Aspectos normativos e operacionais dos incentivos fiscais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Maria Cleide Ribeiro
Data de Publicação: 1993
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
dARK ID: ark:/83112/00130000251d7
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63008
Resumo: A distância econômica e social da Região Nordeste em relação às outras regiões do país fez surgir a SUDENE, criada em 1959, com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento da Região Nordeste. Através do Plano Diretor da SUDENE, em 1961, foi criado o primeiro instrumento de incentivos fiscais, o chamado Sistema 34/18. Com o passar do tempo, esse sistema apresentou algumas deficiências, havendo, então, uma reformulação em 1974. Criou-se então o Sistema FINOR (Fundo de Investimento do Nordeste). O atual sistema FINOR é constituído de debêntures conversíveis ou não em ações. Com a evolução e expansão do Sistema FINOR, surgiu um mercado destinado à negociação de títulos incentivados, foi criado o mercado secundário de títulos incentivados, recebendo apoio da CVM e Bolsas de Valores. Avaliando os resultados do FINO R , verifica- se que a indústria e a agropecuária se beneficiaram substancialmente do sistema de incentivos fiscais. Apesar da contribuição do FlNOR para o desenvolvimento regional nordestino, não podemos deixar de citar que esse mecanismo apresenta distorções quanto ao quadro social da região.
id UFC-7_c30b40784007dd8c905c1d3c6e8af463
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/63008
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Aspectos normativos e operacionais dos incentivos fiscaisCiências EconômicasEconomia - BrasilIncentivos fiscais (Economia)Economia - Nordeste (Brasil)A distância econômica e social da Região Nordeste em relação às outras regiões do país fez surgir a SUDENE, criada em 1959, com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento da Região Nordeste. Através do Plano Diretor da SUDENE, em 1961, foi criado o primeiro instrumento de incentivos fiscais, o chamado Sistema 34/18. Com o passar do tempo, esse sistema apresentou algumas deficiências, havendo, então, uma reformulação em 1974. Criou-se então o Sistema FINOR (Fundo de Investimento do Nordeste). O atual sistema FINOR é constituído de debêntures conversíveis ou não em ações. Com a evolução e expansão do Sistema FINOR, surgiu um mercado destinado à negociação de títulos incentivados, foi criado o mercado secundário de títulos incentivados, recebendo apoio da CVM e Bolsas de Valores. Avaliando os resultados do FINO R , verifica- se que a indústria e a agropecuária se beneficiaram substancialmente do sistema de incentivos fiscais. Apesar da contribuição do FlNOR para o desenvolvimento regional nordestino, não podemos deixar de citar que esse mecanismo apresenta distorções quanto ao quadro social da região.Melo, Christian FerreiraMagalhães, Maria Cleide Ribeiro2021-12-14T18:24:47Z2021-12-14T18:24:47Z1993info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRIBEIRO, Maria Cleide Ribeiro. Aspectos normativos e operacionais dos incentivos fiscais. 1993. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1993.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63008ark:/83112/00130000251d7porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-04T16:55:20Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/63008Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:00:26.538904Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos normativos e operacionais dos incentivos fiscais
title Aspectos normativos e operacionais dos incentivos fiscais
spellingShingle Aspectos normativos e operacionais dos incentivos fiscais
Magalhães, Maria Cleide Ribeiro
Ciências Econômicas
Economia - Brasil
Incentivos fiscais (Economia)
Economia - Nordeste (Brasil)
title_short Aspectos normativos e operacionais dos incentivos fiscais
title_full Aspectos normativos e operacionais dos incentivos fiscais
title_fullStr Aspectos normativos e operacionais dos incentivos fiscais
title_full_unstemmed Aspectos normativos e operacionais dos incentivos fiscais
title_sort Aspectos normativos e operacionais dos incentivos fiscais
author Magalhães, Maria Cleide Ribeiro
author_facet Magalhães, Maria Cleide Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melo, Christian Ferreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Maria Cleide Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Econômicas
Economia - Brasil
Incentivos fiscais (Economia)
Economia - Nordeste (Brasil)
topic Ciências Econômicas
Economia - Brasil
Incentivos fiscais (Economia)
Economia - Nordeste (Brasil)
description A distância econômica e social da Região Nordeste em relação às outras regiões do país fez surgir a SUDENE, criada em 1959, com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento da Região Nordeste. Através do Plano Diretor da SUDENE, em 1961, foi criado o primeiro instrumento de incentivos fiscais, o chamado Sistema 34/18. Com o passar do tempo, esse sistema apresentou algumas deficiências, havendo, então, uma reformulação em 1974. Criou-se então o Sistema FINOR (Fundo de Investimento do Nordeste). O atual sistema FINOR é constituído de debêntures conversíveis ou não em ações. Com a evolução e expansão do Sistema FINOR, surgiu um mercado destinado à negociação de títulos incentivados, foi criado o mercado secundário de títulos incentivados, recebendo apoio da CVM e Bolsas de Valores. Avaliando os resultados do FINO R , verifica- se que a indústria e a agropecuária se beneficiaram substancialmente do sistema de incentivos fiscais. Apesar da contribuição do FlNOR para o desenvolvimento regional nordestino, não podemos deixar de citar que esse mecanismo apresenta distorções quanto ao quadro social da região.
publishDate 1993
dc.date.none.fl_str_mv 1993
2021-12-14T18:24:47Z
2021-12-14T18:24:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIBEIRO, Maria Cleide Ribeiro. Aspectos normativos e operacionais dos incentivos fiscais. 1993. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1993.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63008
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/83112/00130000251d7
identifier_str_mv RIBEIRO, Maria Cleide Ribeiro. Aspectos normativos e operacionais dos incentivos fiscais. 1993. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1993.
ark:/83112/00130000251d7
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1818374070871261184