A construção do referente por meio de processos intertextuais em anúncios publicitários de veículos: uma análise multimodal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luciene Helena da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Chaves Júnior, José Araújo
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
dARK ID: ark:/83112/001300001bx9v
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40421
Resumo: O estudo em torno do fenômeno da Referenciação, cada vez mais, desperta interesse no meio acadêmico, resultando em novas possibilidades de análises e de investigações. Nesse sentido, pesquisadores da Linguística Textual têm dedicado especial atenção a esse fenômeno em decorrência do objeto de pesquisa dessa disciplina - o texto - ter adquirido novas feições diante dos recursos gráficos proporcionados pelo uso do computador. Assim, o uso de tais recursos tecnológicos tem contribuído para a emergência de variados gêneros discursivos, consequentemente, para diferentes modos de produção e de compreensão textual. Essa realidade, por sua vez, exige novas pesquisas que analisem as novas práticas discursivas.[...]
id UFC-7_c663342539a9b706ecd46e10e1b2db44
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/40421
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A construção do referente por meio de processos intertextuais em anúncios publicitários de veículos: uma análise multimodalReferenciaçãoProcessos intertextuaisAnúncios publicitários de veículosMultimodalidadeO estudo em torno do fenômeno da Referenciação, cada vez mais, desperta interesse no meio acadêmico, resultando em novas possibilidades de análises e de investigações. Nesse sentido, pesquisadores da Linguística Textual têm dedicado especial atenção a esse fenômeno em decorrência do objeto de pesquisa dessa disciplina - o texto - ter adquirido novas feições diante dos recursos gráficos proporcionados pelo uso do computador. Assim, o uso de tais recursos tecnológicos tem contribuído para a emergência de variados gêneros discursivos, consequentemente, para diferentes modos de produção e de compreensão textual. Essa realidade, por sua vez, exige novas pesquisas que analisem as novas práticas discursivas.[...]Pontes Editores2019-03-27T11:26:32Z2019-03-27T11:26:32Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfSILVA, Luciene Helena da; CHAVES JÚNIOR, José Araújo. A construção do referente por meio de processos intertextuais em anúncios publicitários de veículos: uma análise multimodal. IN: SOUSA, Maria Margarete Fernandes de; LEAL, Abniza Pontes de Barros; SILVA, Luciene Helena da; IRINEU, Lucineudo Machado (Orgs.). Gêneros: do texto ao discurso. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018. p. 77-98.978 85 2170031 9http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40421ark:/83112/001300001bx9vSilva, Luciene Helena daChaves Júnior, José Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-20T17:18:16Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/40421Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:43:22.093485Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção do referente por meio de processos intertextuais em anúncios publicitários de veículos: uma análise multimodal
title A construção do referente por meio de processos intertextuais em anúncios publicitários de veículos: uma análise multimodal
spellingShingle A construção do referente por meio de processos intertextuais em anúncios publicitários de veículos: uma análise multimodal
Silva, Luciene Helena da
Referenciação
Processos intertextuais
Anúncios publicitários de veículos
Multimodalidade
title_short A construção do referente por meio de processos intertextuais em anúncios publicitários de veículos: uma análise multimodal
title_full A construção do referente por meio de processos intertextuais em anúncios publicitários de veículos: uma análise multimodal
title_fullStr A construção do referente por meio de processos intertextuais em anúncios publicitários de veículos: uma análise multimodal
title_full_unstemmed A construção do referente por meio de processos intertextuais em anúncios publicitários de veículos: uma análise multimodal
title_sort A construção do referente por meio de processos intertextuais em anúncios publicitários de veículos: uma análise multimodal
author Silva, Luciene Helena da
author_facet Silva, Luciene Helena da
Chaves Júnior, José Araújo
author_role author
author2 Chaves Júnior, José Araújo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luciene Helena da
Chaves Júnior, José Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Referenciação
Processos intertextuais
Anúncios publicitários de veículos
Multimodalidade
topic Referenciação
Processos intertextuais
Anúncios publicitários de veículos
Multimodalidade
description O estudo em torno do fenômeno da Referenciação, cada vez mais, desperta interesse no meio acadêmico, resultando em novas possibilidades de análises e de investigações. Nesse sentido, pesquisadores da Linguística Textual têm dedicado especial atenção a esse fenômeno em decorrência do objeto de pesquisa dessa disciplina - o texto - ter adquirido novas feições diante dos recursos gráficos proporcionados pelo uso do computador. Assim, o uso de tais recursos tecnológicos tem contribuído para a emergência de variados gêneros discursivos, consequentemente, para diferentes modos de produção e de compreensão textual. Essa realidade, por sua vez, exige novas pesquisas que analisem as novas práticas discursivas.[...]
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-03-27T11:26:32Z
2019-03-27T11:26:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Luciene Helena da; CHAVES JÚNIOR, José Araújo. A construção do referente por meio de processos intertextuais em anúncios publicitários de veículos: uma análise multimodal. IN: SOUSA, Maria Margarete Fernandes de; LEAL, Abniza Pontes de Barros; SILVA, Luciene Helena da; IRINEU, Lucineudo Machado (Orgs.). Gêneros: do texto ao discurso. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018. p. 77-98.
978 85 2170031 9
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40421
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/83112/001300001bx9v
identifier_str_mv SILVA, Luciene Helena da; CHAVES JÚNIOR, José Araújo. A construção do referente por meio de processos intertextuais em anúncios publicitários de veículos: uma análise multimodal. IN: SOUSA, Maria Margarete Fernandes de; LEAL, Abniza Pontes de Barros; SILVA, Luciene Helena da; IRINEU, Lucineudo Machado (Orgs.). Gêneros: do texto ao discurso. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018. p. 77-98.
978 85 2170031 9
ark:/83112/001300001bx9v
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontes Editores
publisher.none.fl_str_mv Pontes Editores
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1818373940038336512