Ensinar a língua e formar professores: desafios de um Curso de Licenciatura em Letras/Espanhol
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54090 |
Resumo: | Este texto discute a questão do conhecimento linguístico e metalinguístico na licenciatura em Letras/Espanhol da Universidade Federal de Goiás (UFG). Ao final do curso, graduandos avaliam sua proficiência linguística na língua-alvo e afirmam que faltou domínio gramatical e lexical para adquiri-la satisfatoriamente. Nesse contexto, entendemos que o nível interlinguístico dos alunos agrava-se face ao contato entre nossas línguas próximas (português brasileiro e espanhol). Como forma de intervenção pedagógica, sugere-se o trabalho com foco na forma, num ensino de base comunicativa, tendo em vista evidências de pesquisas que apontam vantagens desse tipo de instrução na aprendizagem de língua estrangeira, inclusive para brasileiros aprendendo espanhol. |
id |
UFC-7_b7b068eabbb35733dcbf9d9d1a301bac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/54090 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensinar a língua e formar professores: desafios de um Curso de Licenciatura em Letras/EspanholLicenciatura em Letras/EspanholFormação inicial em Letras/EspanholAprendizagem de LEEste texto discute a questão do conhecimento linguístico e metalinguístico na licenciatura em Letras/Espanhol da Universidade Federal de Goiás (UFG). Ao final do curso, graduandos avaliam sua proficiência linguística na língua-alvo e afirmam que faltou domínio gramatical e lexical para adquiri-la satisfatoriamente. Nesse contexto, entendemos que o nível interlinguístico dos alunos agrava-se face ao contato entre nossas línguas próximas (português brasileiro e espanhol). Como forma de intervenção pedagógica, sugere-se o trabalho com foco na forma, num ensino de base comunicativa, tendo em vista evidências de pesquisas que apontam vantagens desse tipo de instrução na aprendizagem de língua estrangeira, inclusive para brasileiros aprendendo espanhol.Revista Eletrônica do GEPPELE2020-09-16T19:23:58Z2020-09-16T19:23:58Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPREUSS, Elena Ortiz; SILVA, Cleidimar Aparecida Mendonça e. Ensinar a língua e formar professores: desafios de um Curso de Licenciatura em Letras/Espanhol. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 1, v. 1, n. 2, p. 87-106, nov. 2013/maio 2014.2318-0099http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54090Preuss, Elena OrtizSilva, Cleidimar Aparecida Mendonça einfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-31T14:28:08Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/54090Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:58:20.464763Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensinar a língua e formar professores: desafios de um Curso de Licenciatura em Letras/Espanhol |
title |
Ensinar a língua e formar professores: desafios de um Curso de Licenciatura em Letras/Espanhol |
spellingShingle |
Ensinar a língua e formar professores: desafios de um Curso de Licenciatura em Letras/Espanhol Preuss, Elena Ortiz Licenciatura em Letras/Espanhol Formação inicial em Letras/Espanhol Aprendizagem de LE |
title_short |
Ensinar a língua e formar professores: desafios de um Curso de Licenciatura em Letras/Espanhol |
title_full |
Ensinar a língua e formar professores: desafios de um Curso de Licenciatura em Letras/Espanhol |
title_fullStr |
Ensinar a língua e formar professores: desafios de um Curso de Licenciatura em Letras/Espanhol |
title_full_unstemmed |
Ensinar a língua e formar professores: desafios de um Curso de Licenciatura em Letras/Espanhol |
title_sort |
Ensinar a língua e formar professores: desafios de um Curso de Licenciatura em Letras/Espanhol |
author |
Preuss, Elena Ortiz |
author_facet |
Preuss, Elena Ortiz Silva, Cleidimar Aparecida Mendonça e |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Cleidimar Aparecida Mendonça e |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Preuss, Elena Ortiz Silva, Cleidimar Aparecida Mendonça e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Licenciatura em Letras/Espanhol Formação inicial em Letras/Espanhol Aprendizagem de LE |
topic |
Licenciatura em Letras/Espanhol Formação inicial em Letras/Espanhol Aprendizagem de LE |
description |
Este texto discute a questão do conhecimento linguístico e metalinguístico na licenciatura em Letras/Espanhol da Universidade Federal de Goiás (UFG). Ao final do curso, graduandos avaliam sua proficiência linguística na língua-alvo e afirmam que faltou domínio gramatical e lexical para adquiri-la satisfatoriamente. Nesse contexto, entendemos que o nível interlinguístico dos alunos agrava-se face ao contato entre nossas línguas próximas (português brasileiro e espanhol). Como forma de intervenção pedagógica, sugere-se o trabalho com foco na forma, num ensino de base comunicativa, tendo em vista evidências de pesquisas que apontam vantagens desse tipo de instrução na aprendizagem de língua estrangeira, inclusive para brasileiros aprendendo espanhol. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2020-09-16T19:23:58Z 2020-09-16T19:23:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PREUSS, Elena Ortiz; SILVA, Cleidimar Aparecida Mendonça e. Ensinar a língua e formar professores: desafios de um Curso de Licenciatura em Letras/Espanhol. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 1, v. 1, n. 2, p. 87-106, nov. 2013/maio 2014. 2318-0099 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54090 |
identifier_str_mv |
PREUSS, Elena Ortiz; SILVA, Cleidimar Aparecida Mendonça e. Ensinar a língua e formar professores: desafios de um Curso de Licenciatura em Letras/Espanhol. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 1, v. 1, n. 2, p. 87-106, nov. 2013/maio 2014. 2318-0099 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54090 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica do GEPPELE |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica do GEPPELE |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813029017727533056 |