Efeito do feedback de vídeo na aprendizagem da habilidade “lançamento do arco” em praticantes de ginástica rítmica em diferentes estágios de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Katlyne Ketly de Sousa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36291
Resumo: A Ginástica Rítmica (GR) é uma modalidade esportiva de alta dificuldade técnica, em que o alto nível de desempenho é comumente alcançado em idade muito jovem. No processo de aprendizagem motora, a motivação, a prática e o tipo de feedback são essenciais para a mudança de comportamento. Especificamente, o feedback de vídeo tem sido considerado importante para aprendizagem de habilidades motoras complexas. No entanto, pouco se sabe se o efeito deste tipo de feedback é positivo para aprendizes em diferentes estágios de aprendizagem motora. Dezesseis meninas de 9 a 13 anos de idade, participaram do estudo compondo os Grupos Inicial (n=10, praticantes de GR há no máximo um ano) Final (n=6, praticantes de GR há no mínimo dois anos). O estudo compreendeu quatro fases experimentais: Pré-Teste, Aquisição, Pós-Teste e Retenção. Na fase de Aquisição as participantes de ambos os grupos realizaram 10 sessões de prática, uma sessão por dia, com doze tentativas de prática da habilidade Lançamento do Arco e receberam feedback do seu desempenho em vídeo a cada três tentativas. Nas fases Pré (antes da Aquisição), Pós e Retenção as participantes realizaram apenas três tentativas da habilidade, sendo seu desempenho registrado em vídeo na terceira tentativa, mas não recebiam feedback sobre o mesmo. Duas profissionais de GR avaliaram o desempenho das participantes de ambos os grupos, atribuindo notas aos mesmos nas diferentes fases experimentais. Foi usado o Teste de Correlação de Pearson para analisar a consistência das avaliações entre as profissionais de GR. Posteriormente, Análise de Variância (ANOVA) foi empregada para comparar a performance dos Grupos (Inicial e Final) e as Fases Experimentais (Pré-teste, Aquisição, Pós-teste e Retenção). Os resultados mostraram que a performance das participantes do Grupo Final (3,9 ± 0,44) foi superior a performance das participantes do Grupo Inicial (2,73 ± 0,54). O desempenho das participantes no Pré-Teste (2,5 ± 1,15) foi inferior ao desempenho das mesmas na Aquisição (3,5 ± 0,78) e na Retenção (3,6 ± 0,94). Além disso, os resultados mostraram que as participantes do Grupo Inicial apresentaram desempenho superior na Retenção em comparação ao seu desempenho no Pré-Teste, caracterizando o sucesso no processo de aprendizagem. Pode-se concluir que o feedback de vídeo no processo de aprendizagem motora, principalmente para indivíduos no estágio inicial de aprendizagem.
id UFC-7_c4f143c77b81bb390a367149c6182c0d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/36291
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Efeito do feedback de vídeo na aprendizagem da habilidade “lançamento do arco” em praticantes de ginástica rítmica em diferentes estágios de aprendizagemFeedback de vídeoAprendizagem motoraGinástica rítmicaA Ginástica Rítmica (GR) é uma modalidade esportiva de alta dificuldade técnica, em que o alto nível de desempenho é comumente alcançado em idade muito jovem. No processo de aprendizagem motora, a motivação, a prática e o tipo de feedback são essenciais para a mudança de comportamento. Especificamente, o feedback de vídeo tem sido considerado importante para aprendizagem de habilidades motoras complexas. No entanto, pouco se sabe se o efeito deste tipo de feedback é positivo para aprendizes em diferentes estágios de aprendizagem motora. Dezesseis meninas de 9 a 13 anos de idade, participaram do estudo compondo os Grupos Inicial (n=10, praticantes de GR há no máximo um ano) Final (n=6, praticantes de GR há no mínimo dois anos). O estudo compreendeu quatro fases experimentais: Pré-Teste, Aquisição, Pós-Teste e Retenção. Na fase de Aquisição as participantes de ambos os grupos realizaram 10 sessões de prática, uma sessão por dia, com doze tentativas de prática da habilidade Lançamento do Arco e receberam feedback do seu desempenho em vídeo a cada três tentativas. Nas fases Pré (antes da Aquisição), Pós e Retenção as participantes realizaram apenas três tentativas da habilidade, sendo seu desempenho registrado em vídeo na terceira tentativa, mas não recebiam feedback sobre o mesmo. Duas profissionais de GR avaliaram o desempenho das participantes de ambos os grupos, atribuindo notas aos mesmos nas diferentes fases experimentais. Foi usado o Teste de Correlação de Pearson para analisar a consistência das avaliações entre as profissionais de GR. Posteriormente, Análise de Variância (ANOVA) foi empregada para comparar a performance dos Grupos (Inicial e Final) e as Fases Experimentais (Pré-teste, Aquisição, Pós-teste e Retenção). Os resultados mostraram que a performance das participantes do Grupo Final (3,9 ± 0,44) foi superior a performance das participantes do Grupo Inicial (2,73 ± 0,54). O desempenho das participantes no Pré-Teste (2,5 ± 1,15) foi inferior ao desempenho das mesmas na Aquisição (3,5 ± 0,78) e na Retenção (3,6 ± 0,94). Além disso, os resultados mostraram que as participantes do Grupo Inicial apresentaram desempenho superior na Retenção em comparação ao seu desempenho no Pré-Teste, caracterizando o sucesso no processo de aprendizagem. Pode-se concluir que o feedback de vídeo no processo de aprendizagem motora, principalmente para indivíduos no estágio inicial de aprendizagem.Ferracioli, Marcela de CastroFreitas, Katlyne Ketly de Sousa2018-10-04T18:52:18Z2018-10-04T18:52:18Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFREITAS, Katlyne Ketly de Sousa. Efeito do feedback de vídeo na aprendizagem da habilidade “lançamento do arco” em praticantes de ginástica rítmica em diferentes estágios de aprendizagem. 2017. 28 f. Monografia (Graduação em Educação física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36291porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-22T16:55:31Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/36291Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:20:24.748859Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito do feedback de vídeo na aprendizagem da habilidade “lançamento do arco” em praticantes de ginástica rítmica em diferentes estágios de aprendizagem
title Efeito do feedback de vídeo na aprendizagem da habilidade “lançamento do arco” em praticantes de ginástica rítmica em diferentes estágios de aprendizagem
spellingShingle Efeito do feedback de vídeo na aprendizagem da habilidade “lançamento do arco” em praticantes de ginástica rítmica em diferentes estágios de aprendizagem
Freitas, Katlyne Ketly de Sousa
Feedback de vídeo
Aprendizagem motora
Ginástica rítmica
title_short Efeito do feedback de vídeo na aprendizagem da habilidade “lançamento do arco” em praticantes de ginástica rítmica em diferentes estágios de aprendizagem
title_full Efeito do feedback de vídeo na aprendizagem da habilidade “lançamento do arco” em praticantes de ginástica rítmica em diferentes estágios de aprendizagem
title_fullStr Efeito do feedback de vídeo na aprendizagem da habilidade “lançamento do arco” em praticantes de ginástica rítmica em diferentes estágios de aprendizagem
title_full_unstemmed Efeito do feedback de vídeo na aprendizagem da habilidade “lançamento do arco” em praticantes de ginástica rítmica em diferentes estágios de aprendizagem
title_sort Efeito do feedback de vídeo na aprendizagem da habilidade “lançamento do arco” em praticantes de ginástica rítmica em diferentes estágios de aprendizagem
author Freitas, Katlyne Ketly de Sousa
author_facet Freitas, Katlyne Ketly de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferracioli, Marcela de Castro
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Katlyne Ketly de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Feedback de vídeo
Aprendizagem motora
Ginástica rítmica
topic Feedback de vídeo
Aprendizagem motora
Ginástica rítmica
description A Ginástica Rítmica (GR) é uma modalidade esportiva de alta dificuldade técnica, em que o alto nível de desempenho é comumente alcançado em idade muito jovem. No processo de aprendizagem motora, a motivação, a prática e o tipo de feedback são essenciais para a mudança de comportamento. Especificamente, o feedback de vídeo tem sido considerado importante para aprendizagem de habilidades motoras complexas. No entanto, pouco se sabe se o efeito deste tipo de feedback é positivo para aprendizes em diferentes estágios de aprendizagem motora. Dezesseis meninas de 9 a 13 anos de idade, participaram do estudo compondo os Grupos Inicial (n=10, praticantes de GR há no máximo um ano) Final (n=6, praticantes de GR há no mínimo dois anos). O estudo compreendeu quatro fases experimentais: Pré-Teste, Aquisição, Pós-Teste e Retenção. Na fase de Aquisição as participantes de ambos os grupos realizaram 10 sessões de prática, uma sessão por dia, com doze tentativas de prática da habilidade Lançamento do Arco e receberam feedback do seu desempenho em vídeo a cada três tentativas. Nas fases Pré (antes da Aquisição), Pós e Retenção as participantes realizaram apenas três tentativas da habilidade, sendo seu desempenho registrado em vídeo na terceira tentativa, mas não recebiam feedback sobre o mesmo. Duas profissionais de GR avaliaram o desempenho das participantes de ambos os grupos, atribuindo notas aos mesmos nas diferentes fases experimentais. Foi usado o Teste de Correlação de Pearson para analisar a consistência das avaliações entre as profissionais de GR. Posteriormente, Análise de Variância (ANOVA) foi empregada para comparar a performance dos Grupos (Inicial e Final) e as Fases Experimentais (Pré-teste, Aquisição, Pós-teste e Retenção). Os resultados mostraram que a performance das participantes do Grupo Final (3,9 ± 0,44) foi superior a performance das participantes do Grupo Inicial (2,73 ± 0,54). O desempenho das participantes no Pré-Teste (2,5 ± 1,15) foi inferior ao desempenho das mesmas na Aquisição (3,5 ± 0,78) e na Retenção (3,6 ± 0,94). Além disso, os resultados mostraram que as participantes do Grupo Inicial apresentaram desempenho superior na Retenção em comparação ao seu desempenho no Pré-Teste, caracterizando o sucesso no processo de aprendizagem. Pode-se concluir que o feedback de vídeo no processo de aprendizagem motora, principalmente para indivíduos no estágio inicial de aprendizagem.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-10-04T18:52:18Z
2018-10-04T18:52:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FREITAS, Katlyne Ketly de Sousa. Efeito do feedback de vídeo na aprendizagem da habilidade “lançamento do arco” em praticantes de ginástica rítmica em diferentes estágios de aprendizagem. 2017. 28 f. Monografia (Graduação em Educação física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36291
identifier_str_mv FREITAS, Katlyne Ketly de Sousa. Efeito do feedback de vídeo na aprendizagem da habilidade “lançamento do arco” em praticantes de ginástica rítmica em diferentes estágios de aprendizagem. 2017. 28 f. Monografia (Graduação em Educação física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028762395082752