas até o relatório, e finaliza com a análise dos vários diagnósticos e da contribuição dos mesmos como fonte motivadora da formulação.
id UFC-7_6def91b9e8930eac902e22d686175ae7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/6495
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O diagnóstico estratégico da produção como instrumento de motivação para a formulação de estratégias de produção em pequenas empresas de construção de edificaçõesEstratégiaExistem atualmente vários modelos disponíveis de formulação de estratégias de produção, apesar de ser um tema de pesquisa relativamente recente. Estes modelos, no entanto, são voltados para a manufatura, o que dificulta as suas aplicações na construção de edificações em virtude das peculiaridades do setor: tipo de produto e formação das empresas. Uma dessas peculiaridades diz respeito à não tradição das pequenas empresas (tamanho mais comum das organizações neste subsetor) pensarem estrategicamente e de se preocuparem com a explicitação de estratégias, o que faz com que, muitas vezes, elas não estejam motivadas para realizar um processo de formulação. Em virtude disso, desenvolveu-se um modelo de diagnóstico estratégico da produção com o intuito de se obter um instrumento de motivação para a formulação de estratégias de produção. Neste propósito, este artigo inicia com a apresentação do desenho do processo de diagnóstico, no qual se mostra todo o processo de montagem do diagnóstico, desde as entrevistas até o relatório, e finaliza com a análise dos vários diagnósticos e da contribuição dos mesmos como fonte motivadora da formulação.Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação em Administração2013-11-06T13:48:20Z2013-11-06T13:48:20Z1999info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfBARROS NETO, J. P. ; FENSTERSEIFER, J. E. ; FORMOSO, C. T. O diagnóstico estratégico da produção como instrumento de motivação para a formulação de estratégias de produção em pequenas empresas de construção de edificações. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 23., 1999, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu: Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação em Administração, 1999.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6495Barros Neto, José de PaulaFensterseifer, Jaime EvaldoFormoso, Carlos Torresporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-31T18:51:05Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/6495Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:28:39.975097Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O diagnóstico estratégico da produção como instrumento de motivação para a formulação de estratégias de produção em pequenas empresas de construção de edificações
title O diagnóstico estratégico da produção como instrumento de motivação para a formulação de estratégias de produção em pequenas empresas de construção de edificações
spellingShingle O diagnóstico estratégico da produção como instrumento de motivação para a formulação de estratégias de produção em pequenas empresas de construção de edificações
Barros Neto, José de Paula
Estratégia
title_short O diagnóstico estratégico da produção como instrumento de motivação para a formulação de estratégias de produção em pequenas empresas de construção de edificações
title_full O diagnóstico estratégico da produção como instrumento de motivação para a formulação de estratégias de produção em pequenas empresas de construção de edificações
title_fullStr O diagnóstico estratégico da produção como instrumento de motivação para a formulação de estratégias de produção em pequenas empresas de construção de edificações
title_full_unstemmed O diagnóstico estratégico da produção como instrumento de motivação para a formulação de estratégias de produção em pequenas empresas de construção de edificações
title_sort O diagnóstico estratégico da produção como instrumento de motivação para a formulação de estratégias de produção em pequenas empresas de construção de edificações
author Barros Neto, José de Paula
author_facet Barros Neto, José de Paula
Fensterseifer, Jaime Evaldo
Formoso, Carlos Torres
author_role author
author2 Fensterseifer, Jaime Evaldo
Formoso, Carlos Torres
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros Neto, José de Paula
Fensterseifer, Jaime Evaldo
Formoso, Carlos Torres
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia
topic Estratégia
description Existem atualmente vários modelos disponíveis de formulação de estratégias de produção, apesar de ser um tema de pesquisa relativamente recente. Estes modelos, no entanto, são voltados para a manufatura, o que dificulta as suas aplicações na construção de edificações em virtude das peculiaridades do setor: tipo de produto e formação das empresas. Uma dessas peculiaridades diz respeito à não tradição das pequenas empresas (tamanho mais comum das organizações neste subsetor) pensarem estrategicamente e de se preocuparem com a explicitação de estratégias, o que faz com que, muitas vezes, elas não estejam motivadas para realizar um processo de formulação. Em virtude disso, desenvolveu-se um modelo de diagnóstico estratégico da produção com o intuito de se obter um instrumento de motivação para a formulação de estratégias de produção. Neste propósito, este artigo inicia com a apresentação do desenho do processo de diagnóstico, no qual se mostra todo o processo de montagem do diagnóstico, desde as entrevistas até o relatório, e finaliza com a análise dos vários diagnósticos e da contribuição dos mesmos como fonte motivadora da formulação.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
2013-11-06T13:48:20Z
2013-11-06T13:48:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARROS NETO, J. P. ; FENSTERSEIFER, J. E. ; FORMOSO, C. T. O diagnóstico estratégico da produção como instrumento de motivação para a formulação de estratégias de produção em pequenas empresas de construção de edificações. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 23., 1999, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu: Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação em Administração, 1999.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6495
identifier_str_mv BARROS NETO, J. P. ; FENSTERSEIFER, J. E. ; FORMOSO, C. T. O diagnóstico estratégico da produção como instrumento de motivação para a formulação de estratégias de produção em pequenas empresas de construção de edificações. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 23., 1999, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu: Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação em Administração, 1999.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6495
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação em Administração
publisher.none.fl_str_mv Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação em Administração
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028820235583488