A criatividade em aspectos formadores e práticos: contribuições do pet pedagogia UFC na construção de um pedagogo inovador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baima, Thays Lenny Mesquita
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Porto, Bernadete de Souza
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48149
Resumo: O presente artigo é produto de uma reflexão teórica e prática referente as contribuições do Programa de Educação Tutorial- PET Pedagogia na Universidade Federal do Ceará- UFC, sobre a formação de um pedagogo inovador, considerando aspectos que competem à criatividade. Esta pesquisa foi instigada mediante as experiências e análises da autora deste artigo, que é bolsista do programa, referente ao II Ciclo de Artes, uma ação organizada pelo grupo que se deu no segundo semestre de 2015. Este trabalho tem como pretensão, refletir sobre o modo que o PET Pedagogia contribui para a formação de um pedagogo arrojado no ponto de vista da criatividade, assim como entender a importância da criatividade na prática docente, além de perceber como a criatividade foi inserida na atividade que é objeto de reflexão da pesquisadora. A metodologia utilizada baseia-se na descrição e reflexão da atividade realizada no período já supracitado, tendo como alicerce as observações do diário de campo da estudante à luz da revisão da literatura do que é criatividade de acordo com Martinez (2003), a relação que o pedagogo possui com a mesma segundo Torrance (1978) e a importância de uma ação criativa conforme Wechsler (2002). O II Ciclo de artes, consiste em um evento proporcionado para toda a comunidade, com o intuito de proporcionar experiências artísticas, desse modo os bolsistas do programa organizaram oficinas que perpassavam o cinema até a sonorizacão da contação de histórias, proporcionando a todos de dentro e fora do curso uma formação diferenciada. Acarretando a todos momentos de fruição da criatividade. Foi possível perceber que atmosfera que existe entre a equipe permite a manifestação da criatividade dos bolsistas desde a criação e programação de projetos e ações conjuntas, até a divulgação e prática delas, colaborando para que dentro da sala de aula os futuros pedagogos exerçam uma prática dinâmica que rompa com o que está posto no âmbito da educação.
id UFC-7_8bfb1ee04f43b77c6f1bbaed1f0029a2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/48149
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A criatividade em aspectos formadores e práticos: contribuições do pet pedagogia UFC na construção de um pedagogo inovadorFormaçãoPrograma de educação tutorialCriatividadeO presente artigo é produto de uma reflexão teórica e prática referente as contribuições do Programa de Educação Tutorial- PET Pedagogia na Universidade Federal do Ceará- UFC, sobre a formação de um pedagogo inovador, considerando aspectos que competem à criatividade. Esta pesquisa foi instigada mediante as experiências e análises da autora deste artigo, que é bolsista do programa, referente ao II Ciclo de Artes, uma ação organizada pelo grupo que se deu no segundo semestre de 2015. Este trabalho tem como pretensão, refletir sobre o modo que o PET Pedagogia contribui para a formação de um pedagogo arrojado no ponto de vista da criatividade, assim como entender a importância da criatividade na prática docente, além de perceber como a criatividade foi inserida na atividade que é objeto de reflexão da pesquisadora. A metodologia utilizada baseia-se na descrição e reflexão da atividade realizada no período já supracitado, tendo como alicerce as observações do diário de campo da estudante à luz da revisão da literatura do que é criatividade de acordo com Martinez (2003), a relação que o pedagogo possui com a mesma segundo Torrance (1978) e a importância de uma ação criativa conforme Wechsler (2002). O II Ciclo de artes, consiste em um evento proporcionado para toda a comunidade, com o intuito de proporcionar experiências artísticas, desse modo os bolsistas do programa organizaram oficinas que perpassavam o cinema até a sonorizacão da contação de histórias, proporcionando a todos de dentro e fora do curso uma formação diferenciada. Acarretando a todos momentos de fruição da criatividade. Foi possível perceber que atmosfera que existe entre a equipe permite a manifestação da criatividade dos bolsistas desde a criação e programação de projetos e ações conjuntas, até a divulgação e prática delas, colaborando para que dentro da sala de aula os futuros pedagogos exerçam uma prática dinâmica que rompa com o que está posto no âmbito da educação.Universidade Federal do Ceará2019-12-04T16:37:11Z2019-12-04T16:37:11Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfBAIMA, Thays Lenny Mesquita; PORTO, Bernadete de Souza. A criatividade em aspectos formadores e práticos: contribuições do pet pedagogia UFC na construção de um pedagogo inovador. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Programas de Educação Tutorial, 3).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48149Baima, Thays Lenny MesquitaPorto, Bernadete de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T18:36:28Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/48149Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-10-02T18:36:28Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A criatividade em aspectos formadores e práticos: contribuições do pet pedagogia UFC na construção de um pedagogo inovador
title A criatividade em aspectos formadores e práticos: contribuições do pet pedagogia UFC na construção de um pedagogo inovador
spellingShingle A criatividade em aspectos formadores e práticos: contribuições do pet pedagogia UFC na construção de um pedagogo inovador
Baima, Thays Lenny Mesquita
Formação
Programa de educação tutorial
Criatividade
title_short A criatividade em aspectos formadores e práticos: contribuições do pet pedagogia UFC na construção de um pedagogo inovador
title_full A criatividade em aspectos formadores e práticos: contribuições do pet pedagogia UFC na construção de um pedagogo inovador
title_fullStr A criatividade em aspectos formadores e práticos: contribuições do pet pedagogia UFC na construção de um pedagogo inovador
title_full_unstemmed A criatividade em aspectos formadores e práticos: contribuições do pet pedagogia UFC na construção de um pedagogo inovador
title_sort A criatividade em aspectos formadores e práticos: contribuições do pet pedagogia UFC na construção de um pedagogo inovador
author Baima, Thays Lenny Mesquita
author_facet Baima, Thays Lenny Mesquita
Porto, Bernadete de Souza
author_role author
author2 Porto, Bernadete de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baima, Thays Lenny Mesquita
Porto, Bernadete de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Formação
Programa de educação tutorial
Criatividade
topic Formação
Programa de educação tutorial
Criatividade
description O presente artigo é produto de uma reflexão teórica e prática referente as contribuições do Programa de Educação Tutorial- PET Pedagogia na Universidade Federal do Ceará- UFC, sobre a formação de um pedagogo inovador, considerando aspectos que competem à criatividade. Esta pesquisa foi instigada mediante as experiências e análises da autora deste artigo, que é bolsista do programa, referente ao II Ciclo de Artes, uma ação organizada pelo grupo que se deu no segundo semestre de 2015. Este trabalho tem como pretensão, refletir sobre o modo que o PET Pedagogia contribui para a formação de um pedagogo arrojado no ponto de vista da criatividade, assim como entender a importância da criatividade na prática docente, além de perceber como a criatividade foi inserida na atividade que é objeto de reflexão da pesquisadora. A metodologia utilizada baseia-se na descrição e reflexão da atividade realizada no período já supracitado, tendo como alicerce as observações do diário de campo da estudante à luz da revisão da literatura do que é criatividade de acordo com Martinez (2003), a relação que o pedagogo possui com a mesma segundo Torrance (1978) e a importância de uma ação criativa conforme Wechsler (2002). O II Ciclo de artes, consiste em um evento proporcionado para toda a comunidade, com o intuito de proporcionar experiências artísticas, desse modo os bolsistas do programa organizaram oficinas que perpassavam o cinema até a sonorizacão da contação de histórias, proporcionando a todos de dentro e fora do curso uma formação diferenciada. Acarretando a todos momentos de fruição da criatividade. Foi possível perceber que atmosfera que existe entre a equipe permite a manifestação da criatividade dos bolsistas desde a criação e programação de projetos e ações conjuntas, até a divulgação e prática delas, colaborando para que dentro da sala de aula os futuros pedagogos exerçam uma prática dinâmica que rompa com o que está posto no âmbito da educação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-12-04T16:37:11Z
2019-12-04T16:37:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BAIMA, Thays Lenny Mesquita; PORTO, Bernadete de Souza. A criatividade em aspectos formadores e práticos: contribuições do pet pedagogia UFC na construção de um pedagogo inovador. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Programas de Educação Tutorial, 3).
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48149
identifier_str_mv BAIMA, Thays Lenny Mesquita; PORTO, Bernadete de Souza. A criatividade em aspectos formadores e práticos: contribuições do pet pedagogia UFC na construção de um pedagogo inovador. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Programas de Educação Tutorial, 3).
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935786332651520