A interação promovendo a aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46863 |
Resumo: | A formação do grupo de alfabetizandos foi uma etapa que vivenciou diferentes episódios. No início, durante a divulgação do programa, vários alunos apareceram, demonstrando muito interesse em participar do grupo. Ao final da inscrição, haviam inscritas quatorze pessoas. Quando iniciei as aulas, nem todos os alunos que estavam inscritos compareceram. Resolvi, assim, divulgar na Comunidade Jesus e Maria que já tinha iniciado as aulas. Tal procedimento foi bem sucedido, uma vez que apareceram mais alunos, alguns que não sabiam que o curso tinha começado e outros que não tinham nem conhecimento dele. Com a turma composta por nove alunos, iniciei o trabalho. No decorrer das aulas, observei que outras dificuldades foram aparecendo. Alguns alunos tiveram que sair do curso para trabalhar, por problemas de saúde, e outros simplesmente desistiram. É importante registrar que estes últimos deixaram claro a falta de esperança e a baixa auto-estima que tinham com relação à aprendizagem da leitura e da escrita. . Cabe destacar que, mesmo não tendo encerrado o curso com o mesmo número de alunos que iniciamos, alguns aspectos considerados importantes, relacionados àqueles que desistiram do programa, serão considerados quando necessário.[...] |
id |
UFC-7_83eaf084e1f7e377e934b1df2c019298 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/46863 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A interação promovendo a aprendizagemProjeto Alfabetizar(se)Alfabetização de adultosAmbiente de sala de aulaA formação do grupo de alfabetizandos foi uma etapa que vivenciou diferentes episódios. No início, durante a divulgação do programa, vários alunos apareceram, demonstrando muito interesse em participar do grupo. Ao final da inscrição, haviam inscritas quatorze pessoas. Quando iniciei as aulas, nem todos os alunos que estavam inscritos compareceram. Resolvi, assim, divulgar na Comunidade Jesus e Maria que já tinha iniciado as aulas. Tal procedimento foi bem sucedido, uma vez que apareceram mais alunos, alguns que não sabiam que o curso tinha começado e outros que não tinham nem conhecimento dele. Com a turma composta por nove alunos, iniciei o trabalho. No decorrer das aulas, observei que outras dificuldades foram aparecendo. Alguns alunos tiveram que sair do curso para trabalhar, por problemas de saúde, e outros simplesmente desistiram. É importante registrar que estes últimos deixaram claro a falta de esperança e a baixa auto-estima que tinham com relação à aprendizagem da leitura e da escrita. . Cabe destacar que, mesmo não tendo encerrado o curso com o mesmo número de alunos que iniciamos, alguns aspectos considerados importantes, relacionados àqueles que desistiram do programa, serão considerados quando necessário.[...]Edições UFC2019-10-17T13:48:31Z2019-10-17T13:48:31Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfFERNANDES, Anna Costa. A interação promovendo a aprendizagem. In: MAMEDE, Inês Cristina de Melo; ALVITE, Maria Mercedes Capelo; GUIMARÃES, Maria Teresa Albuquerque; TESSER, Ozir; TESSER, Rita Accioly (orgs.). Alfabetizar(se): o desafio de ler, escrever e compreender o mundo. Fortaleza: Edições UFC, 2007. p. 151-157.978-85-7282-247-3http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46863Fernandes, Anna Costaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-17T13:48:31Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/46863Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:38:37.160318Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A interação promovendo a aprendizagem |
title |
A interação promovendo a aprendizagem |
spellingShingle |
A interação promovendo a aprendizagem Fernandes, Anna Costa Projeto Alfabetizar(se) Alfabetização de adultos Ambiente de sala de aula |
title_short |
A interação promovendo a aprendizagem |
title_full |
A interação promovendo a aprendizagem |
title_fullStr |
A interação promovendo a aprendizagem |
title_full_unstemmed |
A interação promovendo a aprendizagem |
title_sort |
A interação promovendo a aprendizagem |
author |
Fernandes, Anna Costa |
author_facet |
Fernandes, Anna Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Anna Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projeto Alfabetizar(se) Alfabetização de adultos Ambiente de sala de aula |
topic |
Projeto Alfabetizar(se) Alfabetização de adultos Ambiente de sala de aula |
description |
A formação do grupo de alfabetizandos foi uma etapa que vivenciou diferentes episódios. No início, durante a divulgação do programa, vários alunos apareceram, demonstrando muito interesse em participar do grupo. Ao final da inscrição, haviam inscritas quatorze pessoas. Quando iniciei as aulas, nem todos os alunos que estavam inscritos compareceram. Resolvi, assim, divulgar na Comunidade Jesus e Maria que já tinha iniciado as aulas. Tal procedimento foi bem sucedido, uma vez que apareceram mais alunos, alguns que não sabiam que o curso tinha começado e outros que não tinham nem conhecimento dele. Com a turma composta por nove alunos, iniciei o trabalho. No decorrer das aulas, observei que outras dificuldades foram aparecendo. Alguns alunos tiveram que sair do curso para trabalhar, por problemas de saúde, e outros simplesmente desistiram. É importante registrar que estes últimos deixaram claro a falta de esperança e a baixa auto-estima que tinham com relação à aprendizagem da leitura e da escrita. . Cabe destacar que, mesmo não tendo encerrado o curso com o mesmo número de alunos que iniciamos, alguns aspectos considerados importantes, relacionados àqueles que desistiram do programa, serão considerados quando necessário.[...] |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2019-10-17T13:48:31Z 2019-10-17T13:48:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FERNANDES, Anna Costa. A interação promovendo a aprendizagem. In: MAMEDE, Inês Cristina de Melo; ALVITE, Maria Mercedes Capelo; GUIMARÃES, Maria Teresa Albuquerque; TESSER, Ozir; TESSER, Rita Accioly (orgs.). Alfabetizar(se): o desafio de ler, escrever e compreender o mundo. Fortaleza: Edições UFC, 2007. p. 151-157. 978-85-7282-247-3 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46863 |
identifier_str_mv |
FERNANDES, Anna Costa. A interação promovendo a aprendizagem. In: MAMEDE, Inês Cristina de Melo; ALVITE, Maria Mercedes Capelo; GUIMARÃES, Maria Teresa Albuquerque; TESSER, Ozir; TESSER, Rita Accioly (orgs.). Alfabetizar(se): o desafio de ler, escrever e compreender o mundo. Fortaleza: Edições UFC, 2007. p. 151-157. 978-85-7282-247-3 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46863 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UFC |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UFC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028889020071936 |