A produção escrita do professor de língua portuguesa em formação da UFPA Campus Marajó-Breves

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Dione Márcia Alves
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Fairchild, Thomas Massao
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Entrepalavras
Texto Completo: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/851
Resumo: Este texto apresenta um recorte de uma pesquisa que desenvolvemos sobre a escrita de futuros professores e a sua relação com a produção de conhecimento nas universidades. Apresentamos o estudo desenvolvido com discentes da turma de Letras\intervalar (Língua Portuguesa) da disciplina de Estágio III - que foi ministrada na Universidade Federal do Pará (UFPA) campus de Marajó-Breves. Nossa pesquisa procura discutir a produção escrita universitária a partir da perspectiva da análise do discurso e se configura como uma pesquisa ação. Embasamo-nos no princípio do dialogismo de Bakhtin/Volochinov (2010) e nos conceitos de polifonia encontrados em Bakhtin (2015) e Ducrot (1987). Nosso objetivo geral consiste em relacionar a constituição linguística do relatório de estágio, que pode produzir sentidos que tendem a ser polifônicos ou monológicos, e os processos de produção de conhecimento. Analisamos o excerto de um relatório de estágio no qual identificamos um discurso de caráter monológico. A partir daí, concluímos que a constituição linguística interfere na construção de conhecimento na medida em que prejudica a análise do papel do aluno no estágio e sobre o assunto abordado em sala de aula. 
id UFC-9_56295dde4c3bebb84ebd5c398a9d2d99
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/851
network_acronym_str UFC-9
network_name_str Entrepalavras
repository_id_str
spelling A produção escrita do professor de língua portuguesa em formação da UFPA Campus Marajó-BrevesEstudos linguísticos; Ensino e Aprendizagem; Formação do ProfessorRelatórios de estágio. Constituição linguística. Produção de conhecimento.Este texto apresenta um recorte de uma pesquisa que desenvolvemos sobre a escrita de futuros professores e a sua relação com a produção de conhecimento nas universidades. Apresentamos o estudo desenvolvido com discentes da turma de Letras\intervalar (Língua Portuguesa) da disciplina de Estágio III - que foi ministrada na Universidade Federal do Pará (UFPA) campus de Marajó-Breves. Nossa pesquisa procura discutir a produção escrita universitária a partir da perspectiva da análise do discurso e se configura como uma pesquisa ação. Embasamo-nos no princípio do dialogismo de Bakhtin/Volochinov (2010) e nos conceitos de polifonia encontrados em Bakhtin (2015) e Ducrot (1987). Nosso objetivo geral consiste em relacionar a constituição linguística do relatório de estágio, que pode produzir sentidos que tendem a ser polifônicos ou monológicos, e os processos de produção de conhecimento. Analisamos o excerto de um relatório de estágio no qual identificamos um discurso de caráter monológico. A partir daí, concluímos que a constituição linguística interfere na construção de conhecimento na medida em que prejudica a análise do papel do aluno no estágio e sobre o assunto abordado em sala de aula. Universidade Federal do CearáCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Moraes, Dione Márcia AlvesFairchild, Thomas Massao2017-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPerspectiva da análise do discurso e se configura como uma pesquisa açãoapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/85110.22168/2237-6321.7.7.1.519-532Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 519-532Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 519-532Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 519-532Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 519-532Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 519-5322237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/851/430Direitos autorais 2017 Entrepalavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-09T18:01:35Zoai:ojs.localhost:article/851Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2017-10-09T18:01:35Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A produção escrita do professor de língua portuguesa em formação da UFPA Campus Marajó-Breves
title A produção escrita do professor de língua portuguesa em formação da UFPA Campus Marajó-Breves
spellingShingle A produção escrita do professor de língua portuguesa em formação da UFPA Campus Marajó-Breves
Moraes, Dione Márcia Alves
Estudos linguísticos; Ensino e Aprendizagem; Formação do Professor
Relatórios de estágio. Constituição linguística. Produção de conhecimento.
title_short A produção escrita do professor de língua portuguesa em formação da UFPA Campus Marajó-Breves
title_full A produção escrita do professor de língua portuguesa em formação da UFPA Campus Marajó-Breves
title_fullStr A produção escrita do professor de língua portuguesa em formação da UFPA Campus Marajó-Breves
title_full_unstemmed A produção escrita do professor de língua portuguesa em formação da UFPA Campus Marajó-Breves
title_sort A produção escrita do professor de língua portuguesa em formação da UFPA Campus Marajó-Breves
author Moraes, Dione Márcia Alves
author_facet Moraes, Dione Márcia Alves
Fairchild, Thomas Massao
author_role author
author2 Fairchild, Thomas Massao
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Dione Márcia Alves
Fairchild, Thomas Massao
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos linguísticos; Ensino e Aprendizagem; Formação do Professor
Relatórios de estágio. Constituição linguística. Produção de conhecimento.
topic Estudos linguísticos; Ensino e Aprendizagem; Formação do Professor
Relatórios de estágio. Constituição linguística. Produção de conhecimento.
description Este texto apresenta um recorte de uma pesquisa que desenvolvemos sobre a escrita de futuros professores e a sua relação com a produção de conhecimento nas universidades. Apresentamos o estudo desenvolvido com discentes da turma de Letras\intervalar (Língua Portuguesa) da disciplina de Estágio III - que foi ministrada na Universidade Federal do Pará (UFPA) campus de Marajó-Breves. Nossa pesquisa procura discutir a produção escrita universitária a partir da perspectiva da análise do discurso e se configura como uma pesquisa ação. Embasamo-nos no princípio do dialogismo de Bakhtin/Volochinov (2010) e nos conceitos de polifonia encontrados em Bakhtin (2015) e Ducrot (1987). Nosso objetivo geral consiste em relacionar a constituição linguística do relatório de estágio, que pode produzir sentidos que tendem a ser polifônicos ou monológicos, e os processos de produção de conhecimento. Analisamos o excerto de um relatório de estágio no qual identificamos um discurso de caráter monológico. A partir daí, concluímos que a constituição linguística interfere na construção de conhecimento na medida em que prejudica a análise do papel do aluno no estágio e sobre o assunto abordado em sala de aula. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Perspectiva da análise do discurso e se configura como uma pesquisa ação
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/851
10.22168/2237-6321.7.7.1.519-532
url http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/851
identifier_str_mv 10.22168/2237-6321.7.7.1.519-532
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/851/430
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Entrepalavras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Entrepalavras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 519-532
Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 519-532
Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 519-532
Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 519-532
Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 519-532
2237-6321
reponame:Entrepalavras
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Entrepalavras
collection Entrepalavras
repository.name.fl_str_mv Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br
_version_ 1754303789779648512