Ressocialização e escolarização no Instituto Professor Olavo Oliveira II
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29268 |
Resumo: | MOURA, Matilde Bastos Lima. Ressocialização e escolarização no Instituto Professor Olavo Oliveira II. 2013. 51f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2013. |
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Ressocialização e escolarização no Instituto Professor Olavo Oliveira IISujeitos do EJARessocializaçãoEscolarizaçãoMOURA, Matilde Bastos Lima. Ressocialização e escolarização no Instituto Professor Olavo Oliveira II. 2013. 51f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2013.O objetivo geral é estudar a contribuição da escolarização através da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no processo de ressocialização de presos, buscando compreender os avanços e os desafios da referida modalidade. O estudo apoiou-se no pressuposto teórico da escolarização e da ressocialização do sujeito no sistema prisional, através da EJA, suas implicações e particularidades na vida do estudante que cumpre pena no Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (I.P.P.O.O. II) na cidade de Itaitinga, no Ceará. Defende-se a importância da educação através da escolarização e da ressocialização do preso como um dos possíveis caminhos para a liberdade social e financeira. A escolha pela presente pesquisa parte de minha experiência na educação com jovens e adultos no I.P.P.O.O. II, durante um ano. A metodologia teve caráter qualitativo. A pesquisa de campo foi realizada no mesmo presídio na qual utilizei como instrumento para o levantamento das informações a entrevista, esta respondida pelos alunos, professores, diretor, agente penitenciário e funcionário. Com isso, os estudos revelam que a escolarização através da EJA tem contribuído para a ressocialização da pessoa presa. Essa ressocialização é uma proposta educativa na modalidade EJA no ensino do sistema penal com o apoio dos professores, na qual enfrenta dificuldades relacionadas a ausência de formação de professores, falta de livros didáticos ou livros com conteúdos ultrapassados, e ausência de outros recursos didáticos. De um lado, nos últimos anos, constatou-se que houve avanços legais no que concerne o direito à educação prisional. Por outro lado, torna-se evidente os desafios práticos da EJA no sistema prisional, sobretudo na ausência de uma proposta formativa específica para os docentes, além das condições precárias de trabalho.Beserra, Raquel Carine MartinsMoura, Matilde Bastos Lima2018-01-26T11:20:38Z2018-01-26T11:20:38Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMoura, M. B. L.; Beserra, R. C. M. (2013)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29268porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-26T11:20:38Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/29268Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2018-01-26T11:20:38Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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