A organização do espaço na Educação Infantil e o desenvolvimento integral da criança: sentimentos e ações em turmas de pré-escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rabelo, Jeriane da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26622
Resumo: RABELO, Jeriane da Silva. A organização do espaço na Educação Infantil e o desenvolvimento integral da criança: sentimentos e ações em turmas de pré-escola. 2017. 204f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2017.
id UFC-7_a0fc99f09c23a4424d240e6de8cc7e1e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/26622
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A organização do espaço na Educação Infantil e o desenvolvimento integral da criança: sentimentos e ações em turmas de pré-escolaEscolas Públicas Municipais - Educação Infantil - Fortaleza (CE)Objetivos da Educação Infantil - Escolas Públicas - Fortaleza (CE)Desenvolvimento da Criança - Fortaleza (CE)School SpacesChild developmentRABELO, Jeriane da Silva. A organização do espaço na Educação Infantil e o desenvolvimento integral da criança: sentimentos e ações em turmas de pré-escola. 2017. 204f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2017.A temática do uso do espaço escolar pelo professor, tornando-o lugar de aprendizagem, mediante as interações entre crianças-crianças e crianças-professores, é pouco discutida e planejada por profissionais da área da Educação, em detrimento de outras áreas como Arquitetura e Psicologia. A discussão acerca da organização dos espaços destinados às crianças pequenas aponta subsídios para o estabelecimento de critérios e parâmetros para a realização de programas educativos de qualidade, atentos às necessidades de uma educação integral da criança. Este estudo objetivou conhecer a organização dos espaços na Educação Infantil – EI e as possibilidades de promoção do desenvolvimento da criança em duas instituições de EI da rede municipal de Fortaleza. Especificadamente: (i) identificar os aspectos afetivos de crianças e professoras relacionadas ao uso do espaço escolar; (ii) mapear as práticas pedagógicas realizadas nos diferentes espaços de uma instituição de EI; e (iii) conhecer as formas que as crianças ocupam os espaços de uma instituição de EI. Os estudos de Barbosa e Horn (2001), Barguil (2006), Bomfim (2002; 2010), Campos-de-Carvalho e Rubiano (1994), Faria (2007a, 2007b), Forneiro (1998), Horn (2007) e Malaguzzi (1999) sinalizam que, na organização de um determinado espaço, entram em cena as significações e os sentimentos das pessoas que o gerenciam e os tipos de interações entre as crianças. A investigação, de natureza qualitativa na forma de um estudo de caso, teve uma amostra composta por vinte e quatro crianças da EI e quatro professoras da rede pública de ensino do município de Fortaleza. Os instrumentos de pesquisa utilizados para a realização desse trabalho foram a observação participante e a entrevista semiestruturada. A análise foi realizada à luz da revisão da literatura sobre o tema da pesquisa, do conteúdo das observações nos espaços de uma instituição de EI e dos relatos das entrevistas com os sujeitos. As diferenças estruturais das duas escolas são gritantes, destoando do que prescrito nos documentos de qualidade do espaço das instituições escolares de Educação Infantil. As práticas educativas são bastante influenciadas pela realidade familiar e do contexto social das crianças. A qualidade da afetividade no espaço escolar percebida, principalmente, no olhar de cima para baixo das professoras para as crianças não favorece ao desenvolvimento integral da criança, pois permeado de distanciamento, que contribui para o conformismo, a desmotivação, o fracasso e a evasão escolar, com danos que ultrapassam a dimensão cognitiva de cada criança.Barguil, Paulo MeirelesRabelo, Jeriane da Silva2017-10-13T12:54:38Z2017-10-13T12:54:38Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRabelo, J. S.; Barguil, P. M. (2017)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26622porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-13T12:54:38Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/26622Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2017-10-13T12:54:38Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A organização do espaço na Educação Infantil e o desenvolvimento integral da criança: sentimentos e ações em turmas de pré-escola
title A organização do espaço na Educação Infantil e o desenvolvimento integral da criança: sentimentos e ações em turmas de pré-escola
spellingShingle A organização do espaço na Educação Infantil e o desenvolvimento integral da criança: sentimentos e ações em turmas de pré-escola
Rabelo, Jeriane da Silva
Escolas Públicas Municipais - Educação Infantil - Fortaleza (CE)
Objetivos da Educação Infantil - Escolas Públicas - Fortaleza (CE)
Desenvolvimento da Criança - Fortaleza (CE)
School Spaces
Child development
title_short A organização do espaço na Educação Infantil e o desenvolvimento integral da criança: sentimentos e ações em turmas de pré-escola
title_full A organização do espaço na Educação Infantil e o desenvolvimento integral da criança: sentimentos e ações em turmas de pré-escola
title_fullStr A organização do espaço na Educação Infantil e o desenvolvimento integral da criança: sentimentos e ações em turmas de pré-escola
title_full_unstemmed A organização do espaço na Educação Infantil e o desenvolvimento integral da criança: sentimentos e ações em turmas de pré-escola
title_sort A organização do espaço na Educação Infantil e o desenvolvimento integral da criança: sentimentos e ações em turmas de pré-escola
author Rabelo, Jeriane da Silva
author_facet Rabelo, Jeriane da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barguil, Paulo Meireles
dc.contributor.author.fl_str_mv Rabelo, Jeriane da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas Públicas Municipais - Educação Infantil - Fortaleza (CE)
Objetivos da Educação Infantil - Escolas Públicas - Fortaleza (CE)
Desenvolvimento da Criança - Fortaleza (CE)
School Spaces
Child development
topic Escolas Públicas Municipais - Educação Infantil - Fortaleza (CE)
Objetivos da Educação Infantil - Escolas Públicas - Fortaleza (CE)
Desenvolvimento da Criança - Fortaleza (CE)
School Spaces
Child development
description RABELO, Jeriane da Silva. A organização do espaço na Educação Infantil e o desenvolvimento integral da criança: sentimentos e ações em turmas de pré-escola. 2017. 204f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-13T12:54:38Z
2017-10-13T12:54:38Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Rabelo, J. S.; Barguil, P. M. (2017)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26622
identifier_str_mv Rabelo, J. S.; Barguil, P. M. (2017)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26622
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935813183537152