Geografia em cenas e cenários: o teatro como promotor do ensino e aprendizagem em geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Aurislane Carneiro da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44391
Resumo: Este trabalho tem como objetivo o teatro como aplicativo didático na construção do ensino e aprendizagem em Geografia a partir experiência de Estágio supervisionado em Geografia III realizado no segundo semestre de 2017, com aos alunos do 9º ano do ensino fundamental II da escola Patronato Sagrada Família, Fortaleza-CE. O estágio como pesquisa se ateve a investigar o espaço escolar como um todo, bem como o ensino de geografia presente nele, tendo o teatro como principal instrumento para a aproximação entre professor(a)–aluno(a)-conteúdo-realidade. Dessa forma, a realização deste aplicativo se configurou como resultado de uma sequência de aulas relacionadas ao tema “África: marcas do passado, desafios do presente”, pautada nas discussões dos diversos aspectos do continente africano com ênfase nas suas relações com o Brasil, devido a necessidade de desmistificar o pensamento eurocêntrico. As apresentações trouxeram a discussão temas como: escravidão, racismo e valorização cultural, promovendo reflexões críticas sobre a construção da sociedade passada e atual e fazendo do Teatro o caminho para aprendizagem em Geografia no qual a professora é promotora e mediadora nesse processo.
id UFC-7_b82fafad388fe0ac775ae3c3d89decc3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/44391
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Geografia em cenas e cenários: o teatro como promotor do ensino e aprendizagem em geografiaTeatroProgramas de estágioGeografia - Estudo e ensinoEste trabalho tem como objetivo o teatro como aplicativo didático na construção do ensino e aprendizagem em Geografia a partir experiência de Estágio supervisionado em Geografia III realizado no segundo semestre de 2017, com aos alunos do 9º ano do ensino fundamental II da escola Patronato Sagrada Família, Fortaleza-CE. O estágio como pesquisa se ateve a investigar o espaço escolar como um todo, bem como o ensino de geografia presente nele, tendo o teatro como principal instrumento para a aproximação entre professor(a)–aluno(a)-conteúdo-realidade. Dessa forma, a realização deste aplicativo se configurou como resultado de uma sequência de aulas relacionadas ao tema “África: marcas do passado, desafios do presente”, pautada nas discussões dos diversos aspectos do continente africano com ênfase nas suas relações com o Brasil, devido a necessidade de desmistificar o pensamento eurocêntrico. As apresentações trouxeram a discussão temas como: escravidão, racismo e valorização cultural, promovendo reflexões críticas sobre a construção da sociedade passada e atual e fazendo do Teatro o caminho para aprendizagem em Geografia no qual a professora é promotora e mediadora nesse processo.Editora Realize2019-08-02T12:46:02Z2019-08-02T12:46:02Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSILVA, Maria Aurislane Carneiro da. Geografia em cenas e cenários: o teatro como promotor do ensino e aprendizagem em geografia. In: ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS, 7.; SEMINÁRIO DO PIBID, 6.; SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, 1., 5-7 dez. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Campina Grande (PB): Editora Realize, 2018.2526 3234http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44391Silva, Maria Aurislane Carneiro daporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:10Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44391Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:03:00.316250Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Geografia em cenas e cenários: o teatro como promotor do ensino e aprendizagem em geografia
title Geografia em cenas e cenários: o teatro como promotor do ensino e aprendizagem em geografia
spellingShingle Geografia em cenas e cenários: o teatro como promotor do ensino e aprendizagem em geografia
Silva, Maria Aurislane Carneiro da
Teatro
Programas de estágio
Geografia - Estudo e ensino
title_short Geografia em cenas e cenários: o teatro como promotor do ensino e aprendizagem em geografia
title_full Geografia em cenas e cenários: o teatro como promotor do ensino e aprendizagem em geografia
title_fullStr Geografia em cenas e cenários: o teatro como promotor do ensino e aprendizagem em geografia
title_full_unstemmed Geografia em cenas e cenários: o teatro como promotor do ensino e aprendizagem em geografia
title_sort Geografia em cenas e cenários: o teatro como promotor do ensino e aprendizagem em geografia
author Silva, Maria Aurislane Carneiro da
author_facet Silva, Maria Aurislane Carneiro da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Aurislane Carneiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Programas de estágio
Geografia - Estudo e ensino
topic Teatro
Programas de estágio
Geografia - Estudo e ensino
description Este trabalho tem como objetivo o teatro como aplicativo didático na construção do ensino e aprendizagem em Geografia a partir experiência de Estágio supervisionado em Geografia III realizado no segundo semestre de 2017, com aos alunos do 9º ano do ensino fundamental II da escola Patronato Sagrada Família, Fortaleza-CE. O estágio como pesquisa se ateve a investigar o espaço escolar como um todo, bem como o ensino de geografia presente nele, tendo o teatro como principal instrumento para a aproximação entre professor(a)–aluno(a)-conteúdo-realidade. Dessa forma, a realização deste aplicativo se configurou como resultado de uma sequência de aulas relacionadas ao tema “África: marcas do passado, desafios do presente”, pautada nas discussões dos diversos aspectos do continente africano com ênfase nas suas relações com o Brasil, devido a necessidade de desmistificar o pensamento eurocêntrico. As apresentações trouxeram a discussão temas como: escravidão, racismo e valorização cultural, promovendo reflexões críticas sobre a construção da sociedade passada e atual e fazendo do Teatro o caminho para aprendizagem em Geografia no qual a professora é promotora e mediadora nesse processo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-08-02T12:46:02Z
2019-08-02T12:46:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Maria Aurislane Carneiro da. Geografia em cenas e cenários: o teatro como promotor do ensino e aprendizagem em geografia. In: ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS, 7.; SEMINÁRIO DO PIBID, 6.; SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, 1., 5-7 dez. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Campina Grande (PB): Editora Realize, 2018.
2526 3234
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44391
identifier_str_mv SILVA, Maria Aurislane Carneiro da. Geografia em cenas e cenários: o teatro como promotor do ensino e aprendizagem em geografia. In: ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS, 7.; SEMINÁRIO DO PIBID, 6.; SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, 1., 5-7 dez. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Campina Grande (PB): Editora Realize, 2018.
2526 3234
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44391
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Realize
publisher.none.fl_str_mv Editora Realize
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029046785671168