A crise da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa Júnior, Justino de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10234
Resumo: Este livro resulta da tese de doutorado desenvolvida durante o período de 1997 a 2001 na Faculdade de Educação da UFMG. Ele procura compreender a crise em que se viram colocados os sistemas nacionais de educação, enquanto modelos de educação e de escola que têm sua origem e seus parâmetros nos ideais democráticos da Revolução Francesa. Esses sistemas ganharam o impulso definitivo para sua consolidação com o desenvolvimento das relações capitalistas de produção e de todo o sistema sociometabólico correspondente. Eles têm como princípios o caráter público, a obrigatoriedade, a gratuidade e a laicidade, e representam o esforço dos Estados nacionais em consolidar as bases materiais e espirituais das sociedades modernas. O Estado é, assim, o instrumento que controla, define as leis de funcionamento e financia a maior parte das iniciativas educacionais por meio de suas instituições públicas. Sob a égide do Estado, isto é, sob seu controle, sua capacidade de determinação de normas, sua fiscalização, avaliação e financiamento, encontra-se todo o conjunto do sistema com suas instituições públicas e privadas.
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