Geografia em cenas e cenários: o teatro como promotor do ensino e aprendizagem em geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44391 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo o teatro como aplicativo didático na construção do ensino e aprendizagem em Geografia a partir experiência de Estágio supervisionado em Geografia III realizado no segundo semestre de 2017, com aos alunos do 9º ano do ensino fundamental II da escola Patronato Sagrada Família, Fortaleza-CE. O estágio como pesquisa se ateve a investigar o espaço escolar como um todo, bem como o ensino de geografia presente nele, tendo o teatro como principal instrumento para a aproximação entre professor(a)–aluno(a)-conteúdo-realidade. Dessa forma, a realização deste aplicativo se configurou como resultado de uma sequência de aulas relacionadas ao tema “África: marcas do passado, desafios do presente”, pautada nas discussões dos diversos aspectos do continente africano com ênfase nas suas relações com o Brasil, devido a necessidade de desmistificar o pensamento eurocêntrico. As apresentações trouxeram a discussão temas como: escravidão, racismo e valorização cultural, promovendo reflexões críticas sobre a construção da sociedade passada e atual e fazendo do Teatro o caminho para aprendizagem em Geografia no qual a professora é promotora e mediadora nesse processo. |
id |
UFC-7_b82fafad388fe0ac775ae3c3d89decc3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/44391 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Geografia em cenas e cenários: o teatro como promotor do ensino e aprendizagem em geografiaTeatroProgramas de estágioGeografia - Estudo e ensinoEste trabalho tem como objetivo o teatro como aplicativo didático na construção do ensino e aprendizagem em Geografia a partir experiência de Estágio supervisionado em Geografia III realizado no segundo semestre de 2017, com aos alunos do 9º ano do ensino fundamental II da escola Patronato Sagrada Família, Fortaleza-CE. O estágio como pesquisa se ateve a investigar o espaço escolar como um todo, bem como o ensino de geografia presente nele, tendo o teatro como principal instrumento para a aproximação entre professor(a)–aluno(a)-conteúdo-realidade. Dessa forma, a realização deste aplicativo se configurou como resultado de uma sequência de aulas relacionadas ao tema “África: marcas do passado, desafios do presente”, pautada nas discussões dos diversos aspectos do continente africano com ênfase nas suas relações com o Brasil, devido a necessidade de desmistificar o pensamento eurocêntrico. As apresentações trouxeram a discussão temas como: escravidão, racismo e valorização cultural, promovendo reflexões críticas sobre a construção da sociedade passada e atual e fazendo do Teatro o caminho para aprendizagem em Geografia no qual a professora é promotora e mediadora nesse processo.Editora Realize2019-08-02T12:46:02Z2019-08-02T12:46:02Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSILVA, Maria Aurislane Carneiro da. Geografia em cenas e cenários: o teatro como promotor do ensino e aprendizagem em geografia. In: ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS, 7.; SEMINÁRIO DO PIBID, 6.; SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, 1., 5-7 dez. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Campina Grande (PB): Editora Realize, 2018.2526 3234http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44391Silva, Maria Aurislane Carneiro daporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:10Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44391Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:03:00.316250Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Geografia em cenas e cenários: o teatro como promotor do ensino e aprendizagem em geografia |
title |
Geografia em cenas e cenários: o teatro como promotor do ensino e aprendizagem em geografia |
spellingShingle |
Geografia em cenas e cenários: o teatro como promotor do ensino e aprendizagem em geografia Silva, Maria Aurislane Carneiro da Teatro Programas de estágio Geografia - Estudo e ensino |
title_short |
Geografia em cenas e cenários: o teatro como promotor do ensino e aprendizagem em geografia |
title_full |
Geografia em cenas e cenários: o teatro como promotor do ensino e aprendizagem em geografia |
title_fullStr |
Geografia em cenas e cenários: o teatro como promotor do ensino e aprendizagem em geografia |
title_full_unstemmed |
Geografia em cenas e cenários: o teatro como promotor do ensino e aprendizagem em geografia |
title_sort |
Geografia em cenas e cenários: o teatro como promotor do ensino e aprendizagem em geografia |
author |
Silva, Maria Aurislane Carneiro da |
author_facet |
Silva, Maria Aurislane Carneiro da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria Aurislane Carneiro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro Programas de estágio Geografia - Estudo e ensino |
topic |
Teatro Programas de estágio Geografia - Estudo e ensino |
description |
Este trabalho tem como objetivo o teatro como aplicativo didático na construção do ensino e aprendizagem em Geografia a partir experiência de Estágio supervisionado em Geografia III realizado no segundo semestre de 2017, com aos alunos do 9º ano do ensino fundamental II da escola Patronato Sagrada Família, Fortaleza-CE. O estágio como pesquisa se ateve a investigar o espaço escolar como um todo, bem como o ensino de geografia presente nele, tendo o teatro como principal instrumento para a aproximação entre professor(a)–aluno(a)-conteúdo-realidade. Dessa forma, a realização deste aplicativo se configurou como resultado de uma sequência de aulas relacionadas ao tema “África: marcas do passado, desafios do presente”, pautada nas discussões dos diversos aspectos do continente africano com ênfase nas suas relações com o Brasil, devido a necessidade de desmistificar o pensamento eurocêntrico. As apresentações trouxeram a discussão temas como: escravidão, racismo e valorização cultural, promovendo reflexões críticas sobre a construção da sociedade passada e atual e fazendo do Teatro o caminho para aprendizagem em Geografia no qual a professora é promotora e mediadora nesse processo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-08-02T12:46:02Z 2019-08-02T12:46:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Maria Aurislane Carneiro da. Geografia em cenas e cenários: o teatro como promotor do ensino e aprendizagem em geografia. In: ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS, 7.; SEMINÁRIO DO PIBID, 6.; SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, 1., 5-7 dez. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Campina Grande (PB): Editora Realize, 2018. 2526 3234 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44391 |
identifier_str_mv |
SILVA, Maria Aurislane Carneiro da. Geografia em cenas e cenários: o teatro como promotor do ensino e aprendizagem em geografia. In: ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS, 7.; SEMINÁRIO DO PIBID, 6.; SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, 1., 5-7 dez. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Campina Grande (PB): Editora Realize, 2018. 2526 3234 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44391 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Realize |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Realize |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813029046785671168 |