A crise da escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10234 |
Resumo: | Este livro resulta da tese de doutorado desenvolvida durante o período de 1997 a 2001 na Faculdade de Educação da UFMG. Ele procura compreender a crise em que se viram colocados os sistemas nacionais de educação, enquanto modelos de educação e de escola que têm sua origem e seus parâmetros nos ideais democráticos da Revolução Francesa. Esses sistemas ganharam o impulso definitivo para sua consolidação com o desenvolvimento das relações capitalistas de produção e de todo o sistema sociometabólico correspondente. Eles têm como princípios o caráter público, a obrigatoriedade, a gratuidade e a laicidade, e representam o esforço dos Estados nacionais em consolidar as bases materiais e espirituais das sociedades modernas. O Estado é, assim, o instrumento que controla, define as leis de funcionamento e financia a maior parte das iniciativas educacionais por meio de suas instituições públicas. Sob a égide do Estado, isto é, sob seu controle, sua capacidade de determinação de normas, sua fiscalização, avaliação e financiamento, encontra-se todo o conjunto do sistema com suas instituições públicas e privadas. |
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A crise da escolaEducação - Aspectos políticosEducação e EstadoPolítica socialEste livro resulta da tese de doutorado desenvolvida durante o período de 1997 a 2001 na Faculdade de Educação da UFMG. Ele procura compreender a crise em que se viram colocados os sistemas nacionais de educação, enquanto modelos de educação e de escola que têm sua origem e seus parâmetros nos ideais democráticos da Revolução Francesa. Esses sistemas ganharam o impulso definitivo para sua consolidação com o desenvolvimento das relações capitalistas de produção e de todo o sistema sociometabólico correspondente. Eles têm como princípios o caráter público, a obrigatoriedade, a gratuidade e a laicidade, e representam o esforço dos Estados nacionais em consolidar as bases materiais e espirituais das sociedades modernas. O Estado é, assim, o instrumento que controla, define as leis de funcionamento e financia a maior parte das iniciativas educacionais por meio de suas instituições públicas. Sob a égide do Estado, isto é, sob seu controle, sua capacidade de determinação de normas, sua fiscalização, avaliação e financiamento, encontra-se todo o conjunto do sistema com suas instituições públicas e privadas.Editora UFC2014-12-12T13:30:52Z2014-12-12T13:30:52Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookSOUSA JÚNIOR, Justino de. A Crise na Escola. E-book. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2014. 288 p. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10234. Acesso em:http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10234Sousa Júnior, Justino deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-09T19:39:07Zoai:www.repositorio.ufc.br:riufc/10234Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2021-11-09T19:39:07Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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