Face e polidez linguística em reclamações online: uma análise sob o viés pragmático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barrere, Luana Lisboa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28476
Resumo: BARRERE, Luana Lisboa. Face e polidez linguística em reclamações online: uma análise sob o viés pragmático. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 7, v. 7, n. 1, p. 383-405, jan./jun. 2017.
id UFC-7_fc6e64f02c192856069e55a7217380d5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/28476
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Face e polidez linguística em reclamações online: uma análise sob o viés pragmáticoFace and linguistic politeness in online complaints: an analysis under the pragmatic biasPragmáticaPolidezFaceReclameAQUIBARRERE, Luana Lisboa. Face e polidez linguística em reclamações online: uma análise sob o viés pragmático. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 7, v. 7, n. 1, p. 383-405, jan./jun. 2017.In this paper we present a study of about complaints posted in ReclameAQUI Brazilian website and our aim is to verify how it happens the process of preservation and loss of the face through the use or violation of the linguistic resources of politeness in the process of interaction between consumers and suppliers from claimed companies. Thus, we will adopt the theory of politeness proposed by Brown and Levinson (1987), using the positive and negative politeness strategies presented by these authors, beyond to Leech’s maxims (1983), in dialogue with the Goffman’s notion of face (1967; 1980). According to results from the analysis, we concluded that consumers violated more of the politeness resources than the company’s representants, which have resulted in a bigger number client’s loss of faces than of these representants.Neste artigo apresentamos um estudo sobre reclamações postadas no site brasileiro ReclameAQUI e o nosso objetivo consiste em verificar como ocorre o processo de preservação e perda da face através do uso ou da violação dos recursos linguísticos de polidez no processo de interação entre consumidores e fornecedores das empresas reclamadas. Para tanto, adotaremos a teoria da polidez proposta por Brown e Levinson (1987), utilizando as estratégias de polidez positiva e negativa apresentadas por esses autores, além das máximas de Leech (1983), em diálogo com a noção de face de Goffman (1967; 1980). De acordo com os resultados das análises, chegamos à conclusão de que os consumidores violaram mais os recursos de polidez que os representantes das empresas, o que resultou em um número maior de perda de faces dos clientes do que desses representantes.Revista Entrepalavras2017-12-14T12:11:13Z2017-12-14T12:11:13Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBarrere, L. L. (2017)2237-6321 (online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28476Barrere, Luana Lisboainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T16:49:10Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/28476Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:57:26.639051Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Face e polidez linguística em reclamações online: uma análise sob o viés pragmático
Face and linguistic politeness in online complaints: an analysis under the pragmatic bias
title Face e polidez linguística em reclamações online: uma análise sob o viés pragmático
spellingShingle Face e polidez linguística em reclamações online: uma análise sob o viés pragmático
Barrere, Luana Lisboa
Pragmática
Polidez
Face
ReclameAQUI
title_short Face e polidez linguística em reclamações online: uma análise sob o viés pragmático
title_full Face e polidez linguística em reclamações online: uma análise sob o viés pragmático
title_fullStr Face e polidez linguística em reclamações online: uma análise sob o viés pragmático
title_full_unstemmed Face e polidez linguística em reclamações online: uma análise sob o viés pragmático
title_sort Face e polidez linguística em reclamações online: uma análise sob o viés pragmático
author Barrere, Luana Lisboa
author_facet Barrere, Luana Lisboa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barrere, Luana Lisboa
dc.subject.por.fl_str_mv Pragmática
Polidez
Face
ReclameAQUI
topic Pragmática
Polidez
Face
ReclameAQUI
description BARRERE, Luana Lisboa. Face e polidez linguística em reclamações online: uma análise sob o viés pragmático. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 7, v. 7, n. 1, p. 383-405, jan./jun. 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-14T12:11:13Z
2017-12-14T12:11:13Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Barrere, L. L. (2017)
2237-6321 (online)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28476
identifier_str_mv Barrere, L. L. (2017)
2237-6321 (online)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28476
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Entrepalavras
publisher.none.fl_str_mv Revista Entrepalavras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029011727581184