Os hábitos de consumo das gerações y e z: a dimensão ambiental nos contextos familiar e escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scharf, Edson Roberto
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Rosa, Célio Paulo, Oliveira, Denise
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7480
Resumo: The aim of this study was to identify if the acquisition of knowledge about sustainability for Y and Z generations occurs in family or school contexts. Characterized as quantitative and descriptive, this study used a questionnaire adapted from Bhattacharya; Korschun; Sen (2009). Students of high school and graduation courses from two campi of federal institutes,located in Santa Catarina and Rio Grande do Sul, participated in this study. The main results showed that Y and Z generations emphasize, respectively, school and family as responsible for teaching sustainability; that for both generations the family is better able to teach the topic of sustainability; and both Y and Z generations understand that examples of good practices related to sustainability must come from the school. The fi ndings allow to suggest that the acquisition of knowledge about sustainability in family and school contexts may be important precedent in consumer habits and that organizations should develop communication with the market in order to favor a proper construction of purchase and consumption process, current and future.
id UFC-7_7a4cf7c4bc4bf295e32a15e982bf638a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/7480
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Os hábitos de consumo das gerações y e z: a dimensão ambiental nos contextos familiar e escolarDesenvolvimento sustentávelMarketingThe aim of this study was to identify if the acquisition of knowledge about sustainability for Y and Z generations occurs in family or school contexts. Characterized as quantitative and descriptive, this study used a questionnaire adapted from Bhattacharya; Korschun; Sen (2009). Students of high school and graduation courses from two campi of federal institutes,located in Santa Catarina and Rio Grande do Sul, participated in this study. The main results showed that Y and Z generations emphasize, respectively, school and family as responsible for teaching sustainability; that for both generations the family is better able to teach the topic of sustainability; and both Y and Z generations understand that examples of good practices related to sustainability must come from the school. The fi ndings allow to suggest that the acquisition of knowledge about sustainability in family and school contexts may be important precedent in consumer habits and that organizations should develop communication with the market in order to favor a proper construction of purchase and consumption process, current and future.O objetivo deste trabalho foi identifi car se a aquisição do conhecimento sobre sustentabilidade pelas gerações Y e Z ocorre no contexto familiar ou no escolar. Classifi cado como quantitativo, de caráter descritivo, o estudo se valeu de questionário adaptado de Bhattacharya; Korschun; Sen (2009). Participaram estudantes dos cursos de nível médio e superior de dois campi de institutos federais, localizados em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Os resultados principais mostraram que as gerações Y e Z enfatizam, respectivamente, a escola e a família como responsáveis pelo ensino de sustentabilidade; que para ambas as gerações a família tem mais condições de ensinar o tema sustentabilidade; que as duas gerações entendem que os exemplos de boas práticas relacionadas à sustentabilidade devem vir da escola. As conclusões permitem sugerir que a aquisição de conhecimento sobre sustentabilidade nos contextos familiar e escolar pode ser importante precedente para hábitos de consumo e que as organizações devem desenvolver comunicação ao mercado, que favoreça a construção adequada de processos de decisão de compra e consumo, atuais e futuros.José Carlos Lázaro da Silva Filho2014-02-25T17:45:54Z2014-02-25T17:45:54Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSCHARF, E. R.; ROSA, C. P.; OLIVEIRA, D. Os hábitos de consumo das gerações y e z: a dimensão ambiental nos contextos familiar e escolar. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 10, n. 1, p. 48-60, jan./jun. 20122178-92581678-2089http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7480Scharf, Edson RobertoRosa, Célio PauloOliveira, Deniseporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-17T12:58:39Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/7480Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:43:51.402046Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Os hábitos de consumo das gerações y e z: a dimensão ambiental nos contextos familiar e escolar
title Os hábitos de consumo das gerações y e z: a dimensão ambiental nos contextos familiar e escolar
spellingShingle Os hábitos de consumo das gerações y e z: a dimensão ambiental nos contextos familiar e escolar
Scharf, Edson Roberto
Desenvolvimento sustentável
Marketing
title_short Os hábitos de consumo das gerações y e z: a dimensão ambiental nos contextos familiar e escolar
title_full Os hábitos de consumo das gerações y e z: a dimensão ambiental nos contextos familiar e escolar
title_fullStr Os hábitos de consumo das gerações y e z: a dimensão ambiental nos contextos familiar e escolar
title_full_unstemmed Os hábitos de consumo das gerações y e z: a dimensão ambiental nos contextos familiar e escolar
title_sort Os hábitos de consumo das gerações y e z: a dimensão ambiental nos contextos familiar e escolar
author Scharf, Edson Roberto
author_facet Scharf, Edson Roberto
Rosa, Célio Paulo
Oliveira, Denise
author_role author
author2 Rosa, Célio Paulo
Oliveira, Denise
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scharf, Edson Roberto
Rosa, Célio Paulo
Oliveira, Denise
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento sustentável
Marketing
topic Desenvolvimento sustentável
Marketing
description The aim of this study was to identify if the acquisition of knowledge about sustainability for Y and Z generations occurs in family or school contexts. Characterized as quantitative and descriptive, this study used a questionnaire adapted from Bhattacharya; Korschun; Sen (2009). Students of high school and graduation courses from two campi of federal institutes,located in Santa Catarina and Rio Grande do Sul, participated in this study. The main results showed that Y and Z generations emphasize, respectively, school and family as responsible for teaching sustainability; that for both generations the family is better able to teach the topic of sustainability; and both Y and Z generations understand that examples of good practices related to sustainability must come from the school. The fi ndings allow to suggest that the acquisition of knowledge about sustainability in family and school contexts may be important precedent in consumer habits and that organizations should develop communication with the market in order to favor a proper construction of purchase and consumption process, current and future.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2014-02-25T17:45:54Z
2014-02-25T17:45:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SCHARF, E. R.; ROSA, C. P.; OLIVEIRA, D. Os hábitos de consumo das gerações y e z: a dimensão ambiental nos contextos familiar e escolar. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 10, n. 1, p. 48-60, jan./jun. 2012
2178-9258
1678-2089
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7480
identifier_str_mv SCHARF, E. R.; ROSA, C. P.; OLIVEIRA, D. Os hábitos de consumo das gerações y e z: a dimensão ambiental nos contextos familiar e escolar. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 10, n. 1, p. 48-60, jan./jun. 2012
2178-9258
1678-2089
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv José Carlos Lázaro da Silva Filho
publisher.none.fl_str_mv José Carlos Lázaro da Silva Filho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028923630419968