Práticas na educação infantil: reflexões sobre interações numa creche municipal do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Adriana do Carmo Corrêa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Mendes, Eloisa Cristina Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38489
Resumo: Na condição de professoras reflexivas, em diferentes momentos, associamos teoria e prática para ação e reflexão no âmbito da Educação Infantil. Destarte, o trabalho cujo título é “Práticas na Educação Infantil: reflexões sobre interações numa creche municipal do Rio de Janeiro” tratou de elucidar questões sobre docência na Educação Infantil com base na experiência com a pedagogia de projetos. Para desenvolver este trabalho, utilizamos o caderno de planejamento da turma 31 como principal fonte de coleta e análise dos dados. O presente texto teve por finalidade analisar as contribuições da pedagogia de projetos nas ações de cuidado e educação empreendidas na turma 31 da Creche Municipal Rachel Leite Dias no ano de 2013. Para atender ao objetivo, seguimos as orientações da pesquisa na abordagem qualitativa, adotando como método a análise documental, na medida em que fundamentamos nossas análises nos registros realizados no caderno da turma nos meses de fevereiro, março e abril, período dedicado ao primeiro eixo do projeto. A organização de alguns dos nossos registros no caderno teve como inspiração o trabalho de Freire (1983), que, na década de 1970, registrou em diário suas experiências docentes com crianças de quatro anos numa escola paulista. Certamente nossos registros não seguiram as minúcias do trabalho realizado por Madalena Freire, todavia serviram de base para as reflexões deste estudo. Além dessa autora, consideramos também as discussões de Gómez (2012) sobre os escritos no caderno e a proposição de Mignot e Cunha (2006), escrita ordinária, categoria em que classificamos nossos registros no caderno da turma 31. Na constituição da discussão teórica, aprofundamos o texto recorrendo às proposições de Freire (1996) e Pimenta e Lima (2004), que versam sobre professor reflexivo, pesquisa e docência. Para compor as questões sobre Educação Infantil, trouxemos para o debate Oliveira (2008), Kramer (2005) e Corsino (2012). Consideramos o estudo relevante por duas questões: por enfatizar a articulação entre cuidado e educação na creche e por traduzir o trabalho pedagógico, com inspiração na pedagogia de projetos, rompendo com o trabalho exclusivo com datas comemorativas, tão comum nessa etapa da Educação Básica. No que tange às potencialidades das ações empreendidas, concluímos que o projeto pedagógico anual sobre samba favoreceu o diálogo interdisciplinar durante as atividades e colocou as crianças da turma como protagonistas do processo.
id UFC-7_ea182e20020469e295fdc8cf4bc76b5a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/38489
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Práticas na educação infantil: reflexões sobre interações numa creche municipal do Rio de JaneiroEducação infantilPedagogia de projetoPrática pedagógicaCuidar e educarNa condição de professoras reflexivas, em diferentes momentos, associamos teoria e prática para ação e reflexão no âmbito da Educação Infantil. Destarte, o trabalho cujo título é “Práticas na Educação Infantil: reflexões sobre interações numa creche municipal do Rio de Janeiro” tratou de elucidar questões sobre docência na Educação Infantil com base na experiência com a pedagogia de projetos. Para desenvolver este trabalho, utilizamos o caderno de planejamento da turma 31 como principal fonte de coleta e análise dos dados. O presente texto teve por finalidade analisar as contribuições da pedagogia de projetos nas ações de cuidado e educação empreendidas na turma 31 da Creche Municipal Rachel Leite Dias no ano de 2013. Para atender ao objetivo, seguimos as orientações da pesquisa na abordagem qualitativa, adotando como método a análise documental, na medida em que fundamentamos nossas análises nos registros realizados no caderno da turma nos meses de fevereiro, março e abril, período dedicado ao primeiro eixo do projeto. A organização de alguns dos nossos registros no caderno teve como inspiração o trabalho de Freire (1983), que, na década de 1970, registrou em diário suas experiências docentes com crianças de quatro anos numa escola paulista. Certamente nossos registros não seguiram as minúcias do trabalho realizado por Madalena Freire, todavia serviram de base para as reflexões deste estudo. Além dessa autora, consideramos também as discussões de Gómez (2012) sobre os escritos no caderno e a proposição de Mignot e Cunha (2006), escrita ordinária, categoria em que classificamos nossos registros no caderno da turma 31. Na constituição da discussão teórica, aprofundamos o texto recorrendo às proposições de Freire (1996) e Pimenta e Lima (2004), que versam sobre professor reflexivo, pesquisa e docência. Para compor as questões sobre Educação Infantil, trouxemos para o debate Oliveira (2008), Kramer (2005) e Corsino (2012). Consideramos o estudo relevante por duas questões: por enfatizar a articulação entre cuidado e educação na creche e por traduzir o trabalho pedagógico, com inspiração na pedagogia de projetos, rompendo com o trabalho exclusivo com datas comemorativas, tão comum nessa etapa da Educação Básica. No que tange às potencialidades das ações empreendidas, concluímos que o projeto pedagógico anual sobre samba favoreceu o diálogo interdisciplinar durante as atividades e colocou as crianças da turma como protagonistas do processo.Revista Educação em Debate2018-12-26T23:30:36Z2018-12-26T23:30:36Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGONÇALVES, Adriana do Carmo Corrêa; MENDES, Eloisa Cristina Santos. Práticas na educação infantil: reflexões sobre interações numa creche municipal do Rio de Janeiro. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 40, n. 76, p. 163-177, maio/ago. 2018.0102-1117 (impresso)2526-0847 (online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38489Gonçalves, Adriana do Carmo CorrêaMendes, Eloisa Cristina Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:45:03Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38489Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-12-07T19:45:03Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas na educação infantil: reflexões sobre interações numa creche municipal do Rio de Janeiro
title Práticas na educação infantil: reflexões sobre interações numa creche municipal do Rio de Janeiro
spellingShingle Práticas na educação infantil: reflexões sobre interações numa creche municipal do Rio de Janeiro
Gonçalves, Adriana do Carmo Corrêa
Educação infantil
Pedagogia de projeto
Prática pedagógica
Cuidar e educar
title_short Práticas na educação infantil: reflexões sobre interações numa creche municipal do Rio de Janeiro
title_full Práticas na educação infantil: reflexões sobre interações numa creche municipal do Rio de Janeiro
title_fullStr Práticas na educação infantil: reflexões sobre interações numa creche municipal do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Práticas na educação infantil: reflexões sobre interações numa creche municipal do Rio de Janeiro
title_sort Práticas na educação infantil: reflexões sobre interações numa creche municipal do Rio de Janeiro
author Gonçalves, Adriana do Carmo Corrêa
author_facet Gonçalves, Adriana do Carmo Corrêa
Mendes, Eloisa Cristina Santos
author_role author
author2 Mendes, Eloisa Cristina Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Adriana do Carmo Corrêa
Mendes, Eloisa Cristina Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Pedagogia de projeto
Prática pedagógica
Cuidar e educar
topic Educação infantil
Pedagogia de projeto
Prática pedagógica
Cuidar e educar
description Na condição de professoras reflexivas, em diferentes momentos, associamos teoria e prática para ação e reflexão no âmbito da Educação Infantil. Destarte, o trabalho cujo título é “Práticas na Educação Infantil: reflexões sobre interações numa creche municipal do Rio de Janeiro” tratou de elucidar questões sobre docência na Educação Infantil com base na experiência com a pedagogia de projetos. Para desenvolver este trabalho, utilizamos o caderno de planejamento da turma 31 como principal fonte de coleta e análise dos dados. O presente texto teve por finalidade analisar as contribuições da pedagogia de projetos nas ações de cuidado e educação empreendidas na turma 31 da Creche Municipal Rachel Leite Dias no ano de 2013. Para atender ao objetivo, seguimos as orientações da pesquisa na abordagem qualitativa, adotando como método a análise documental, na medida em que fundamentamos nossas análises nos registros realizados no caderno da turma nos meses de fevereiro, março e abril, período dedicado ao primeiro eixo do projeto. A organização de alguns dos nossos registros no caderno teve como inspiração o trabalho de Freire (1983), que, na década de 1970, registrou em diário suas experiências docentes com crianças de quatro anos numa escola paulista. Certamente nossos registros não seguiram as minúcias do trabalho realizado por Madalena Freire, todavia serviram de base para as reflexões deste estudo. Além dessa autora, consideramos também as discussões de Gómez (2012) sobre os escritos no caderno e a proposição de Mignot e Cunha (2006), escrita ordinária, categoria em que classificamos nossos registros no caderno da turma 31. Na constituição da discussão teórica, aprofundamos o texto recorrendo às proposições de Freire (1996) e Pimenta e Lima (2004), que versam sobre professor reflexivo, pesquisa e docência. Para compor as questões sobre Educação Infantil, trouxemos para o debate Oliveira (2008), Kramer (2005) e Corsino (2012). Consideramos o estudo relevante por duas questões: por enfatizar a articulação entre cuidado e educação na creche e por traduzir o trabalho pedagógico, com inspiração na pedagogia de projetos, rompendo com o trabalho exclusivo com datas comemorativas, tão comum nessa etapa da Educação Básica. No que tange às potencialidades das ações empreendidas, concluímos que o projeto pedagógico anual sobre samba favoreceu o diálogo interdisciplinar durante as atividades e colocou as crianças da turma como protagonistas do processo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-26T23:30:36Z
2018-12-26T23:30:36Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GONÇALVES, Adriana do Carmo Corrêa; MENDES, Eloisa Cristina Santos. Práticas na educação infantil: reflexões sobre interações numa creche municipal do Rio de Janeiro. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 40, n. 76, p. 163-177, maio/ago. 2018.
0102-1117 (impresso)
2526-0847 (online)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38489
identifier_str_mv GONÇALVES, Adriana do Carmo Corrêa; MENDES, Eloisa Cristina Santos. Práticas na educação infantil: reflexões sobre interações numa creche municipal do Rio de Janeiro. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 40, n. 76, p. 163-177, maio/ago. 2018.
0102-1117 (impresso)
2526-0847 (online)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38489
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935784761884672