A produção escrita do professor de língua portuguesa em formação da UFPA Campus Marajó-Breves
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Entrepalavras |
Texto Completo: | http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/851 |
Resumo: | Este texto apresenta um recorte de uma pesquisa que desenvolvemos sobre a escrita de futuros professores e a sua relação com a produção de conhecimento nas universidades. Apresentamos o estudo desenvolvido com discentes da turma de Letras\intervalar (Língua Portuguesa) da disciplina de Estágio III - que foi ministrada na Universidade Federal do Pará (UFPA) campus de Marajó-Breves. Nossa pesquisa procura discutir a produção escrita universitária a partir da perspectiva da análise do discurso e se configura como uma pesquisa ação. Embasamo-nos no princípio do dialogismo de Bakhtin/Volochinov (2010) e nos conceitos de polifonia encontrados em Bakhtin (2015) e Ducrot (1987). Nosso objetivo geral consiste em relacionar a constituição linguística do relatório de estágio, que pode produzir sentidos que tendem a ser polifônicos ou monológicos, e os processos de produção de conhecimento. Analisamos o excerto de um relatório de estágio no qual identificamos um discurso de caráter monológico. A partir daí, concluímos que a constituição linguística interfere na construção de conhecimento na medida em que prejudica a análise do papel do aluno no estágio e sobre o assunto abordado em sala de aula. |
id |
UFC-9_56295dde4c3bebb84ebd5c398a9d2d99 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/851 |
network_acronym_str |
UFC-9 |
network_name_str |
Entrepalavras |
repository_id_str |
|
spelling |
A produção escrita do professor de língua portuguesa em formação da UFPA Campus Marajó-BrevesEstudos linguísticos; Ensino e Aprendizagem; Formação do ProfessorRelatórios de estágio. Constituição linguística. Produção de conhecimento.Este texto apresenta um recorte de uma pesquisa que desenvolvemos sobre a escrita de futuros professores e a sua relação com a produção de conhecimento nas universidades. Apresentamos o estudo desenvolvido com discentes da turma de Letras\intervalar (Língua Portuguesa) da disciplina de Estágio III - que foi ministrada na Universidade Federal do Pará (UFPA) campus de Marajó-Breves. Nossa pesquisa procura discutir a produção escrita universitária a partir da perspectiva da análise do discurso e se configura como uma pesquisa ação. Embasamo-nos no princípio do dialogismo de Bakhtin/Volochinov (2010) e nos conceitos de polifonia encontrados em Bakhtin (2015) e Ducrot (1987). Nosso objetivo geral consiste em relacionar a constituição linguística do relatório de estágio, que pode produzir sentidos que tendem a ser polifônicos ou monológicos, e os processos de produção de conhecimento. Analisamos o excerto de um relatório de estágio no qual identificamos um discurso de caráter monológico. A partir daí, concluímos que a constituição linguística interfere na construção de conhecimento na medida em que prejudica a análise do papel do aluno no estágio e sobre o assunto abordado em sala de aula. Universidade Federal do CearáCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Moraes, Dione Márcia AlvesFairchild, Thomas Massao2017-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPerspectiva da análise do discurso e se configura como uma pesquisa açãoapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/85110.22168/2237-6321.7.7.1.519-532Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 519-532Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 519-532Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 519-532Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 519-532Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 519-5322237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/851/430Direitos autorais 2017 Entrepalavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-09T18:01:35Zoai:ojs.localhost:article/851Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2017-10-09T18:01:35Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A produção escrita do professor de língua portuguesa em formação da UFPA Campus Marajó-Breves |
title |
A produção escrita do professor de língua portuguesa em formação da UFPA Campus Marajó-Breves |
spellingShingle |
A produção escrita do professor de língua portuguesa em formação da UFPA Campus Marajó-Breves Moraes, Dione Márcia Alves Estudos linguísticos; Ensino e Aprendizagem; Formação do Professor Relatórios de estágio. Constituição linguística. Produção de conhecimento. |
title_short |
A produção escrita do professor de língua portuguesa em formação da UFPA Campus Marajó-Breves |
title_full |
A produção escrita do professor de língua portuguesa em formação da UFPA Campus Marajó-Breves |
title_fullStr |
A produção escrita do professor de língua portuguesa em formação da UFPA Campus Marajó-Breves |
title_full_unstemmed |
A produção escrita do professor de língua portuguesa em formação da UFPA Campus Marajó-Breves |
title_sort |
A produção escrita do professor de língua portuguesa em formação da UFPA Campus Marajó-Breves |
author |
Moraes, Dione Márcia Alves |
author_facet |
Moraes, Dione Márcia Alves Fairchild, Thomas Massao |
author_role |
author |
author2 |
Fairchild, Thomas Massao |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Dione Márcia Alves Fairchild, Thomas Massao |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudos linguísticos; Ensino e Aprendizagem; Formação do Professor Relatórios de estágio. Constituição linguística. Produção de conhecimento. |
topic |
Estudos linguísticos; Ensino e Aprendizagem; Formação do Professor Relatórios de estágio. Constituição linguística. Produção de conhecimento. |
description |
Este texto apresenta um recorte de uma pesquisa que desenvolvemos sobre a escrita de futuros professores e a sua relação com a produção de conhecimento nas universidades. Apresentamos o estudo desenvolvido com discentes da turma de Letras\intervalar (Língua Portuguesa) da disciplina de Estágio III - que foi ministrada na Universidade Federal do Pará (UFPA) campus de Marajó-Breves. Nossa pesquisa procura discutir a produção escrita universitária a partir da perspectiva da análise do discurso e se configura como uma pesquisa ação. Embasamo-nos no princípio do dialogismo de Bakhtin/Volochinov (2010) e nos conceitos de polifonia encontrados em Bakhtin (2015) e Ducrot (1987). Nosso objetivo geral consiste em relacionar a constituição linguística do relatório de estágio, que pode produzir sentidos que tendem a ser polifônicos ou monológicos, e os processos de produção de conhecimento. Analisamos o excerto de um relatório de estágio no qual identificamos um discurso de caráter monológico. A partir daí, concluímos que a constituição linguística interfere na construção de conhecimento na medida em que prejudica a análise do papel do aluno no estágio e sobre o assunto abordado em sala de aula. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Perspectiva da análise do discurso e se configura como uma pesquisa ação |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/851 10.22168/2237-6321.7.7.1.519-532 |
url |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/851 |
identifier_str_mv |
10.22168/2237-6321.7.7.1.519-532 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/851/430 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Entrepalavras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Entrepalavras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 519-532 Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 519-532 Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 519-532 Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 519-532 Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 519-532 2237-6321 reponame:Entrepalavras instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Entrepalavras |
collection |
Entrepalavras |
repository.name.fl_str_mv |
Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br |
_version_ |
1754303789779648512 |