Resolução de conflitos, cooperação e respeito mútuo: análise das experiências de convivência no pet pedagogia UFC na busca pela formação global

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Amanda de Sousa Alves
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Porto, Bernadete de Souza
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47579
Resumo: O Programa de Educação Tutorial - PET é orientado pelo objetivo de formar globalmente o aluno, tal objetivo envolve a qualificação como pessoa humana e como membro da sociedade (MOB, 2006). Segundo o que idealiza o programa, essa formação será alcançada através de vivências, reflexões e discussões realizadas em meio à informalidade e cooperação (MOB, 2006). Espera-se que o grupo seja formado por alunos que demonstrem potencial, interesse e habilidades destacadas dentro da graduação. Com base nisso, este estudo visa analisar como as características individuais, incluindo crenças, valores, experiências e expectativas podem interferir no desenvolvimento de tais objetivos. Esta análise utiliza-se das experiências de convívio entre os alunos que compõem o grupo PET Pedagogia da Universidade Federal do Ceará, numa abordagem etnográfica (Chizzotti, 2006). O grupo, atualmente, é composto por quatorze bolsistas das mais diversas personalidades e individualidades. Procuraremos entender como se pode trabalhar em unidade respeitando as diferenças e discutindo somente ideias e não pessoas, buscando assim, compreender como se dá o processo de aquisição de habilidades de resolução de conflitos e cooperação entre os bolsistas. Na busca por esse entendimento utilizaremos, além da observação e das experiências de convivência, o retorno dado por meio de questionários aplicados aos próprios bolsistas. Espera-se como resultado desse estudo observar o desenvolvimento da responsabilidade coletiva, do compromisso social, da fixação de valores e o crescimento pessoal, alcançados através do trabalho construído em grupo e formado essencialmente por pessoas que possuem olhares diferentes e os mais variados sentimentos. Por fim, reconhecemos a importância do Programa de Educação Tutorial na transformação de pessoas, proporcionando o ambiente ideal de aprendizagem, convivência, troca de experiência e respeito mútuo.
id UFC-7_c478d4f0ca67df5dc090c0068defa05a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/47579
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Resolução de conflitos, cooperação e respeito mútuo: análise das experiências de convivência no pet pedagogia UFC na busca pela formação globalConflitoCooperaçãoDesenvolvimentoO Programa de Educação Tutorial - PET é orientado pelo objetivo de formar globalmente o aluno, tal objetivo envolve a qualificação como pessoa humana e como membro da sociedade (MOB, 2006). Segundo o que idealiza o programa, essa formação será alcançada através de vivências, reflexões e discussões realizadas em meio à informalidade e cooperação (MOB, 2006). Espera-se que o grupo seja formado por alunos que demonstrem potencial, interesse e habilidades destacadas dentro da graduação. Com base nisso, este estudo visa analisar como as características individuais, incluindo crenças, valores, experiências e expectativas podem interferir no desenvolvimento de tais objetivos. Esta análise utiliza-se das experiências de convívio entre os alunos que compõem o grupo PET Pedagogia da Universidade Federal do Ceará, numa abordagem etnográfica (Chizzotti, 2006). O grupo, atualmente, é composto por quatorze bolsistas das mais diversas personalidades e individualidades. Procuraremos entender como se pode trabalhar em unidade respeitando as diferenças e discutindo somente ideias e não pessoas, buscando assim, compreender como se dá o processo de aquisição de habilidades de resolução de conflitos e cooperação entre os bolsistas. Na busca por esse entendimento utilizaremos, além da observação e das experiências de convivência, o retorno dado por meio de questionários aplicados aos próprios bolsistas. Espera-se como resultado desse estudo observar o desenvolvimento da responsabilidade coletiva, do compromisso social, da fixação de valores e o crescimento pessoal, alcançados através do trabalho construído em grupo e formado essencialmente por pessoas que possuem olhares diferentes e os mais variados sentimentos. Por fim, reconhecemos a importância do Programa de Educação Tutorial na transformação de pessoas, proporcionando o ambiente ideal de aprendizagem, convivência, troca de experiência e respeito mútuo.Universidade Federal do Ceará2019-11-08T14:28:09Z2019-11-08T14:28:09Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfRODRIGUES, Amanda de Sousa Alves Rodrigues; PORTO, Bernadete de Souza. Resolução de conflitos, cooperação e respeito mútuo: análise das experiências de convivência no pet pedagogia UFC na busca pela formação global. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Programas de Educação Tutorial, 3).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47579Rodrigues, Amanda de Sousa AlvesPorto, Bernadete de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T18:43:19Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47579Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-10-02T18:43:19Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Resolução de conflitos, cooperação e respeito mútuo: análise das experiências de convivência no pet pedagogia UFC na busca pela formação global
title Resolução de conflitos, cooperação e respeito mútuo: análise das experiências de convivência no pet pedagogia UFC na busca pela formação global
spellingShingle Resolução de conflitos, cooperação e respeito mútuo: análise das experiências de convivência no pet pedagogia UFC na busca pela formação global
Rodrigues, Amanda de Sousa Alves
Conflito
Cooperação
Desenvolvimento
title_short Resolução de conflitos, cooperação e respeito mútuo: análise das experiências de convivência no pet pedagogia UFC na busca pela formação global
title_full Resolução de conflitos, cooperação e respeito mútuo: análise das experiências de convivência no pet pedagogia UFC na busca pela formação global
title_fullStr Resolução de conflitos, cooperação e respeito mútuo: análise das experiências de convivência no pet pedagogia UFC na busca pela formação global
title_full_unstemmed Resolução de conflitos, cooperação e respeito mútuo: análise das experiências de convivência no pet pedagogia UFC na busca pela formação global
title_sort Resolução de conflitos, cooperação e respeito mútuo: análise das experiências de convivência no pet pedagogia UFC na busca pela formação global
author Rodrigues, Amanda de Sousa Alves
author_facet Rodrigues, Amanda de Sousa Alves
Porto, Bernadete de Souza
author_role author
author2 Porto, Bernadete de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Amanda de Sousa Alves
Porto, Bernadete de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Conflito
Cooperação
Desenvolvimento
topic Conflito
Cooperação
Desenvolvimento
description O Programa de Educação Tutorial - PET é orientado pelo objetivo de formar globalmente o aluno, tal objetivo envolve a qualificação como pessoa humana e como membro da sociedade (MOB, 2006). Segundo o que idealiza o programa, essa formação será alcançada através de vivências, reflexões e discussões realizadas em meio à informalidade e cooperação (MOB, 2006). Espera-se que o grupo seja formado por alunos que demonstrem potencial, interesse e habilidades destacadas dentro da graduação. Com base nisso, este estudo visa analisar como as características individuais, incluindo crenças, valores, experiências e expectativas podem interferir no desenvolvimento de tais objetivos. Esta análise utiliza-se das experiências de convívio entre os alunos que compõem o grupo PET Pedagogia da Universidade Federal do Ceará, numa abordagem etnográfica (Chizzotti, 2006). O grupo, atualmente, é composto por quatorze bolsistas das mais diversas personalidades e individualidades. Procuraremos entender como se pode trabalhar em unidade respeitando as diferenças e discutindo somente ideias e não pessoas, buscando assim, compreender como se dá o processo de aquisição de habilidades de resolução de conflitos e cooperação entre os bolsistas. Na busca por esse entendimento utilizaremos, além da observação e das experiências de convivência, o retorno dado por meio de questionários aplicados aos próprios bolsistas. Espera-se como resultado desse estudo observar o desenvolvimento da responsabilidade coletiva, do compromisso social, da fixação de valores e o crescimento pessoal, alcançados através do trabalho construído em grupo e formado essencialmente por pessoas que possuem olhares diferentes e os mais variados sentimentos. Por fim, reconhecemos a importância do Programa de Educação Tutorial na transformação de pessoas, proporcionando o ambiente ideal de aprendizagem, convivência, troca de experiência e respeito mútuo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-11-08T14:28:09Z
2019-11-08T14:28:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Amanda de Sousa Alves Rodrigues; PORTO, Bernadete de Souza. Resolução de conflitos, cooperação e respeito mútuo: análise das experiências de convivência no pet pedagogia UFC na busca pela formação global. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Programas de Educação Tutorial, 3).
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47579
identifier_str_mv RODRIGUES, Amanda de Sousa Alves Rodrigues; PORTO, Bernadete de Souza. Resolução de conflitos, cooperação e respeito mútuo: análise das experiências de convivência no pet pedagogia UFC na busca pela formação global. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Programas de Educação Tutorial, 3).
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935809037467648