Cuentos hispanoamericanos como herramienta de aprendizaje del léxico en español como lengua extranjera: propuestas didácticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
dARK ID: | ark:/83112/001300001g7gf |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58651 |
Resumo: | Este artigo tratará do uso de contos hispano-americanos para a melhoria da aprendizagem do léxico do espanhol como língua estrangeira, levando em consideração as variedades hispano-americanas, pois acredita-se ser significativo que os alunos tenham uma amplitude lexical que vai além do espanhol peninsular. O objetivo principal deste trabalho é desenvolver atividades com contos para que os alunos possam ter contato com o léxico pertencente às variedades do espanhol da hispano-américa e, com isso, possam ter suas habilidades de comunicação em contextos reais de fala. Para isso, utilizar-se-á as definições de Morelo (2008) para o trabalho com o léxico nas aulas, além de Cabezuelo (2005) e Arroyave (2004), por serem teóricos que fundamentam o trabalho com o vocabulário e a oralidade em propostas modernas. Utiliza-se a divisão de zonas dialetais de Henrique Ureñas (1921), onde os países são agrupados de acordo com suas variedades linguísticas e lexicais. Apresenta-se, também, um conjunto de contos do livro Cuentos breves latinoamericanos de diversos autores, e a seguir far-se-á propostas de atividades que envolvam vocabulário, interpretação e participação dos alunos nessas atividades. Para a pré-atividade, faz-se uso de imagens, vídeos e outros textos que servem de base para a expressão oral ao longo da aplicação das atividades propostas sugeridas neste artigo. |
id |
UFC-7_a0e572489d63e62b37c996ecbdf71f3c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/58651 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Cuentos hispanoamericanos como herramienta de aprendizaje del léxico en español como lengua extranjera: propuestas didácticasLíngua espanholaLéxicoVariedades hispano-americanasOralidadeEste artigo tratará do uso de contos hispano-americanos para a melhoria da aprendizagem do léxico do espanhol como língua estrangeira, levando em consideração as variedades hispano-americanas, pois acredita-se ser significativo que os alunos tenham uma amplitude lexical que vai além do espanhol peninsular. O objetivo principal deste trabalho é desenvolver atividades com contos para que os alunos possam ter contato com o léxico pertencente às variedades do espanhol da hispano-américa e, com isso, possam ter suas habilidades de comunicação em contextos reais de fala. Para isso, utilizar-se-á as definições de Morelo (2008) para o trabalho com o léxico nas aulas, além de Cabezuelo (2005) e Arroyave (2004), por serem teóricos que fundamentam o trabalho com o vocabulário e a oralidade em propostas modernas. Utiliza-se a divisão de zonas dialetais de Henrique Ureñas (1921), onde os países são agrupados de acordo com suas variedades linguísticas e lexicais. Apresenta-se, também, um conjunto de contos do livro Cuentos breves latinoamericanos de diversos autores, e a seguir far-se-á propostas de atividades que envolvam vocabulário, interpretação e participação dos alunos nessas atividades. Para a pré-atividade, faz-se uso de imagens, vídeos e outros textos que servem de base para a expressão oral ao longo da aplicação das atividades propostas sugeridas neste artigo.Este artículo versará sobre el uso de cuentos hispanoamericanos para la mejoría del aprendizaje del léxico en español como lengua extranjera, teniendo en cuenta las variedades hispanoamericanas, visto que parece ser significativo que los alumnos tengan un abanico lexical que no esté centrado exclusivamente en la variedad peninsular. El objetivo central de este trabajo es desarrollar actividades con cuentos para que los estudiantes puedan ponerse en contacto con léxico perteneciente a las variedades del español de Hispanoamérica y, con eso, que sean capaces de comunicarse en contextos reales de habla. Ahora bien, se utilizan las definiciones de Morelo (2008) para el trabajo con el léxico en las clases, además de Cabezuelo (2005) y Arroyave (2004), pues son teóricos que fundamentan el trabajo con el vocabulario y la oralidad en propuestas modernas. Se utiliza la división de las zonas dialectales de Henrique Ureñas (1921), donde se agrupan los países de acuerdo con sus variedades lingüísticas y lexicales. Se utiliza, también, un conjunto de cuentos del libro Cuentos breves latinoamericanos de varios autores, y, luego, hay las propuestas de actividades que involucran el léxico, la interpretación y la participación de los estudiantes en estas actividades. Para el precalentamiento, se hace uso de imágenes, videos y otros textos que sirven de base para la expresión oral a lo largo de la aplicación de las propuestas de actividades sugeridas en este artículo.Revista Eletrônica do GEPPELE2021-05-26T15:21:37Z2021-05-26T15:21:37Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA FILHO, Raimundo Nonato de Lima e; SOUZA, Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e. Cuentos hispanoamericanos como herramienta de aprendizaje del léxico en español como lengua extranjera: propuestas didácticas. Revista Eletrônica do GEPPELE, Fortaleza, ano 6, v. 1, n. 9, p. 80-94, dez. 2020.2318-0099http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58651ark:/83112/001300001g7gfSilva Filho, Raimundo Nonato de Lima eSouza, Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza einfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-31T14:25:52Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/58651Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:45:46.059888Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cuentos hispanoamericanos como herramienta de aprendizaje del léxico en español como lengua extranjera: propuestas didácticas |
title |
Cuentos hispanoamericanos como herramienta de aprendizaje del léxico en español como lengua extranjera: propuestas didácticas |
spellingShingle |
Cuentos hispanoamericanos como herramienta de aprendizaje del léxico en español como lengua extranjera: propuestas didácticas Silva Filho, Raimundo Nonato de Lima e Língua espanhola Léxico Variedades hispano-americanas Oralidade |
title_short |
Cuentos hispanoamericanos como herramienta de aprendizaje del léxico en español como lengua extranjera: propuestas didácticas |
title_full |
Cuentos hispanoamericanos como herramienta de aprendizaje del léxico en español como lengua extranjera: propuestas didácticas |
title_fullStr |
Cuentos hispanoamericanos como herramienta de aprendizaje del léxico en español como lengua extranjera: propuestas didácticas |
title_full_unstemmed |
Cuentos hispanoamericanos como herramienta de aprendizaje del léxico en español como lengua extranjera: propuestas didácticas |
title_sort |
Cuentos hispanoamericanos como herramienta de aprendizaje del léxico en español como lengua extranjera: propuestas didácticas |
author |
Silva Filho, Raimundo Nonato de Lima e |
author_facet |
Silva Filho, Raimundo Nonato de Lima e Souza, Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Filho, Raimundo Nonato de Lima e Souza, Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua espanhola Léxico Variedades hispano-americanas Oralidade |
topic |
Língua espanhola Léxico Variedades hispano-americanas Oralidade |
description |
Este artigo tratará do uso de contos hispano-americanos para a melhoria da aprendizagem do léxico do espanhol como língua estrangeira, levando em consideração as variedades hispano-americanas, pois acredita-se ser significativo que os alunos tenham uma amplitude lexical que vai além do espanhol peninsular. O objetivo principal deste trabalho é desenvolver atividades com contos para que os alunos possam ter contato com o léxico pertencente às variedades do espanhol da hispano-américa e, com isso, possam ter suas habilidades de comunicação em contextos reais de fala. Para isso, utilizar-se-á as definições de Morelo (2008) para o trabalho com o léxico nas aulas, além de Cabezuelo (2005) e Arroyave (2004), por serem teóricos que fundamentam o trabalho com o vocabulário e a oralidade em propostas modernas. Utiliza-se a divisão de zonas dialetais de Henrique Ureñas (1921), onde os países são agrupados de acordo com suas variedades linguísticas e lexicais. Apresenta-se, também, um conjunto de contos do livro Cuentos breves latinoamericanos de diversos autores, e a seguir far-se-á propostas de atividades que envolvam vocabulário, interpretação e participação dos alunos nessas atividades. Para a pré-atividade, faz-se uso de imagens, vídeos e outros textos que servem de base para a expressão oral ao longo da aplicação das atividades propostas sugeridas neste artigo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2021-05-26T15:21:37Z 2021-05-26T15:21:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA FILHO, Raimundo Nonato de Lima e; SOUZA, Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e. Cuentos hispanoamericanos como herramienta de aprendizaje del léxico en español como lengua extranjera: propuestas didácticas. Revista Eletrônica do GEPPELE, Fortaleza, ano 6, v. 1, n. 9, p. 80-94, dez. 2020. 2318-0099 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58651 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/83112/001300001g7gf |
identifier_str_mv |
SILVA FILHO, Raimundo Nonato de Lima e; SOUZA, Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e. Cuentos hispanoamericanos como herramienta de aprendizaje del léxico en español como lengua extranjera: propuestas didácticas. Revista Eletrônica do GEPPELE, Fortaleza, ano 6, v. 1, n. 9, p. 80-94, dez. 2020. 2318-0099 ark:/83112/001300001g7gf |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58651 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica do GEPPELE |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica do GEPPELE |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1818373958568771584 |