Metamorfoses da estética da mercadoria: implicações do fetichismo para as negociações identitárias de modelos comerciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lisbão, Yuri Marcondes
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lima, Aluisio Ferreira de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49518
Resumo: Este trabalho objetiva compreender, na perspectiva da Psicologia Social Crítica, as metamorfoses da estética da mercadoria e as implicações do fetichismo no desenvolvimento e nas negociações identitárias de modelos comerciais femininas brasileiras. A pesquisa gira em torno da seguinte problematização: o trabalho de modelo – uma personagem entre tantas outras que compõe a identidade – muitas vezes acaba sendo experienciado (e reconhecido) como sendo a totalidade da identidade. Uma vez que a modelo se vale de sua aparência e seu corpo como mercadoria, como essas mulheres negociam, cotidianamente, a representação dessa personagem? Essa pesquisa, de caráter qualitativo, circunscrita entre os campos empírico e teórico, tece articulações sobre a dinâmica das relações, interações e negociações identitárias dessas modelos em redes sociais como Facebook e/ou Instagram, e através do método de narrativas de histórias de vida, tenta compreender e responder o problema proposto. Acredita-se que na sociedade capitalista de consumo, tal como é a contemporânea, este tema seja relevante e atual, uma vez que trata de discutir como os efeitos do mercado tem interferido na forma como o processo da identidade tem ocorrido. E embora a profissão de modelo explicite a transformação das pessoas em mercadorias, os processos de fetichização, reificação e as formas (im)possíveis de reconhecimento ali contidas podem ser identificadas em grande parte das profissões que servem ao modo de produção capitalista.
id UFC-7_d0f67f67836e1be7d0d6b9968540c533
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/49518
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Metamorfoses da estética da mercadoria: implicações do fetichismo para as negociações identitárias de modelos comerciaisEstética da mercadoriaFetichismoIdentidade-metamorfoseEste trabalho objetiva compreender, na perspectiva da Psicologia Social Crítica, as metamorfoses da estética da mercadoria e as implicações do fetichismo no desenvolvimento e nas negociações identitárias de modelos comerciais femininas brasileiras. A pesquisa gira em torno da seguinte problematização: o trabalho de modelo – uma personagem entre tantas outras que compõe a identidade – muitas vezes acaba sendo experienciado (e reconhecido) como sendo a totalidade da identidade. Uma vez que a modelo se vale de sua aparência e seu corpo como mercadoria, como essas mulheres negociam, cotidianamente, a representação dessa personagem? Essa pesquisa, de caráter qualitativo, circunscrita entre os campos empírico e teórico, tece articulações sobre a dinâmica das relações, interações e negociações identitárias dessas modelos em redes sociais como Facebook e/ou Instagram, e através do método de narrativas de histórias de vida, tenta compreender e responder o problema proposto. Acredita-se que na sociedade capitalista de consumo, tal como é a contemporânea, este tema seja relevante e atual, uma vez que trata de discutir como os efeitos do mercado tem interferido na forma como o processo da identidade tem ocorrido. E embora a profissão de modelo explicite a transformação das pessoas em mercadorias, os processos de fetichização, reificação e as formas (im)possíveis de reconhecimento ali contidas podem ser identificadas em grande parte das profissões que servem ao modo de produção capitalista.Universidade Federal do Ceará2020-01-22T12:52:45Z2020-01-22T12:52:45Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfLISBÃO, Yuri Marcondes; LIMA, Aluisio Ferreira de. Metamorfoses da estética da mercadoria: implicações do fetichismo para as negociações identitárias de modelos comerciais. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49518Lisbão, Yuri MarcondesLima, Aluisio Ferreira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:23:41Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/49518Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-10-02T13:23:41Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Metamorfoses da estética da mercadoria: implicações do fetichismo para as negociações identitárias de modelos comerciais
title Metamorfoses da estética da mercadoria: implicações do fetichismo para as negociações identitárias de modelos comerciais
spellingShingle Metamorfoses da estética da mercadoria: implicações do fetichismo para as negociações identitárias de modelos comerciais
Lisbão, Yuri Marcondes
Estética da mercadoria
Fetichismo
Identidade-metamorfose
title_short Metamorfoses da estética da mercadoria: implicações do fetichismo para as negociações identitárias de modelos comerciais
title_full Metamorfoses da estética da mercadoria: implicações do fetichismo para as negociações identitárias de modelos comerciais
title_fullStr Metamorfoses da estética da mercadoria: implicações do fetichismo para as negociações identitárias de modelos comerciais
title_full_unstemmed Metamorfoses da estética da mercadoria: implicações do fetichismo para as negociações identitárias de modelos comerciais
title_sort Metamorfoses da estética da mercadoria: implicações do fetichismo para as negociações identitárias de modelos comerciais
author Lisbão, Yuri Marcondes
author_facet Lisbão, Yuri Marcondes
Lima, Aluisio Ferreira de
author_role author
author2 Lima, Aluisio Ferreira de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lisbão, Yuri Marcondes
Lima, Aluisio Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Estética da mercadoria
Fetichismo
Identidade-metamorfose
topic Estética da mercadoria
Fetichismo
Identidade-metamorfose
description Este trabalho objetiva compreender, na perspectiva da Psicologia Social Crítica, as metamorfoses da estética da mercadoria e as implicações do fetichismo no desenvolvimento e nas negociações identitárias de modelos comerciais femininas brasileiras. A pesquisa gira em torno da seguinte problematização: o trabalho de modelo – uma personagem entre tantas outras que compõe a identidade – muitas vezes acaba sendo experienciado (e reconhecido) como sendo a totalidade da identidade. Uma vez que a modelo se vale de sua aparência e seu corpo como mercadoria, como essas mulheres negociam, cotidianamente, a representação dessa personagem? Essa pesquisa, de caráter qualitativo, circunscrita entre os campos empírico e teórico, tece articulações sobre a dinâmica das relações, interações e negociações identitárias dessas modelos em redes sociais como Facebook e/ou Instagram, e através do método de narrativas de histórias de vida, tenta compreender e responder o problema proposto. Acredita-se que na sociedade capitalista de consumo, tal como é a contemporânea, este tema seja relevante e atual, uma vez que trata de discutir como os efeitos do mercado tem interferido na forma como o processo da identidade tem ocorrido. E embora a profissão de modelo explicite a transformação das pessoas em mercadorias, os processos de fetichização, reificação e as formas (im)possíveis de reconhecimento ali contidas podem ser identificadas em grande parte das profissões que servem ao modo de produção capitalista.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2020-01-22T12:52:45Z
2020-01-22T12:52:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LISBÃO, Yuri Marcondes; LIMA, Aluisio Ferreira de. Metamorfoses da estética da mercadoria: implicações do fetichismo para as negociações identitárias de modelos comerciais. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49518
identifier_str_mv LISBÃO, Yuri Marcondes; LIMA, Aluisio Ferreira de. Metamorfoses da estética da mercadoria: implicações do fetichismo para as negociações identitárias de modelos comerciais. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49518
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935817970286592