A leitura literária no curso secundário e o ideal humanista de formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Rejane Rodrigues Almeida de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Medeiros, Constantino Luz de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63370
Resumo: The article analyzes the forms of representation of reading in the classroom present in educational periodicals and schoolbooks that discuss curriculum or literary reading, such as Revista Pedagógica (1894-1896), Revista de Educação (1927-1961), the Antologia nacional (1895) by Fausto Barreto and Carlos de Laet, Seleta clássica (1914), by João Ribeiro, and Céu, terra e mar (1914), by Alberto de Oliveira, and Português através de textos (1969), by Magda Soares. The aim of the paper is to show that the precedence of literary reading in Portuguese language teaching until the 1960s seems to preserve the heritage of the classical tradition, at the same time that it is part of a long debate about humanistic and scientific education in the secondary school curriculum. The clash between literary and scientific culture in the secondary school curriculum led to the gradual elimination of classical subjects at this level. On the other hand, the practice of reading literary texts remains in the Portuguese school subject, until the 1960s, as a characteristic feature of literary culture in Brazil.
id UFC-7_7db77848ff2c9b1eecdd17cd90e77f76
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/63370
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A leitura literária no curso secundário e o ideal humanista de formaçãoLiterary reading in high school and the humanistic ideal of educationEnsino de leituraCurrículoCurso SecundárioHistória da disciplina escolar PortuguêsThe article analyzes the forms of representation of reading in the classroom present in educational periodicals and schoolbooks that discuss curriculum or literary reading, such as Revista Pedagógica (1894-1896), Revista de Educação (1927-1961), the Antologia nacional (1895) by Fausto Barreto and Carlos de Laet, Seleta clássica (1914), by João Ribeiro, and Céu, terra e mar (1914), by Alberto de Oliveira, and Português através de textos (1969), by Magda Soares. The aim of the paper is to show that the precedence of literary reading in Portuguese language teaching until the 1960s seems to preserve the heritage of the classical tradition, at the same time that it is part of a long debate about humanistic and scientific education in the secondary school curriculum. The clash between literary and scientific culture in the secondary school curriculum led to the gradual elimination of classical subjects at this level. On the other hand, the practice of reading literary texts remains in the Portuguese school subject, until the 1960s, as a characteristic feature of literary culture in Brazil.O artigo analisa as formas de representação da leitura em sala de aula presentes em periódicos educacionais e livros escolares que discutem o currículo ou a leitura literária, tais como Revista Pedagógica (1894-1896), Revista de Educação (1927-1961) a Antologia nacional (1895) de Fausto Barreto e Carlos de Laet, Seleta clássica (1914), de João Ribeiro, e Céu, terra e mar (1914), de Alberto de Oliveira, Português através de textos (1969), de Magda Soares. Busca-se demonstrar que a precedência da leitura literária no ensino de língua portuguesa, até a década de 1960, parece conservar uma herança da tradição clássica, ao mesmo tempo em que é parte integrante de um longo debate sobre a formação humanista e a cientificista no currículo do curso secundário. O embate travado entre a cultura literária e a cultura científica no currículo do ensino secundário ocasionou a eliminação gradativa das disciplinas clássicas nesse nível de ensino. Por outro lado, a prática de leitura de textos literários permanece na disciplina escolar português, até os anos de 1960, como traço característico da cultura literária no Brasil.Revista Entrelaces2022-01-06T17:45:05Z2022-01-06T17:45:05Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMEDEIROS, Rejane Rodrigues Almeida de; MEDEIROS, Constantino Luz de. A leitura literária no curso secundário e o ideal humanista de formação. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 12, n. 24, p. 234-253, abr./jun. 2021.2596-2817http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63370Medeiros, Rejane Rodrigues Almeida deMedeiros, Constantino Luz deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-17T14:11:37Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/63370Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:15:48.889681Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A leitura literária no curso secundário e o ideal humanista de formação
Literary reading in high school and the humanistic ideal of education
title A leitura literária no curso secundário e o ideal humanista de formação
spellingShingle A leitura literária no curso secundário e o ideal humanista de formação
Medeiros, Rejane Rodrigues Almeida de
Ensino de leitura
Currículo
Curso Secundário
História da disciplina escolar Português
title_short A leitura literária no curso secundário e o ideal humanista de formação
title_full A leitura literária no curso secundário e o ideal humanista de formação
title_fullStr A leitura literária no curso secundário e o ideal humanista de formação
title_full_unstemmed A leitura literária no curso secundário e o ideal humanista de formação
title_sort A leitura literária no curso secundário e o ideal humanista de formação
author Medeiros, Rejane Rodrigues Almeida de
author_facet Medeiros, Rejane Rodrigues Almeida de
Medeiros, Constantino Luz de
author_role author
author2 Medeiros, Constantino Luz de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Rejane Rodrigues Almeida de
Medeiros, Constantino Luz de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de leitura
Currículo
Curso Secundário
História da disciplina escolar Português
topic Ensino de leitura
Currículo
Curso Secundário
História da disciplina escolar Português
description The article analyzes the forms of representation of reading in the classroom present in educational periodicals and schoolbooks that discuss curriculum or literary reading, such as Revista Pedagógica (1894-1896), Revista de Educação (1927-1961), the Antologia nacional (1895) by Fausto Barreto and Carlos de Laet, Seleta clássica (1914), by João Ribeiro, and Céu, terra e mar (1914), by Alberto de Oliveira, and Português através de textos (1969), by Magda Soares. The aim of the paper is to show that the precedence of literary reading in Portuguese language teaching until the 1960s seems to preserve the heritage of the classical tradition, at the same time that it is part of a long debate about humanistic and scientific education in the secondary school curriculum. The clash between literary and scientific culture in the secondary school curriculum led to the gradual elimination of classical subjects at this level. On the other hand, the practice of reading literary texts remains in the Portuguese school subject, until the 1960s, as a characteristic feature of literary culture in Brazil.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-01-06T17:45:05Z
2022-01-06T17:45:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MEDEIROS, Rejane Rodrigues Almeida de; MEDEIROS, Constantino Luz de. A leitura literária no curso secundário e o ideal humanista de formação. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 12, n. 24, p. 234-253, abr./jun. 2021.
2596-2817
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63370
identifier_str_mv MEDEIROS, Rejane Rodrigues Almeida de; MEDEIROS, Constantino Luz de. A leitura literária no curso secundário e o ideal humanista de formação. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 12, n. 24, p. 234-253, abr./jun. 2021.
2596-2817
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Entrelaces
publisher.none.fl_str_mv Revista Entrelaces
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028728256593920