Educação Especial no Brasil: um olhar sobre a história
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41141 |
Resumo: | As dificuldades de lidar com as diferenças entre as pessoas e aceitar as deficiências e limitações são registradas desde a Antiguidade. Existem pessoas com deficiência1 em todas as culturas, etnias e níveis econômicos diferentes. A forma de convivência com a diversidade é que tem variado ao longo dos tempos, embora lenta e gradual de acordo com os valores de cada sociedade (JANUZZI, 2004; MANTOAN, 2003; MAZZOTTA, 2003). As pessoas com deficiência foram historicamente consideradas seres subumanos, degeneração da raça humana, como objetos de medo e temor, ameaça para a espécie, merecedores de piedade, destinatários da caridade pública, eternas crianças, seres deficitários ou incompletos, como inocentes perpétuos. O que se sabe é que ao longo do tempo várias concepções das mais desprezíveis que podemos imaginar foram propagadas, até chegar à condição atual: cidadão. Nesse sentido, é impreterível fazer uma revisão de literatura no que se refere à história da Educação Especial2 no Brasil. [...] |
id |
UFC-7_9e703a32b521e41476cb7d6caf9bae27 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/41141 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Especial no Brasil: um olhar sobre a históriaEducação EspecialConsiderações históricasEvolução da Educação EspecialConvivência com a diversidadeAs dificuldades de lidar com as diferenças entre as pessoas e aceitar as deficiências e limitações são registradas desde a Antiguidade. Existem pessoas com deficiência1 em todas as culturas, etnias e níveis econômicos diferentes. A forma de convivência com a diversidade é que tem variado ao longo dos tempos, embora lenta e gradual de acordo com os valores de cada sociedade (JANUZZI, 2004; MANTOAN, 2003; MAZZOTTA, 2003). As pessoas com deficiência foram historicamente consideradas seres subumanos, degeneração da raça humana, como objetos de medo e temor, ameaça para a espécie, merecedores de piedade, destinatários da caridade pública, eternas crianças, seres deficitários ou incompletos, como inocentes perpétuos. O que se sabe é que ao longo do tempo várias concepções das mais desprezíveis que podemos imaginar foram propagadas, até chegar à condição atual: cidadão. Nesse sentido, é impreterível fazer uma revisão de literatura no que se refere à história da Educação Especial2 no Brasil. [...]IMPRECE2019-04-29T12:03:25Z2019-04-29T12:03:25Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfMENDONÇA, Andréia Vieira de. Educação especial no Brasil: um olhar sobre a história. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO - ECHE, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO - ENHIME, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: IMPRECE, 2014. p. 631-641.978-85-8126-065-5http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41141Mendonça, Andréia Vieira deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:13Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41141Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2020-09-08T20:28:13Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Especial no Brasil: um olhar sobre a história |
title |
Educação Especial no Brasil: um olhar sobre a história |
spellingShingle |
Educação Especial no Brasil: um olhar sobre a história Mendonça, Andréia Vieira de Educação Especial Considerações históricas Evolução da Educação Especial Convivência com a diversidade |
title_short |
Educação Especial no Brasil: um olhar sobre a história |
title_full |
Educação Especial no Brasil: um olhar sobre a história |
title_fullStr |
Educação Especial no Brasil: um olhar sobre a história |
title_full_unstemmed |
Educação Especial no Brasil: um olhar sobre a história |
title_sort |
Educação Especial no Brasil: um olhar sobre a história |
author |
Mendonça, Andréia Vieira de |
author_facet |
Mendonça, Andréia Vieira de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendonça, Andréia Vieira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Especial Considerações históricas Evolução da Educação Especial Convivência com a diversidade |
topic |
Educação Especial Considerações históricas Evolução da Educação Especial Convivência com a diversidade |
description |
As dificuldades de lidar com as diferenças entre as pessoas e aceitar as deficiências e limitações são registradas desde a Antiguidade. Existem pessoas com deficiência1 em todas as culturas, etnias e níveis econômicos diferentes. A forma de convivência com a diversidade é que tem variado ao longo dos tempos, embora lenta e gradual de acordo com os valores de cada sociedade (JANUZZI, 2004; MANTOAN, 2003; MAZZOTTA, 2003). As pessoas com deficiência foram historicamente consideradas seres subumanos, degeneração da raça humana, como objetos de medo e temor, ameaça para a espécie, merecedores de piedade, destinatários da caridade pública, eternas crianças, seres deficitários ou incompletos, como inocentes perpétuos. O que se sabe é que ao longo do tempo várias concepções das mais desprezíveis que podemos imaginar foram propagadas, até chegar à condição atual: cidadão. Nesse sentido, é impreterível fazer uma revisão de literatura no que se refere à história da Educação Especial2 no Brasil. [...] |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2019-04-29T12:03:25Z 2019-04-29T12:03:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MENDONÇA, Andréia Vieira de. Educação especial no Brasil: um olhar sobre a história. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO - ECHE, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO - ENHIME, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: IMPRECE, 2014. p. 631-641. 978-85-8126-065-5 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41141 |
identifier_str_mv |
MENDONÇA, Andréia Vieira de. Educação especial no Brasil: um olhar sobre a história. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO - ECHE, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO - ENHIME, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: IMPRECE, 2014. p. 631-641. 978-85-8126-065-5 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41141 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IMPRECE |
publisher.none.fl_str_mv |
IMPRECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1809935794313363456 |