Metamorfoses da estética da mercadoria: implicações do fetichismo para as negociações identitárias de modelos comerciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49518 |
Resumo: | Este trabalho objetiva compreender, na perspectiva da Psicologia Social Crítica, as metamorfoses da estética da mercadoria e as implicações do fetichismo no desenvolvimento e nas negociações identitárias de modelos comerciais femininas brasileiras. A pesquisa gira em torno da seguinte problematização: o trabalho de modelo – uma personagem entre tantas outras que compõe a identidade – muitas vezes acaba sendo experienciado (e reconhecido) como sendo a totalidade da identidade. Uma vez que a modelo se vale de sua aparência e seu corpo como mercadoria, como essas mulheres negociam, cotidianamente, a representação dessa personagem? Essa pesquisa, de caráter qualitativo, circunscrita entre os campos empírico e teórico, tece articulações sobre a dinâmica das relações, interações e negociações identitárias dessas modelos em redes sociais como Facebook e/ou Instagram, e através do método de narrativas de histórias de vida, tenta compreender e responder o problema proposto. Acredita-se que na sociedade capitalista de consumo, tal como é a contemporânea, este tema seja relevante e atual, uma vez que trata de discutir como os efeitos do mercado tem interferido na forma como o processo da identidade tem ocorrido. E embora a profissão de modelo explicite a transformação das pessoas em mercadorias, os processos de fetichização, reificação e as formas (im)possíveis de reconhecimento ali contidas podem ser identificadas em grande parte das profissões que servem ao modo de produção capitalista. |
id |
UFC-7_d0f67f67836e1be7d0d6b9968540c533 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/49518 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Metamorfoses da estética da mercadoria: implicações do fetichismo para as negociações identitárias de modelos comerciaisEstética da mercadoriaFetichismoIdentidade-metamorfoseEste trabalho objetiva compreender, na perspectiva da Psicologia Social Crítica, as metamorfoses da estética da mercadoria e as implicações do fetichismo no desenvolvimento e nas negociações identitárias de modelos comerciais femininas brasileiras. A pesquisa gira em torno da seguinte problematização: o trabalho de modelo – uma personagem entre tantas outras que compõe a identidade – muitas vezes acaba sendo experienciado (e reconhecido) como sendo a totalidade da identidade. Uma vez que a modelo se vale de sua aparência e seu corpo como mercadoria, como essas mulheres negociam, cotidianamente, a representação dessa personagem? Essa pesquisa, de caráter qualitativo, circunscrita entre os campos empírico e teórico, tece articulações sobre a dinâmica das relações, interações e negociações identitárias dessas modelos em redes sociais como Facebook e/ou Instagram, e através do método de narrativas de histórias de vida, tenta compreender e responder o problema proposto. Acredita-se que na sociedade capitalista de consumo, tal como é a contemporânea, este tema seja relevante e atual, uma vez que trata de discutir como os efeitos do mercado tem interferido na forma como o processo da identidade tem ocorrido. E embora a profissão de modelo explicite a transformação das pessoas em mercadorias, os processos de fetichização, reificação e as formas (im)possíveis de reconhecimento ali contidas podem ser identificadas em grande parte das profissões que servem ao modo de produção capitalista.Universidade Federal do Ceará2020-01-22T12:52:45Z2020-01-22T12:52:45Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfLISBÃO, Yuri Marcondes; LIMA, Aluisio Ferreira de. Metamorfoses da estética da mercadoria: implicações do fetichismo para as negociações identitárias de modelos comerciais. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49518Lisbão, Yuri MarcondesLima, Aluisio Ferreira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:23:41Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/49518Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-10-02T13:23:41Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metamorfoses da estética da mercadoria: implicações do fetichismo para as negociações identitárias de modelos comerciais |
title |
Metamorfoses da estética da mercadoria: implicações do fetichismo para as negociações identitárias de modelos comerciais |
spellingShingle |
Metamorfoses da estética da mercadoria: implicações do fetichismo para as negociações identitárias de modelos comerciais Lisbão, Yuri Marcondes Estética da mercadoria Fetichismo Identidade-metamorfose |
title_short |
Metamorfoses da estética da mercadoria: implicações do fetichismo para as negociações identitárias de modelos comerciais |
title_full |
Metamorfoses da estética da mercadoria: implicações do fetichismo para as negociações identitárias de modelos comerciais |
title_fullStr |
Metamorfoses da estética da mercadoria: implicações do fetichismo para as negociações identitárias de modelos comerciais |
title_full_unstemmed |
Metamorfoses da estética da mercadoria: implicações do fetichismo para as negociações identitárias de modelos comerciais |
title_sort |
Metamorfoses da estética da mercadoria: implicações do fetichismo para as negociações identitárias de modelos comerciais |
author |
Lisbão, Yuri Marcondes |
author_facet |
Lisbão, Yuri Marcondes Lima, Aluisio Ferreira de |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Aluisio Ferreira de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lisbão, Yuri Marcondes Lima, Aluisio Ferreira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estética da mercadoria Fetichismo Identidade-metamorfose |
topic |
Estética da mercadoria Fetichismo Identidade-metamorfose |
description |
Este trabalho objetiva compreender, na perspectiva da Psicologia Social Crítica, as metamorfoses da estética da mercadoria e as implicações do fetichismo no desenvolvimento e nas negociações identitárias de modelos comerciais femininas brasileiras. A pesquisa gira em torno da seguinte problematização: o trabalho de modelo – uma personagem entre tantas outras que compõe a identidade – muitas vezes acaba sendo experienciado (e reconhecido) como sendo a totalidade da identidade. Uma vez que a modelo se vale de sua aparência e seu corpo como mercadoria, como essas mulheres negociam, cotidianamente, a representação dessa personagem? Essa pesquisa, de caráter qualitativo, circunscrita entre os campos empírico e teórico, tece articulações sobre a dinâmica das relações, interações e negociações identitárias dessas modelos em redes sociais como Facebook e/ou Instagram, e através do método de narrativas de histórias de vida, tenta compreender e responder o problema proposto. Acredita-se que na sociedade capitalista de consumo, tal como é a contemporânea, este tema seja relevante e atual, uma vez que trata de discutir como os efeitos do mercado tem interferido na forma como o processo da identidade tem ocorrido. E embora a profissão de modelo explicite a transformação das pessoas em mercadorias, os processos de fetichização, reificação e as formas (im)possíveis de reconhecimento ali contidas podem ser identificadas em grande parte das profissões que servem ao modo de produção capitalista. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2020-01-22T12:52:45Z 2020-01-22T12:52:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LISBÃO, Yuri Marcondes; LIMA, Aluisio Ferreira de. Metamorfoses da estética da mercadoria: implicações do fetichismo para as negociações identitárias de modelos comerciais. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9). http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49518 |
identifier_str_mv |
LISBÃO, Yuri Marcondes; LIMA, Aluisio Ferreira de. Metamorfoses da estética da mercadoria: implicações do fetichismo para as negociações identitárias de modelos comerciais. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9). |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49518 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1809935817970286592 |