Ensinar a língua e formar professores: desafios de um Curso de Licenciatura em Letras/Espanhol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Preuss, Elena Ortiz
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva, Cleidimar Aparecida Mendonça e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54090
Resumo: Este texto discute a questão do conhecimento linguístico e metalinguístico na licenciatura em Letras/Espanhol da Universidade Federal de Goiás (UFG). Ao final do curso, graduandos avaliam sua proficiência linguística na língua-alvo e afirmam que faltou domínio gramatical e lexical para adquiri-la satisfatoriamente. Nesse contexto, entendemos que o nível interlinguístico dos alunos agrava-se face ao contato entre nossas línguas próximas (português brasileiro e espanhol). Como forma de intervenção pedagógica, sugere-se o trabalho com foco na forma, num ensino de base comunicativa, tendo em vista evidências de pesquisas que apontam vantagens desse tipo de instrução na aprendizagem de língua estrangeira, inclusive para brasileiros aprendendo espanhol.
id UFC-7_b7b068eabbb35733dcbf9d9d1a301bac
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/54090
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Ensinar a língua e formar professores: desafios de um Curso de Licenciatura em Letras/EspanholLicenciatura em Letras/EspanholFormação inicial em Letras/EspanholAprendizagem de LEEste texto discute a questão do conhecimento linguístico e metalinguístico na licenciatura em Letras/Espanhol da Universidade Federal de Goiás (UFG). Ao final do curso, graduandos avaliam sua proficiência linguística na língua-alvo e afirmam que faltou domínio gramatical e lexical para adquiri-la satisfatoriamente. Nesse contexto, entendemos que o nível interlinguístico dos alunos agrava-se face ao contato entre nossas línguas próximas (português brasileiro e espanhol). Como forma de intervenção pedagógica, sugere-se o trabalho com foco na forma, num ensino de base comunicativa, tendo em vista evidências de pesquisas que apontam vantagens desse tipo de instrução na aprendizagem de língua estrangeira, inclusive para brasileiros aprendendo espanhol.Revista Eletrônica do GEPPELE2020-09-16T19:23:58Z2020-09-16T19:23:58Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPREUSS, Elena Ortiz; SILVA, Cleidimar Aparecida Mendonça e. Ensinar a língua e formar professores: desafios de um Curso de Licenciatura em Letras/Espanhol. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 1, v. 1, n. 2, p. 87-106, nov. 2013/maio 2014.2318-0099http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54090Preuss, Elena OrtizSilva, Cleidimar Aparecida Mendonça einfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-31T14:28:08Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/54090Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:58:20.464763Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensinar a língua e formar professores: desafios de um Curso de Licenciatura em Letras/Espanhol
title Ensinar a língua e formar professores: desafios de um Curso de Licenciatura em Letras/Espanhol
spellingShingle Ensinar a língua e formar professores: desafios de um Curso de Licenciatura em Letras/Espanhol
Preuss, Elena Ortiz
Licenciatura em Letras/Espanhol
Formação inicial em Letras/Espanhol
Aprendizagem de LE
title_short Ensinar a língua e formar professores: desafios de um Curso de Licenciatura em Letras/Espanhol
title_full Ensinar a língua e formar professores: desafios de um Curso de Licenciatura em Letras/Espanhol
title_fullStr Ensinar a língua e formar professores: desafios de um Curso de Licenciatura em Letras/Espanhol
title_full_unstemmed Ensinar a língua e formar professores: desafios de um Curso de Licenciatura em Letras/Espanhol
title_sort Ensinar a língua e formar professores: desafios de um Curso de Licenciatura em Letras/Espanhol
author Preuss, Elena Ortiz
author_facet Preuss, Elena Ortiz
Silva, Cleidimar Aparecida Mendonça e
author_role author
author2 Silva, Cleidimar Aparecida Mendonça e
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Preuss, Elena Ortiz
Silva, Cleidimar Aparecida Mendonça e
dc.subject.por.fl_str_mv Licenciatura em Letras/Espanhol
Formação inicial em Letras/Espanhol
Aprendizagem de LE
topic Licenciatura em Letras/Espanhol
Formação inicial em Letras/Espanhol
Aprendizagem de LE
description Este texto discute a questão do conhecimento linguístico e metalinguístico na licenciatura em Letras/Espanhol da Universidade Federal de Goiás (UFG). Ao final do curso, graduandos avaliam sua proficiência linguística na língua-alvo e afirmam que faltou domínio gramatical e lexical para adquiri-la satisfatoriamente. Nesse contexto, entendemos que o nível interlinguístico dos alunos agrava-se face ao contato entre nossas línguas próximas (português brasileiro e espanhol). Como forma de intervenção pedagógica, sugere-se o trabalho com foco na forma, num ensino de base comunicativa, tendo em vista evidências de pesquisas que apontam vantagens desse tipo de instrução na aprendizagem de língua estrangeira, inclusive para brasileiros aprendendo espanhol.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2020-09-16T19:23:58Z
2020-09-16T19:23:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PREUSS, Elena Ortiz; SILVA, Cleidimar Aparecida Mendonça e. Ensinar a língua e formar professores: desafios de um Curso de Licenciatura em Letras/Espanhol. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 1, v. 1, n. 2, p. 87-106, nov. 2013/maio 2014.
2318-0099
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54090
identifier_str_mv PREUSS, Elena Ortiz; SILVA, Cleidimar Aparecida Mendonça e. Ensinar a língua e formar professores: desafios de um Curso de Licenciatura em Letras/Espanhol. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 1, v. 1, n. 2, p. 87-106, nov. 2013/maio 2014.
2318-0099
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54090
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Eletrônica do GEPPELE
publisher.none.fl_str_mv Revista Eletrônica do GEPPELE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029017727533056