Cuentos hispanoamericanos como herramienta de aprendizaje del léxico en español como lengua extranjera: propuestas didácticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Filho, Raimundo Nonato de Lima e
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Souza, Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
dARK ID: ark:/83112/001300001g7gf
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58651
Resumo: Este artigo tratará do uso de contos hispano-americanos para a melhoria da aprendizagem do léxico do espanhol como língua estrangeira, levando em consideração as variedades hispano-americanas, pois acredita-se ser significativo que os alunos tenham uma amplitude lexical que vai além do espanhol peninsular. O objetivo principal deste trabalho é desenvolver atividades com contos para que os alunos possam ter contato com o léxico pertencente às variedades do espanhol da hispano-américa e, com isso, possam ter suas habilidades de comunicação em contextos reais de fala. Para isso, utilizar-se-á as definições de Morelo (2008) para o trabalho com o léxico nas aulas, além de Cabezuelo (2005) e Arroyave (2004), por serem teóricos que fundamentam o trabalho com o vocabulário e a oralidade em propostas modernas. Utiliza-se a divisão de zonas dialetais de Henrique Ureñas (1921), onde os países são agrupados de acordo com suas variedades linguísticas e lexicais. Apresenta-se, também, um conjunto de contos do livro Cuentos breves latinoamericanos de diversos autores, e a seguir far-se-á propostas de atividades que envolvam vocabulário, interpretação e participação dos alunos nessas atividades. Para a pré-atividade, faz-se uso de imagens, vídeos e outros textos que servem de base para a expressão oral ao longo da aplicação das atividades propostas sugeridas neste artigo.
id UFC-7_a0e572489d63e62b37c996ecbdf71f3c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/58651
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Cuentos hispanoamericanos como herramienta de aprendizaje del léxico en español como lengua extranjera: propuestas didácticasLíngua espanholaLéxicoVariedades hispano-americanasOralidadeEste artigo tratará do uso de contos hispano-americanos para a melhoria da aprendizagem do léxico do espanhol como língua estrangeira, levando em consideração as variedades hispano-americanas, pois acredita-se ser significativo que os alunos tenham uma amplitude lexical que vai além do espanhol peninsular. O objetivo principal deste trabalho é desenvolver atividades com contos para que os alunos possam ter contato com o léxico pertencente às variedades do espanhol da hispano-américa e, com isso, possam ter suas habilidades de comunicação em contextos reais de fala. Para isso, utilizar-se-á as definições de Morelo (2008) para o trabalho com o léxico nas aulas, além de Cabezuelo (2005) e Arroyave (2004), por serem teóricos que fundamentam o trabalho com o vocabulário e a oralidade em propostas modernas. Utiliza-se a divisão de zonas dialetais de Henrique Ureñas (1921), onde os países são agrupados de acordo com suas variedades linguísticas e lexicais. Apresenta-se, também, um conjunto de contos do livro Cuentos breves latinoamericanos de diversos autores, e a seguir far-se-á propostas de atividades que envolvam vocabulário, interpretação e participação dos alunos nessas atividades. Para a pré-atividade, faz-se uso de imagens, vídeos e outros textos que servem de base para a expressão oral ao longo da aplicação das atividades propostas sugeridas neste artigo.Este artículo versará sobre el uso de cuentos hispanoamericanos para la mejoría del aprendizaje del léxico en español como lengua extranjera, teniendo en cuenta las variedades hispanoamericanas, visto que parece ser significativo que los alumnos tengan un abanico lexical que no esté centrado exclusivamente en la variedad peninsular. El objetivo central de este trabajo es desarrollar actividades con cuentos para que los estudiantes puedan ponerse en contacto con léxico perteneciente a las variedades del español de Hispanoamérica y, con eso, que sean capaces de comunicarse en contextos reales de habla. Ahora bien, se utilizan las definiciones de Morelo (2008) para el trabajo con el léxico en las clases, además de Cabezuelo (2005) y Arroyave (2004), pues son teóricos que fundamentan el trabajo con el vocabulario y la oralidad en propuestas modernas. Se utiliza la división de las zonas dialectales de Henrique Ureñas (1921), donde se agrupan los países de acuerdo con sus variedades lingüísticas y lexicales. Se utiliza, también, un conjunto de cuentos del libro Cuentos breves latinoamericanos de varios autores, y, luego, hay las propuestas de actividades que involucran el léxico, la interpretación y la participación de los estudiantes en estas actividades. Para el precalentamiento, se hace uso de imágenes, videos y otros textos que sirven de base para la expresión oral a lo largo de la aplicación de las propuestas de actividades sugeridas en este artículo.Revista Eletrônica do GEPPELE2021-05-26T15:21:37Z2021-05-26T15:21:37Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA FILHO, Raimundo Nonato de Lima e; SOUZA, Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e. Cuentos hispanoamericanos como herramienta de aprendizaje del léxico en español como lengua extranjera: propuestas didácticas. Revista Eletrônica do GEPPELE, Fortaleza, ano 6, v. 1, n. 9, p. 80-94, dez. 2020.2318-0099http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58651ark:/83112/001300001g7gfSilva Filho, Raimundo Nonato de Lima eSouza, Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza einfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-31T14:25:52Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/58651Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:45:46.059888Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Cuentos hispanoamericanos como herramienta de aprendizaje del léxico en español como lengua extranjera: propuestas didácticas
title Cuentos hispanoamericanos como herramienta de aprendizaje del léxico en español como lengua extranjera: propuestas didácticas
spellingShingle Cuentos hispanoamericanos como herramienta de aprendizaje del léxico en español como lengua extranjera: propuestas didácticas
Silva Filho, Raimundo Nonato de Lima e
Língua espanhola
Léxico
Variedades hispano-americanas
Oralidade
title_short Cuentos hispanoamericanos como herramienta de aprendizaje del léxico en español como lengua extranjera: propuestas didácticas
title_full Cuentos hispanoamericanos como herramienta de aprendizaje del léxico en español como lengua extranjera: propuestas didácticas
title_fullStr Cuentos hispanoamericanos como herramienta de aprendizaje del léxico en español como lengua extranjera: propuestas didácticas
title_full_unstemmed Cuentos hispanoamericanos como herramienta de aprendizaje del léxico en español como lengua extranjera: propuestas didácticas
title_sort Cuentos hispanoamericanos como herramienta de aprendizaje del léxico en español como lengua extranjera: propuestas didácticas
author Silva Filho, Raimundo Nonato de Lima e
author_facet Silva Filho, Raimundo Nonato de Lima e
Souza, Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e
author_role author
author2 Souza, Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Filho, Raimundo Nonato de Lima e
Souza, Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e
dc.subject.por.fl_str_mv Língua espanhola
Léxico
Variedades hispano-americanas
Oralidade
topic Língua espanhola
Léxico
Variedades hispano-americanas
Oralidade
description Este artigo tratará do uso de contos hispano-americanos para a melhoria da aprendizagem do léxico do espanhol como língua estrangeira, levando em consideração as variedades hispano-americanas, pois acredita-se ser significativo que os alunos tenham uma amplitude lexical que vai além do espanhol peninsular. O objetivo principal deste trabalho é desenvolver atividades com contos para que os alunos possam ter contato com o léxico pertencente às variedades do espanhol da hispano-américa e, com isso, possam ter suas habilidades de comunicação em contextos reais de fala. Para isso, utilizar-se-á as definições de Morelo (2008) para o trabalho com o léxico nas aulas, além de Cabezuelo (2005) e Arroyave (2004), por serem teóricos que fundamentam o trabalho com o vocabulário e a oralidade em propostas modernas. Utiliza-se a divisão de zonas dialetais de Henrique Ureñas (1921), onde os países são agrupados de acordo com suas variedades linguísticas e lexicais. Apresenta-se, também, um conjunto de contos do livro Cuentos breves latinoamericanos de diversos autores, e a seguir far-se-á propostas de atividades que envolvam vocabulário, interpretação e participação dos alunos nessas atividades. Para a pré-atividade, faz-se uso de imagens, vídeos e outros textos que servem de base para a expressão oral ao longo da aplicação das atividades propostas sugeridas neste artigo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-05-26T15:21:37Z
2021-05-26T15:21:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA FILHO, Raimundo Nonato de Lima e; SOUZA, Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e. Cuentos hispanoamericanos como herramienta de aprendizaje del léxico en español como lengua extranjera: propuestas didácticas. Revista Eletrônica do GEPPELE, Fortaleza, ano 6, v. 1, n. 9, p. 80-94, dez. 2020.
2318-0099
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58651
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/83112/001300001g7gf
identifier_str_mv SILVA FILHO, Raimundo Nonato de Lima e; SOUZA, Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e. Cuentos hispanoamericanos como herramienta de aprendizaje del léxico en español como lengua extranjera: propuestas didácticas. Revista Eletrônica do GEPPELE, Fortaleza, ano 6, v. 1, n. 9, p. 80-94, dez. 2020.
2318-0099
ark:/83112/001300001g7gf
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58651
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Eletrônica do GEPPELE
publisher.none.fl_str_mv Revista Eletrônica do GEPPELE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1818373958568771584