A produção escrita do professor de língua portuguesa em formação da UFPA Campus Marajó-Breves

Bibliographic Details
Main Author: Moraes, Dione Márcia Alves de
Publication Date: 2017
Other Authors: Fairchild, Thomas Massao
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Download full: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28569
Summary: MORAES, Dione Márcia Alves de; FAIRCHILD, Thomas Massao. A produção escrita do professor de língua portuguesa em formação da UFPA Campus Marajó-Breves. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 7, v. 7, n. 1, p. 519-532, jan./jun. 2017.
id UFC-7_8e5d7d576745ad3bee75d03b038d9631
oai_identifier_str oai:www.repositorio.ufc.br:riufc/28569
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A produção escrita do professor de língua portuguesa em formação da UFPA Campus Marajó-BrevesWritten production by Portuguese teachersin- training from the “Universidade Federal do Pará” at Breves-MarajóRelatórios de estágioConstituição linguísticaProdução de conhecimentoInternship reportsMORAES, Dione Márcia Alves de; FAIRCHILD, Thomas Massao. A produção escrita do professor de língua portuguesa em formação da UFPA Campus Marajó-Breves. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 7, v. 7, n. 1, p. 519-532, jan./jun. 2017.This text presents part of a research that we are developing on the writing of trainee teachers and its relation with the production of knowledge in universities. We present a study developed with Language Arts students (major in Portuguese) when they were taking internship orientation classes at Universidade Federal do Pará (UFPA) at the city of Breves. Our research discusses written production in universities from the perspective of discourse analysis and is designed after the action-research model. We are based on Bakhtin’s\Volochinov’s (2010) principle of dialogism and the concepts of polyphony found in Bakhtin (2015) and in Ducrot (1987). Our general objective is to relate the linguistic constitution of the internship report, which can produce meanings that tend to be polyphonic or monological, and the processes of production of knowledge. We analyze an excerpt from an internship report in which we identified a monological discourse. From there, we conclude that the linguistic constitution interferes in the construction of knowledge in that it impairs the analysis of the student’s role in the classroom and on the subject addressed in the classroom.Este texto apresenta um recorte de uma pesquisa que desenvolvemos sobre a escrita de futuros professores e a sua relação com a produção de conhecimento nas universidades. Apresentamos o estudo desenvolvido com discentes da turma de Letras\intervalar (Língua Portuguesa) da disciplina de Estágio III - que foi ministrada na Universidade Federal do Pará (UFPA) campus de Marajó-Breves. Nossa pesquisa procura discutir a produção escrita universitária a partir da perspectiva da análise do discurso e se configura como uma pesquisa ação. Embasamo-nos no princípio do dialogismo de Bakhtin/Volochinov (2010) e nos conceitos de polifonia encontrados em Bakhtin (2015) e Ducrot (1987). Nosso objetivo geral consiste em relacionar a constituição linguística do relatório de estágio, que pode produzir sentidos que tendem a ser polifônicos ou monológicos, e os processos de produção de conhecimento. Analisamos o excerto de um relatório de estágio no qual identificamos um discurso de caráter monológico. A partir daí, concluímos que a constituição linguística interfere na construção de conhecimento na medida em que prejudica a análise do papel do aluno no estágio e sobre o assunto abordado em sala de aula.Revista Entrepalavras2017-12-18T13:38:27Z2017-12-18T13:38:27Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleMoraes, D. M. A.; Fairchild, T. M. (2017)2237-6321 (online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28569Moraes, Dione Márcia Alves deFairchild, Thomas Massaoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-18T13:38:27ZRepositório InstitucionalPUB
dc.title.none.fl_str_mv A produção escrita do professor de língua portuguesa em formação da UFPA Campus Marajó-Breves
Written production by Portuguese teachersin- training from the “Universidade Federal do Pará” at Breves-Marajó
title A produção escrita do professor de língua portuguesa em formação da UFPA Campus Marajó-Breves
spellingShingle A produção escrita do professor de língua portuguesa em formação da UFPA Campus Marajó-Breves
Moraes, Dione Márcia Alves de
Relatórios de estágio
Constituição linguística
Produção de conhecimento
Internship reports
title_short A produção escrita do professor de língua portuguesa em formação da UFPA Campus Marajó-Breves
title_full A produção escrita do professor de língua portuguesa em formação da UFPA Campus Marajó-Breves
title_fullStr A produção escrita do professor de língua portuguesa em formação da UFPA Campus Marajó-Breves
title_full_unstemmed A produção escrita do professor de língua portuguesa em formação da UFPA Campus Marajó-Breves
title_sort A produção escrita do professor de língua portuguesa em formação da UFPA Campus Marajó-Breves
author Moraes, Dione Márcia Alves de
author_facet Moraes, Dione Márcia Alves de
Fairchild, Thomas Massao
author_role author
author2 Fairchild, Thomas Massao
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Dione Márcia Alves de
Fairchild, Thomas Massao
dc.subject.por.fl_str_mv Relatórios de estágio
Constituição linguística
Produção de conhecimento
Internship reports
topic Relatórios de estágio
Constituição linguística
Produção de conhecimento
Internship reports
description MORAES, Dione Márcia Alves de; FAIRCHILD, Thomas Massao. A produção escrita do professor de língua portuguesa em formação da UFPA Campus Marajó-Breves. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 7, v. 7, n. 1, p. 519-532, jan./jun. 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-18T13:38:27Z
2017-12-18T13:38:27Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Moraes, D. M. A.; Fairchild, T. M. (2017)
2237-6321 (online)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28569
identifier_str_mv Moraes, D. M. A.; Fairchild, T. M. (2017)
2237-6321 (online)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28569
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Entrepalavras
publisher.none.fl_str_mv Revista Entrepalavras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1738266322347753472