Professor: que história é essa?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26447 |
Resumo: | Vasconcelos, Sandra Maia Farias. Professor: que história é essa? Revista Educação em Questão, Natal, v. 25, n. 11, p. 62-79, jan./abr. 2006. |
id |
UFC-7_f1907c93f0d2d89600dda0b24971e579 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/26447 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Professor: que história é essa?Teacher’s stories: what are those?História de vidaNarrativaAspectoVasconcelos, Sandra Maia Farias. Professor: que história é essa? Revista Educação em Questão, Natal, v. 25, n. 11, p. 62-79, jan./abr. 2006.This work had the objective to analyze memorials of formation written by students in a course of formation of professors. 50 memorials has been read, of which five have been analyzed in depth. The methodology of analysis used was the linguistic study of verbal aspects, in special the secular aspects of the narratives. We perceived that life histories, even so are spontaneous narratives, follow the syntactic process of verbal aspect with equal severity. The speech and the writing represent, if not integrally, at least very closely the secular reality of the memories.Este trabalho teve o objetivo de analisar memoriais de formação escritos por sujeitos em um curso de formação de professores. Foram lidos 50 memoriais, dos quais cinco foram analisados em profundidade. A metodologia de análise utilizada foi o estudo lingüístico de aspectos verbais, em especial os aspectos temporais das narrativas. Percebemos que as histórias de vida, embora sejam narrativas espontâneas, seguem o processo sintático do aspecto verbal com igual rigor. A fala e a escrita representam, se não integralmente, pelo menos muito proximamente a realidade temporal das lembranças.Revista Educação em Questão2017-10-06T19:36:51Z2017-10-06T19:36:51Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVasconcelos, S. M. F. (2006)1981-1802http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26447Vasconcelos, Sandra Maia Fariasinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T16:46:56Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/26447Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:30:30.560581Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professor: que história é essa? Teacher’s stories: what are those? |
title |
Professor: que história é essa? |
spellingShingle |
Professor: que história é essa? Vasconcelos, Sandra Maia Farias História de vida Narrativa Aspecto |
title_short |
Professor: que história é essa? |
title_full |
Professor: que história é essa? |
title_fullStr |
Professor: que história é essa? |
title_full_unstemmed |
Professor: que história é essa? |
title_sort |
Professor: que história é essa? |
author |
Vasconcelos, Sandra Maia Farias |
author_facet |
Vasconcelos, Sandra Maia Farias |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos, Sandra Maia Farias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História de vida Narrativa Aspecto |
topic |
História de vida Narrativa Aspecto |
description |
Vasconcelos, Sandra Maia Farias. Professor: que história é essa? Revista Educação em Questão, Natal, v. 25, n. 11, p. 62-79, jan./abr. 2006. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2017-10-06T19:36:51Z 2017-10-06T19:36:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Vasconcelos, S. M. F. (2006) 1981-1802 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26447 |
identifier_str_mv |
Vasconcelos, S. M. F. (2006) 1981-1802 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26447 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Educação em Questão |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Educação em Questão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028833411989504 |