Resíduos trágicos da Grécia clássica na personagem Helena, de Machado de Assis
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40167 |
Resumo: | Sendo o Brasil uma nação que recebeu, desde a sua colonização, influências ideológicas e culturais de várias civilizações, podemos dizer que as mentalidades dos povos de diversas épocas ajudaram a formar os conceitos sociais, históricos e filosóficos inerentes ao povo brasileiro, possibilitando, desta forma, uma série de interpretações. Diante de tal afirmação, e através da Teoria da Residualidade, o presente trabalho objetiva demonstrar como determinadas mentalidades podem ser verificadas na cultura do nosso povo; principalmente no que diz respeito à literatura, abordando alguns aspectos específicos e ressaltando semelhanças. Porém, antes de tecer tais comentários, precisamos falar um pouco sobre a Teoria da Residualidade, para que haja um melhor entendimento do assunto. A residualidade caracteriza-se por aquilo que resta, que remanesce de um tempo em outro, podendo significar a presença de atitudes mentais arraigadas no passado próximo ou distante. Segundo Roberto Pontes, sistematizador da teoria, "a gente apanha aquele remanescente dotado de força viva e constrói uma nova obra com mais força ainda, na temática e na forma" (PONTES, 2006, p. 05). O autor também ressalta podermos usar a expressão "substratos mentais" caso haja a necessidade de um maior esclarecimento, pois tais substratos são igualmente restos, remanescências. Além disso, a teoria aborda ainda outros conceitos, como os de cristalização, mentalidade e bibridação cultural, empregados no decorrer deste trabalho conforme haja a necessidade.[...] |
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