A publicidade-espelho indaga e responde: Quem somos nós brasileiros?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10034 |
Resumo: | CARVALHO, Rejane Vasconcelos Accioly de. A publicidade-espelho indaga e responde: Quem somos nós brasileiros? Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v.31, n.1, 2000, p.18-35. |
id |
UFC-7_d75fe01e459b1fbf0fd4a6572b79438e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/10034 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A publicidade-espelho indaga e responde: Quem somos nós brasileiros?Cultura brasileiraPublicidadeNacionalidadeCARVALHO, Rejane Vasconcelos Accioly de. A publicidade-espelho indaga e responde: Quem somos nós brasileiros? Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v.31, n.1, 2000, p.18-35.A "brasilidade", neologismo que aponta para a essência condensada de todos os signos e amálgamas simbólicos que permitem o reconhecimento "do que é ser brasileiro", resulta de uma construção de sentidos sedimentados ao longo da nossa história em diferentes discursos fundadores. Neste texto pretende-se analisar os processos de atualização de alguns discursos fundadores traduzidos para a estética publicitária audiovisual. A escolha da matriz discursiva publicitária não é casual. Ao contrário, apoia-se na constatação de sua centralidade na cultura brasileira contemporânea. Tomo para análise alguns filmes publicitários que tematizam o Brasil e os brasileiros veiculados na TV em dois momentos distintos: 1994, ano de Copa (subtende-se "de futebol") e 1999, que marca as celebrações midiáticas dos 500 anos do descobrimento do Brasil. Os filmes analisados são exemplares de três categorias: publicidade comercial; publicidade institucional e publicidade político-partidária.www.rcs.ufc.br/edicoes2014-11-28T10:59:03Z2014-11-28T10:59:03Z2000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCarvalho, R. M. V. A. (2000)0041-8862 (impresso)2318-4620 (online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10034Carvalho, Rejane Maria Vasconcelos Accioly deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-14T19:05:45Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/10034Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:34:23.137291Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A publicidade-espelho indaga e responde: Quem somos nós brasileiros? |
title |
A publicidade-espelho indaga e responde: Quem somos nós brasileiros? |
spellingShingle |
A publicidade-espelho indaga e responde: Quem somos nós brasileiros? Carvalho, Rejane Maria Vasconcelos Accioly de Cultura brasileira Publicidade Nacionalidade |
title_short |
A publicidade-espelho indaga e responde: Quem somos nós brasileiros? |
title_full |
A publicidade-espelho indaga e responde: Quem somos nós brasileiros? |
title_fullStr |
A publicidade-espelho indaga e responde: Quem somos nós brasileiros? |
title_full_unstemmed |
A publicidade-espelho indaga e responde: Quem somos nós brasileiros? |
title_sort |
A publicidade-espelho indaga e responde: Quem somos nós brasileiros? |
author |
Carvalho, Rejane Maria Vasconcelos Accioly de |
author_facet |
Carvalho, Rejane Maria Vasconcelos Accioly de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Rejane Maria Vasconcelos Accioly de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura brasileira Publicidade Nacionalidade |
topic |
Cultura brasileira Publicidade Nacionalidade |
description |
CARVALHO, Rejane Vasconcelos Accioly de. A publicidade-espelho indaga e responde: Quem somos nós brasileiros? Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v.31, n.1, 2000, p.18-35. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000 2014-11-28T10:59:03Z 2014-11-28T10:59:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Carvalho, R. M. V. A. (2000) 0041-8862 (impresso) 2318-4620 (online) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10034 |
identifier_str_mv |
Carvalho, R. M. V. A. (2000) 0041-8862 (impresso) 2318-4620 (online) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10034 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
www.rcs.ufc.br/edicoes |
publisher.none.fl_str_mv |
www.rcs.ufc.br/edicoes |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028860275458048 |