Educação Especial no Brasil: um olhar sobre a história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Andréia Vieira de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41141
Resumo: As dificuldades de lidar com as diferenças entre as pessoas e aceitar as deficiências e limitações são registradas desde a Antiguidade. Existem pessoas com deficiência1 em todas as culturas, etnias e níveis econômicos diferentes. A forma de convivência com a diversidade é que tem variado ao longo dos tempos, embora lenta e gradual de acordo com os valores de cada sociedade (JANUZZI, 2004; MANTOAN, 2003; MAZZOTTA, 2003). As pessoas com deficiência foram historicamente consideradas seres subumanos, degeneração da raça humana, como objetos de medo e temor, ameaça para a espécie, merecedores de piedade, destinatários da caridade pública, eternas crianças, seres deficitários ou incompletos, como inocentes perpétuos. O que se sabe é que ao longo do tempo várias concepções das mais desprezíveis que podemos imaginar foram propagadas, até chegar à condição atual: cidadão. Nesse sentido, é impreterível fazer uma revisão de literatura no que se refere à história da Educação Especial2 no Brasil. [...]
id UFC-7_9e703a32b521e41476cb7d6caf9bae27
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/41141
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Educação Especial no Brasil: um olhar sobre a históriaEducação EspecialConsiderações históricasEvolução da Educação EspecialConvivência com a diversidadeAs dificuldades de lidar com as diferenças entre as pessoas e aceitar as deficiências e limitações são registradas desde a Antiguidade. Existem pessoas com deficiência1 em todas as culturas, etnias e níveis econômicos diferentes. A forma de convivência com a diversidade é que tem variado ao longo dos tempos, embora lenta e gradual de acordo com os valores de cada sociedade (JANUZZI, 2004; MANTOAN, 2003; MAZZOTTA, 2003). As pessoas com deficiência foram historicamente consideradas seres subumanos, degeneração da raça humana, como objetos de medo e temor, ameaça para a espécie, merecedores de piedade, destinatários da caridade pública, eternas crianças, seres deficitários ou incompletos, como inocentes perpétuos. O que se sabe é que ao longo do tempo várias concepções das mais desprezíveis que podemos imaginar foram propagadas, até chegar à condição atual: cidadão. Nesse sentido, é impreterível fazer uma revisão de literatura no que se refere à história da Educação Especial2 no Brasil. [...]IMPRECE2019-04-29T12:03:25Z2019-04-29T12:03:25Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfMENDONÇA, Andréia Vieira de. Educação especial no Brasil: um olhar sobre a história. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO - ECHE, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO - ENHIME, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: IMPRECE, 2014. p. 631-641.978-85-8126-065-5http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41141Mendonça, Andréia Vieira deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:13Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41141Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2020-09-08T20:28:13Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Especial no Brasil: um olhar sobre a história
title Educação Especial no Brasil: um olhar sobre a história
spellingShingle Educação Especial no Brasil: um olhar sobre a história
Mendonça, Andréia Vieira de
Educação Especial
Considerações históricas
Evolução da Educação Especial
Convivência com a diversidade
title_short Educação Especial no Brasil: um olhar sobre a história
title_full Educação Especial no Brasil: um olhar sobre a história
title_fullStr Educação Especial no Brasil: um olhar sobre a história
title_full_unstemmed Educação Especial no Brasil: um olhar sobre a história
title_sort Educação Especial no Brasil: um olhar sobre a história
author Mendonça, Andréia Vieira de
author_facet Mendonça, Andréia Vieira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Andréia Vieira de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Considerações históricas
Evolução da Educação Especial
Convivência com a diversidade
topic Educação Especial
Considerações históricas
Evolução da Educação Especial
Convivência com a diversidade
description As dificuldades de lidar com as diferenças entre as pessoas e aceitar as deficiências e limitações são registradas desde a Antiguidade. Existem pessoas com deficiência1 em todas as culturas, etnias e níveis econômicos diferentes. A forma de convivência com a diversidade é que tem variado ao longo dos tempos, embora lenta e gradual de acordo com os valores de cada sociedade (JANUZZI, 2004; MANTOAN, 2003; MAZZOTTA, 2003). As pessoas com deficiência foram historicamente consideradas seres subumanos, degeneração da raça humana, como objetos de medo e temor, ameaça para a espécie, merecedores de piedade, destinatários da caridade pública, eternas crianças, seres deficitários ou incompletos, como inocentes perpétuos. O que se sabe é que ao longo do tempo várias concepções das mais desprezíveis que podemos imaginar foram propagadas, até chegar à condição atual: cidadão. Nesse sentido, é impreterível fazer uma revisão de literatura no que se refere à história da Educação Especial2 no Brasil. [...]
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-04-29T12:03:25Z
2019-04-29T12:03:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MENDONÇA, Andréia Vieira de. Educação especial no Brasil: um olhar sobre a história. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO - ECHE, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO - ENHIME, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: IMPRECE, 2014. p. 631-641.
978-85-8126-065-5
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41141
identifier_str_mv MENDONÇA, Andréia Vieira de. Educação especial no Brasil: um olhar sobre a história. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO - ECHE, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO - ENHIME, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: IMPRECE, 2014. p. 631-641.
978-85-8126-065-5
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IMPRECE
publisher.none.fl_str_mv IMPRECE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935794313363456