Collegio de Educandos Artífices: ensino público profissionalizante para menores órfãos e desvalidos em Fortaleza (1856-1867).
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52552 |
Resumo: | Este artigo propõe refletir sobre o ensino profissional para menores órfãos e desvalidos na cidade de Fortaleza, entre 1856 a 1867. O estudo parte de um estudo bibliográfico sobre o tema baseado nos escritos de Brasil (1860), Moacyr (1936), Castelo (1970). Como resultados, encontramos uma proposta de instrução e formação para atender crianças entre 7 a 14 anos. Esse estabelecimento de instrução e formação veio a atender as necessidades do estado em controlar e moldar a camada popular, através da proposta do aprendizado de um ofício, de aulas de música e de aulas de primeiras letras, com a perspectiva de inserir os menores aprendizes no mercado de trabalho, dentro da ideia de sistema liberal-capitalista que iniciava timidamente no Ceará oitocentista, assim como o processo de militarização pela qual passava o Brasil nesse período. |
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