Atividades lúdicas como facilitadoras da aprendizagem infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Maria Aldira Queiroz de
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41915
Resumo: Este trabalho investiga a importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem, tendo objetivos problematizar o conceito de lúdico, historiando sua evolução, identificar as atividades pedagógicas envolvendo o lúdico realizado na escola, avaliar os resultados decorrentes do desenvolvimento do lúdico no processo ensino-aprendizagem. Portanto a proposta básica desta pesquisa foi evidenciar a relevância que o lúdico apresenta para a escolarização da criança na fase da educação infantil, como um dos recursos facilitadores da aprendizagem. O Lúdico é uma das necessidades básicas do corpo e da mente. A necessidade do prazer, da alegria, e particularmente a procura do jogo são tendências naturais, e talvez entre os mais fortes, pois as crianças brincam por toda a parte e sempre. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, e está dividida em seis capítulos. A princípio fez-se a Evolução Histórica do lúdico. Em seguida comentou-se a importância do lúdico, retratando-se o valor de atividades como o jogo, a mímica, o teatro e a sucata para o desenvolvimento emocional, social, cognitivo e motor da criança; o terceiro trata do professor de educação infantil, o quarto apresenta o lúdico numa perspectiva psicopedagógica enfocando as diversas formas de brincar; o quinto aborda as fases do desenvolvimento e jogos segundo Piaget e por último conceitos sobre jogo, brincadeira e brinquedo segundo vários teóricos. Após a análise dos resultados da pesquisa, constatou-se e apontou algumas considerações importantes que o lúdico é um recurso essencial para trabalhar e desencadear a fluidez do processo de aprendizagem na educação infantil, dentre elas: o lúdico é um recurso bastante rico para aprendizagem e o desenvolvimento da criança e deve ser utilizado no cotidiano das atividades da educação infantil; as atividades lúdicas são proporcionadoras de divertimento e influenciam na elaboração do conhecimento infantil; o jogo, a brincadeira e o brinquedo são recursos que favorecem a aprendizagem da criança, dão significados à sua realidade, desenvolvem habilidades, contribuem para a formação de sua personalidade e organizam suas relações com os objetos, com os espaços e com os outros; a educação infantil é um período de suma importância para a criança, sendo a base de sua socialização e da construção da inteligência e o professor deve ter o conhecimento da diferença essencial que separa os modos de sentir, agir e pensar da criança e do adulto para poder oferecer àquilo que é interessante.
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