A importância da leitura através do gênero textual fábula na alfabetização do adolescente em conflito com a lei
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29248 |
Resumo: | SOUZA, Ana Cláudia Damião de. A importância da leitura através do gênero textual fábula na alfabetização do adolescente em conflito com a lei. 2012. 58f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2012. |
id |
UFC-7_a4a2d76cf6e34885e600f2a0a2e0e2d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/29248 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância da leitura através do gênero textual fábula na alfabetização do adolescente em conflito com a leiAlfabetizaçãoTemas geradoresProdução TextualLiteracyTextual productionThemes generatorsSOUZA, Ana Cláudia Damião de. A importância da leitura através do gênero textual fábula na alfabetização do adolescente em conflito com a lei. 2012. 58f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2012.This paper describes the literacy of adolescents in conflict with the law through the fable genre, aimed at a deeper understanding of what happens within the classroom, with regard to the practice of producing text and, especially, to reading world held by them for the literacy process from the fable. The study takes as theoretical work of Paulo Freire, and the notion of genre authors in contemporary fable dealing with the issue. The methodology is purely bibliographical. The authors 'analysis shows that students' text production is stimulated when producing activities of reading and interpretation through the fable genre as a teaching resource that promoting understanding and scope of the alphabetic level.O presente trabalho descreve a alfabetização de adolescentes em conflitos com a lei através do gênero textual fábula, objetivando conhecer mais profundamente o que acontece no espaço da sala de aula, no que se refere à prática de produção de texto e, principalmente, à leitura de mundo realizada por eles para o processo de alfabetização a partir da fábula. O estudo toma como fundamentação teórica os trabalhos de Paulo Freire, bem como a noção de gênero textual fábula em autores contemporâneos que tratam da temática. A metodologia é de natureza exclusivamente bibliográfica. A análise dos autores demonstra que a produção de texto dos alunos é estimulada quando se produz atividades de leitura e interpretação através do gênero fábula como recurso didático que favorecendo a compreensão e alcance do nível alfabético.Martins, Estefânia Maria AlmeidaSouza, Ana Cláudia Damião de2018-01-26T10:22:13Z2018-01-26T10:22:13Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSouza, A. C. D.; Martins, E. M. A. (2012)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29248porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-26T10:22:13Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/29248Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:34:22.466242Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da leitura através do gênero textual fábula na alfabetização do adolescente em conflito com a lei |
title |
A importância da leitura através do gênero textual fábula na alfabetização do adolescente em conflito com a lei |
spellingShingle |
A importância da leitura através do gênero textual fábula na alfabetização do adolescente em conflito com a lei Souza, Ana Cláudia Damião de Alfabetização Temas geradores Produção Textual Literacy Textual production Themes generators |
title_short |
A importância da leitura através do gênero textual fábula na alfabetização do adolescente em conflito com a lei |
title_full |
A importância da leitura através do gênero textual fábula na alfabetização do adolescente em conflito com a lei |
title_fullStr |
A importância da leitura através do gênero textual fábula na alfabetização do adolescente em conflito com a lei |
title_full_unstemmed |
A importância da leitura através do gênero textual fábula na alfabetização do adolescente em conflito com a lei |
title_sort |
A importância da leitura através do gênero textual fábula na alfabetização do adolescente em conflito com a lei |
author |
Souza, Ana Cláudia Damião de |
author_facet |
Souza, Ana Cláudia Damião de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Estefânia Maria Almeida |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Ana Cláudia Damião de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Temas geradores Produção Textual Literacy Textual production Themes generators |
topic |
Alfabetização Temas geradores Produção Textual Literacy Textual production Themes generators |
description |
SOUZA, Ana Cláudia Damião de. A importância da leitura através do gênero textual fábula na alfabetização do adolescente em conflito com a lei. 2012. 58f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2012. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2018-01-26T10:22:13Z 2018-01-26T10:22:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Souza, A. C. D.; Martins, E. M. A. (2012) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29248 |
identifier_str_mv |
Souza, A. C. D.; Martins, E. M. A. (2012) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29248 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028860250292224 |