A interação promovendo a aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Anna Costa
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46863
Resumo: A formação do grupo de alfabetizandos foi uma etapa que vivenciou diferentes episódios. No início, durante a divulgação do programa, vários alunos apareceram, demonstrando muito interesse em participar do grupo. Ao final da inscrição, haviam inscritas quatorze pessoas. Quando iniciei as aulas, nem todos os alunos que estavam inscritos compareceram. Resolvi, assim, divulgar na Comunidade Jesus e Maria que já tinha iniciado as aulas. Tal procedimento foi bem sucedido, uma vez que apareceram mais alunos, alguns que não sabiam que o curso tinha começado e outros que não tinham nem conhecimento dele. Com a turma composta por nove alunos, iniciei o trabalho. No decorrer das aulas, observei que outras dificuldades foram aparecendo. Alguns alunos tiveram que sair do curso para trabalhar, por problemas de saúde, e outros simplesmente desistiram. É importante registrar que estes últimos deixaram claro a falta de esperança e a baixa auto-estima que tinham com relação à aprendizagem da leitura e da escrita. . Cabe destacar que, mesmo não tendo encerrado o curso com o mesmo número de alunos que iniciamos, alguns aspectos considerados importantes, relacionados àqueles que desistiram do programa, serão considerados quando necessário.[...]
id UFC-7_83eaf084e1f7e377e934b1df2c019298
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/46863
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A interação promovendo a aprendizagemProjeto Alfabetizar(se)Alfabetização de adultosAmbiente de sala de aulaA formação do grupo de alfabetizandos foi uma etapa que vivenciou diferentes episódios. No início, durante a divulgação do programa, vários alunos apareceram, demonstrando muito interesse em participar do grupo. Ao final da inscrição, haviam inscritas quatorze pessoas. Quando iniciei as aulas, nem todos os alunos que estavam inscritos compareceram. Resolvi, assim, divulgar na Comunidade Jesus e Maria que já tinha iniciado as aulas. Tal procedimento foi bem sucedido, uma vez que apareceram mais alunos, alguns que não sabiam que o curso tinha começado e outros que não tinham nem conhecimento dele. Com a turma composta por nove alunos, iniciei o trabalho. No decorrer das aulas, observei que outras dificuldades foram aparecendo. Alguns alunos tiveram que sair do curso para trabalhar, por problemas de saúde, e outros simplesmente desistiram. É importante registrar que estes últimos deixaram claro a falta de esperança e a baixa auto-estima que tinham com relação à aprendizagem da leitura e da escrita. . Cabe destacar que, mesmo não tendo encerrado o curso com o mesmo número de alunos que iniciamos, alguns aspectos considerados importantes, relacionados àqueles que desistiram do programa, serão considerados quando necessário.[...]Edições UFC2019-10-17T13:48:31Z2019-10-17T13:48:31Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfFERNANDES, Anna Costa. A interação promovendo a aprendizagem. In: MAMEDE, Inês Cristina de Melo; ALVITE, Maria Mercedes Capelo; GUIMARÃES, Maria Teresa Albuquerque; TESSER, Ozir; TESSER, Rita Accioly (orgs.). Alfabetizar(se): o desafio de ler, escrever e compreender o mundo. Fortaleza: Edições UFC, 2007. p. 151-157.978-85-7282-247-3http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46863Fernandes, Anna Costaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-17T13:48:31Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/46863Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:38:37.160318Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A interação promovendo a aprendizagem
title A interação promovendo a aprendizagem
spellingShingle A interação promovendo a aprendizagem
Fernandes, Anna Costa
Projeto Alfabetizar(se)
Alfabetização de adultos
Ambiente de sala de aula
title_short A interação promovendo a aprendizagem
title_full A interação promovendo a aprendizagem
title_fullStr A interação promovendo a aprendizagem
title_full_unstemmed A interação promovendo a aprendizagem
title_sort A interação promovendo a aprendizagem
author Fernandes, Anna Costa
author_facet Fernandes, Anna Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Anna Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto Alfabetizar(se)
Alfabetização de adultos
Ambiente de sala de aula
topic Projeto Alfabetizar(se)
Alfabetização de adultos
Ambiente de sala de aula
description A formação do grupo de alfabetizandos foi uma etapa que vivenciou diferentes episódios. No início, durante a divulgação do programa, vários alunos apareceram, demonstrando muito interesse em participar do grupo. Ao final da inscrição, haviam inscritas quatorze pessoas. Quando iniciei as aulas, nem todos os alunos que estavam inscritos compareceram. Resolvi, assim, divulgar na Comunidade Jesus e Maria que já tinha iniciado as aulas. Tal procedimento foi bem sucedido, uma vez que apareceram mais alunos, alguns que não sabiam que o curso tinha começado e outros que não tinham nem conhecimento dele. Com a turma composta por nove alunos, iniciei o trabalho. No decorrer das aulas, observei que outras dificuldades foram aparecendo. Alguns alunos tiveram que sair do curso para trabalhar, por problemas de saúde, e outros simplesmente desistiram. É importante registrar que estes últimos deixaram claro a falta de esperança e a baixa auto-estima que tinham com relação à aprendizagem da leitura e da escrita. . Cabe destacar que, mesmo não tendo encerrado o curso com o mesmo número de alunos que iniciamos, alguns aspectos considerados importantes, relacionados àqueles que desistiram do programa, serão considerados quando necessário.[...]
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2019-10-17T13:48:31Z
2019-10-17T13:48:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERNANDES, Anna Costa. A interação promovendo a aprendizagem. In: MAMEDE, Inês Cristina de Melo; ALVITE, Maria Mercedes Capelo; GUIMARÃES, Maria Teresa Albuquerque; TESSER, Ozir; TESSER, Rita Accioly (orgs.). Alfabetizar(se): o desafio de ler, escrever e compreender o mundo. Fortaleza: Edições UFC, 2007. p. 151-157.
978-85-7282-247-3
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46863
identifier_str_mv FERNANDES, Anna Costa. A interação promovendo a aprendizagem. In: MAMEDE, Inês Cristina de Melo; ALVITE, Maria Mercedes Capelo; GUIMARÃES, Maria Teresa Albuquerque; TESSER, Ozir; TESSER, Rita Accioly (orgs.). Alfabetizar(se): o desafio de ler, escrever e compreender o mundo. Fortaleza: Edições UFC, 2007. p. 151-157.
978-85-7282-247-3
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46863
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028889020071936