O diagnóstico estratégico da produção como instrumento de motivação para a formulação de estratégias de produção em pequenas empresas de construção de edificações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6495 |
Resumo: | Existem atualmente vários modelos disponíveis de formulação de estratégias de produção, apesar de ser um tema de pesquisa relativamente recente. Estes modelos, no entanto, são voltados para a manufatura, o que dificulta as suas aplicações na construção de edificações em virtude das peculiaridades do setor: tipo de produto e formação das empresas. Uma dessas peculiaridades diz respeito à não tradição das pequenas empresas (tamanho mais comum das organizações neste subsetor) pensarem estrategicamente e de se preocuparem com a explicitação de estratégias, o que faz com que, muitas vezes, elas não estejam motivadas para realizar um processo de formulação. Em virtude disso, desenvolveu-se um modelo de diagnóstico estratégico da produção com o intuito de se obter um instrumento de motivação para a formulação de estratégias de produção. Neste propósito, este artigo inicia com a apresentação do desenho do processo de diagnóstico, no qual se mostra todo o processo de montagem do diagnóstico, desde as entrevistas até o relatório, e finaliza com a análise dos vários diagnósticos e da contribuição dos mesmos como fonte motivadora da formulação. |
id |
UFC-7_6def91b9e8930eac902e22d686175ae7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/6495 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
O diagnóstico estratégico da produção como instrumento de motivação para a formulação de estratégias de produção em pequenas empresas de construção de edificaçõesEstratégiaExistem atualmente vários modelos disponíveis de formulação de estratégias de produção, apesar de ser um tema de pesquisa relativamente recente. Estes modelos, no entanto, são voltados para a manufatura, o que dificulta as suas aplicações na construção de edificações em virtude das peculiaridades do setor: tipo de produto e formação das empresas. Uma dessas peculiaridades diz respeito à não tradição das pequenas empresas (tamanho mais comum das organizações neste subsetor) pensarem estrategicamente e de se preocuparem com a explicitação de estratégias, o que faz com que, muitas vezes, elas não estejam motivadas para realizar um processo de formulação. Em virtude disso, desenvolveu-se um modelo de diagnóstico estratégico da produção com o intuito de se obter um instrumento de motivação para a formulação de estratégias de produção. Neste propósito, este artigo inicia com a apresentação do desenho do processo de diagnóstico, no qual se mostra todo o processo de montagem do diagnóstico, desde as entrevistas até o relatório, e finaliza com a análise dos vários diagnósticos e da contribuição dos mesmos como fonte motivadora da formulação.Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação em Administração2013-11-06T13:48:20Z2013-11-06T13:48:20Z1999info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfBARROS NETO, J. P. ; FENSTERSEIFER, J. E. ; FORMOSO, C. T. O diagnóstico estratégico da produção como instrumento de motivação para a formulação de estratégias de produção em pequenas empresas de construção de edificações. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 23., 1999, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu: Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação em Administração, 1999.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6495Barros Neto, José de PaulaFensterseifer, Jaime EvaldoFormoso, Carlos Torresporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-31T18:51:05Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/6495Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:28:39.975097Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O diagnóstico estratégico da produção como instrumento de motivação para a formulação de estratégias de produção em pequenas empresas de construção de edificações |
title |
O diagnóstico estratégico da produção como instrumento de motivação para a formulação de estratégias de produção em pequenas empresas de construção de edificações |
spellingShingle |
O diagnóstico estratégico da produção como instrumento de motivação para a formulação de estratégias de produção em pequenas empresas de construção de edificações Barros Neto, José de Paula Estratégia |
title_short |
O diagnóstico estratégico da produção como instrumento de motivação para a formulação de estratégias de produção em pequenas empresas de construção de edificações |
title_full |
O diagnóstico estratégico da produção como instrumento de motivação para a formulação de estratégias de produção em pequenas empresas de construção de edificações |
title_fullStr |
O diagnóstico estratégico da produção como instrumento de motivação para a formulação de estratégias de produção em pequenas empresas de construção de edificações |
title_full_unstemmed |
O diagnóstico estratégico da produção como instrumento de motivação para a formulação de estratégias de produção em pequenas empresas de construção de edificações |
title_sort |
O diagnóstico estratégico da produção como instrumento de motivação para a formulação de estratégias de produção em pequenas empresas de construção de edificações |
author |
Barros Neto, José de Paula |
author_facet |
Barros Neto, José de Paula Fensterseifer, Jaime Evaldo Formoso, Carlos Torres |
author_role |
author |
author2 |
Fensterseifer, Jaime Evaldo Formoso, Carlos Torres |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros Neto, José de Paula Fensterseifer, Jaime Evaldo Formoso, Carlos Torres |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégia |
topic |
Estratégia |
description |
Existem atualmente vários modelos disponíveis de formulação de estratégias de produção, apesar de ser um tema de pesquisa relativamente recente. Estes modelos, no entanto, são voltados para a manufatura, o que dificulta as suas aplicações na construção de edificações em virtude das peculiaridades do setor: tipo de produto e formação das empresas. Uma dessas peculiaridades diz respeito à não tradição das pequenas empresas (tamanho mais comum das organizações neste subsetor) pensarem estrategicamente e de se preocuparem com a explicitação de estratégias, o que faz com que, muitas vezes, elas não estejam motivadas para realizar um processo de formulação. Em virtude disso, desenvolveu-se um modelo de diagnóstico estratégico da produção com o intuito de se obter um instrumento de motivação para a formulação de estratégias de produção. Neste propósito, este artigo inicia com a apresentação do desenho do processo de diagnóstico, no qual se mostra todo o processo de montagem do diagnóstico, desde as entrevistas até o relatório, e finaliza com a análise dos vários diagnósticos e da contribuição dos mesmos como fonte motivadora da formulação. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999 2013-11-06T13:48:20Z 2013-11-06T13:48:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BARROS NETO, J. P. ; FENSTERSEIFER, J. E. ; FORMOSO, C. T. O diagnóstico estratégico da produção como instrumento de motivação para a formulação de estratégias de produção em pequenas empresas de construção de edificações. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 23., 1999, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu: Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação em Administração, 1999. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6495 |
identifier_str_mv |
BARROS NETO, J. P. ; FENSTERSEIFER, J. E. ; FORMOSO, C. T. O diagnóstico estratégico da produção como instrumento de motivação para a formulação de estratégias de produção em pequenas empresas de construção de edificações. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 23., 1999, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu: Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação em Administração, 1999. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6495 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação em Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação em Administração |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028820235583488 |