A publicidade-espelho indaga e responde: Quem somos nós brasileiros?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Rejane Maria Vasconcelos Accioly de
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10034
Resumo: CARVALHO, Rejane Vasconcelos Accioly de. A publicidade-espelho indaga e responde: Quem somos nós brasileiros? Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v.31, n.1, 2000, p.18-35.
id UFC-7_d75fe01e459b1fbf0fd4a6572b79438e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/10034
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A publicidade-espelho indaga e responde: Quem somos nós brasileiros?Cultura brasileiraPublicidadeNacionalidadeCARVALHO, Rejane Vasconcelos Accioly de. A publicidade-espelho indaga e responde: Quem somos nós brasileiros? Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v.31, n.1, 2000, p.18-35.A "brasilidade", neologismo que aponta para a essência condensada de todos os signos e amálgamas simbólicos que permitem o reconhecimento "do que é ser brasileiro", resulta de uma construção de sentidos sedimentados ao longo da nossa história em diferentes discursos fundadores. Neste texto pretende-se analisar os processos de atualização de alguns discursos fundadores traduzidos para a estética publicitária audiovisual. A escolha da matriz discursiva publicitária não é casual. Ao contrário, apoia-se na constatação de sua centralidade na cultura brasileira contemporânea. Tomo para análise alguns filmes publicitários que tematizam o Brasil e os brasileiros veiculados na TV em dois momentos distintos: 1994, ano de Copa (subtende-se "de futebol") e 1999, que marca as celebrações midiáticas dos 500 anos do descobrimento do Brasil. Os filmes analisados são exemplares de três categorias: publicidade comercial; publicidade institucional e publicidade político-partidária.www.rcs.ufc.br/edicoes2014-11-28T10:59:03Z2014-11-28T10:59:03Z2000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCarvalho, R. M. V. A. (2000)0041-8862 (impresso)2318-4620 (online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10034Carvalho, Rejane Maria Vasconcelos Accioly deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-14T19:05:45Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/10034Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:34:23.137291Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A publicidade-espelho indaga e responde: Quem somos nós brasileiros?
title A publicidade-espelho indaga e responde: Quem somos nós brasileiros?
spellingShingle A publicidade-espelho indaga e responde: Quem somos nós brasileiros?
Carvalho, Rejane Maria Vasconcelos Accioly de
Cultura brasileira
Publicidade
Nacionalidade
title_short A publicidade-espelho indaga e responde: Quem somos nós brasileiros?
title_full A publicidade-espelho indaga e responde: Quem somos nós brasileiros?
title_fullStr A publicidade-espelho indaga e responde: Quem somos nós brasileiros?
title_full_unstemmed A publicidade-espelho indaga e responde: Quem somos nós brasileiros?
title_sort A publicidade-espelho indaga e responde: Quem somos nós brasileiros?
author Carvalho, Rejane Maria Vasconcelos Accioly de
author_facet Carvalho, Rejane Maria Vasconcelos Accioly de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Rejane Maria Vasconcelos Accioly de
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura brasileira
Publicidade
Nacionalidade
topic Cultura brasileira
Publicidade
Nacionalidade
description CARVALHO, Rejane Vasconcelos Accioly de. A publicidade-espelho indaga e responde: Quem somos nós brasileiros? Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v.31, n.1, 2000, p.18-35.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2014-11-28T10:59:03Z
2014-11-28T10:59:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Carvalho, R. M. V. A. (2000)
0041-8862 (impresso)
2318-4620 (online)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10034
identifier_str_mv Carvalho, R. M. V. A. (2000)
0041-8862 (impresso)
2318-4620 (online)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10034
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv www.rcs.ufc.br/edicoes
publisher.none.fl_str_mv www.rcs.ufc.br/edicoes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028860275458048