A construção do referente por meio de processos intertextuais em anúncios publicitários de veículos: uma análise multimodal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
dARK ID: | ark:/83112/001300001bx9v |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40421 |
Resumo: | O estudo em torno do fenômeno da Referenciação, cada vez mais, desperta interesse no meio acadêmico, resultando em novas possibilidades de análises e de investigações. Nesse sentido, pesquisadores da Linguística Textual têm dedicado especial atenção a esse fenômeno em decorrência do objeto de pesquisa dessa disciplina - o texto - ter adquirido novas feições diante dos recursos gráficos proporcionados pelo uso do computador. Assim, o uso de tais recursos tecnológicos tem contribuído para a emergência de variados gêneros discursivos, consequentemente, para diferentes modos de produção e de compreensão textual. Essa realidade, por sua vez, exige novas pesquisas que analisem as novas práticas discursivas.[...] |
id |
UFC-7_c663342539a9b706ecd46e10e1b2db44 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/40421 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção do referente por meio de processos intertextuais em anúncios publicitários de veículos: uma análise multimodalReferenciaçãoProcessos intertextuaisAnúncios publicitários de veículosMultimodalidadeO estudo em torno do fenômeno da Referenciação, cada vez mais, desperta interesse no meio acadêmico, resultando em novas possibilidades de análises e de investigações. Nesse sentido, pesquisadores da Linguística Textual têm dedicado especial atenção a esse fenômeno em decorrência do objeto de pesquisa dessa disciplina - o texto - ter adquirido novas feições diante dos recursos gráficos proporcionados pelo uso do computador. Assim, o uso de tais recursos tecnológicos tem contribuído para a emergência de variados gêneros discursivos, consequentemente, para diferentes modos de produção e de compreensão textual. Essa realidade, por sua vez, exige novas pesquisas que analisem as novas práticas discursivas.[...]Pontes Editores2019-03-27T11:26:32Z2019-03-27T11:26:32Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfSILVA, Luciene Helena da; CHAVES JÚNIOR, José Araújo. A construção do referente por meio de processos intertextuais em anúncios publicitários de veículos: uma análise multimodal. IN: SOUSA, Maria Margarete Fernandes de; LEAL, Abniza Pontes de Barros; SILVA, Luciene Helena da; IRINEU, Lucineudo Machado (Orgs.). Gêneros: do texto ao discurso. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018. p. 77-98.978 85 2170031 9http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40421ark:/83112/001300001bx9vSilva, Luciene Helena daChaves Júnior, José Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-20T17:18:16Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/40421Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:43:22.093485Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção do referente por meio de processos intertextuais em anúncios publicitários de veículos: uma análise multimodal |
title |
A construção do referente por meio de processos intertextuais em anúncios publicitários de veículos: uma análise multimodal |
spellingShingle |
A construção do referente por meio de processos intertextuais em anúncios publicitários de veículos: uma análise multimodal Silva, Luciene Helena da Referenciação Processos intertextuais Anúncios publicitários de veículos Multimodalidade |
title_short |
A construção do referente por meio de processos intertextuais em anúncios publicitários de veículos: uma análise multimodal |
title_full |
A construção do referente por meio de processos intertextuais em anúncios publicitários de veículos: uma análise multimodal |
title_fullStr |
A construção do referente por meio de processos intertextuais em anúncios publicitários de veículos: uma análise multimodal |
title_full_unstemmed |
A construção do referente por meio de processos intertextuais em anúncios publicitários de veículos: uma análise multimodal |
title_sort |
A construção do referente por meio de processos intertextuais em anúncios publicitários de veículos: uma análise multimodal |
author |
Silva, Luciene Helena da |
author_facet |
Silva, Luciene Helena da Chaves Júnior, José Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Chaves Júnior, José Araújo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Luciene Helena da Chaves Júnior, José Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Referenciação Processos intertextuais Anúncios publicitários de veículos Multimodalidade |
topic |
Referenciação Processos intertextuais Anúncios publicitários de veículos Multimodalidade |
description |
O estudo em torno do fenômeno da Referenciação, cada vez mais, desperta interesse no meio acadêmico, resultando em novas possibilidades de análises e de investigações. Nesse sentido, pesquisadores da Linguística Textual têm dedicado especial atenção a esse fenômeno em decorrência do objeto de pesquisa dessa disciplina - o texto - ter adquirido novas feições diante dos recursos gráficos proporcionados pelo uso do computador. Assim, o uso de tais recursos tecnológicos tem contribuído para a emergência de variados gêneros discursivos, consequentemente, para diferentes modos de produção e de compreensão textual. Essa realidade, por sua vez, exige novas pesquisas que analisem as novas práticas discursivas.[...] |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-03-27T11:26:32Z 2019-03-27T11:26:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Luciene Helena da; CHAVES JÚNIOR, José Araújo. A construção do referente por meio de processos intertextuais em anúncios publicitários de veículos: uma análise multimodal. IN: SOUSA, Maria Margarete Fernandes de; LEAL, Abniza Pontes de Barros; SILVA, Luciene Helena da; IRINEU, Lucineudo Machado (Orgs.). Gêneros: do texto ao discurso. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018. p. 77-98. 978 85 2170031 9 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40421 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/83112/001300001bx9v |
identifier_str_mv |
SILVA, Luciene Helena da; CHAVES JÚNIOR, José Araújo. A construção do referente por meio de processos intertextuais em anúncios publicitários de veículos: uma análise multimodal. IN: SOUSA, Maria Margarete Fernandes de; LEAL, Abniza Pontes de Barros; SILVA, Luciene Helena da; IRINEU, Lucineudo Machado (Orgs.). Gêneros: do texto ao discurso. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018. p. 77-98. 978 85 2170031 9 ark:/83112/001300001bx9v |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40421 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontes Editores |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontes Editores |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1818373940038336512 |