Herança familiar e distribuição de renda na região metropolitana de Fortaleza: o período 1979-1985

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Marcelo Moratti
Data de Publicação: 1986
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29697
Resumo: Este trabalho, partindo de considerações empírico-teóricas sobre a pobreza que assola a Região Nordeste, procurou evidenciar a elevada concentração de renda pessoal no Estado do Ceará e, mais diretamente, na Região Metropolitana de Fortaleza,bem como a evolução do quadro da desigualdade no período compreendido entre os anos de 1979 e 1985. Para isso foram utilizados como indicadores o COEFICIENTE DE GINI, o lNDICE DE THEIL, a VARIÃNCIA DO ,LOGARITIMO e; de forma complementar, a RENDA MEDIA e a RENDA PERCENTUAL. Constatadas a acentuada desigualdade e a reconcentração da renda no período em estudo, procurou-se observar qual a influência do "BACKGROUND FAIMILIAR", ou seja, qual o impacto das condições sócio-econômicas da famíia na determinação da renda do indivíduo sem atribuir-lhe, no entanto, o papel de unica e exclusiva relação causal-explicativa. Utilizou-se, nesse caso, um conjunto de regressões associado ao modelo conhecido como "ANALISE DE TRAJETORIA" que constitui-se, fundamentalmente, num método de decomposição e interpretação linear que considera cada variável em sua forma estandartizada e que, definindo as hipóteses a priori, força a argumentação a ter, no mínimo consistência interna, evitando dessa forma que suposições mutuamente incompatíveis sejam consideradas.
id UFC-7_fff27277af0497dd97d1b6fd5ad62040
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/29697
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Herança familiar e distribuição de renda na região metropolitana de Fortaleza: o período 1979-1985Orçamento familiarOrçamento pessoalDistricuição de rendaEste trabalho, partindo de considerações empírico-teóricas sobre a pobreza que assola a Região Nordeste, procurou evidenciar a elevada concentração de renda pessoal no Estado do Ceará e, mais diretamente, na Região Metropolitana de Fortaleza,bem como a evolução do quadro da desigualdade no período compreendido entre os anos de 1979 e 1985. Para isso foram utilizados como indicadores o COEFICIENTE DE GINI, o lNDICE DE THEIL, a VARIÃNCIA DO ,LOGARITIMO e; de forma complementar, a RENDA MEDIA e a RENDA PERCENTUAL. Constatadas a acentuada desigualdade e a reconcentração da renda no período em estudo, procurou-se observar qual a influência do "BACKGROUND FAIMILIAR", ou seja, qual o impacto das condições sócio-econômicas da famíia na determinação da renda do indivíduo sem atribuir-lhe, no entanto, o papel de unica e exclusiva relação causal-explicativa. Utilizou-se, nesse caso, um conjunto de regressões associado ao modelo conhecido como "ANALISE DE TRAJETORIA" que constitui-se, fundamentalmente, num método de decomposição e interpretação linear que considera cada variável em sua forma estandartizada e que, definindo as hipóteses a priori, força a argumentação a ter, no mínimo consistência interna, evitando dessa forma que suposições mutuamente incompatíveis sejam consideradas.Benevides Filho, Carlos MauroCardoso, Marcelo Moratti2018-02-15T20:37:29Z2018-02-15T20:37:29Z1986info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARDOSO, Marcelo Moratti. "Herança" familiar e distribuição de renda na Região Metropolitana de Fortaleza: o período 1979-1985. 1986. 83f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Fortaleza (Ce), 1986.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29697porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-30T12:13:00Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/29697Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2019-07-30T12:13Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Herança familiar e distribuição de renda na região metropolitana de Fortaleza: o período 1979-1985
title Herança familiar e distribuição de renda na região metropolitana de Fortaleza: o período 1979-1985
spellingShingle Herança familiar e distribuição de renda na região metropolitana de Fortaleza: o período 1979-1985
Cardoso, Marcelo Moratti
Orçamento familiar
Orçamento pessoal
Districuição de renda
title_short Herança familiar e distribuição de renda na região metropolitana de Fortaleza: o período 1979-1985
title_full Herança familiar e distribuição de renda na região metropolitana de Fortaleza: o período 1979-1985
title_fullStr Herança familiar e distribuição de renda na região metropolitana de Fortaleza: o período 1979-1985
title_full_unstemmed Herança familiar e distribuição de renda na região metropolitana de Fortaleza: o período 1979-1985
title_sort Herança familiar e distribuição de renda na região metropolitana de Fortaleza: o período 1979-1985
author Cardoso, Marcelo Moratti
author_facet Cardoso, Marcelo Moratti
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Benevides Filho, Carlos Mauro
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Marcelo Moratti
dc.subject.por.fl_str_mv Orçamento familiar
Orçamento pessoal
Districuição de renda
topic Orçamento familiar
Orçamento pessoal
Districuição de renda
description Este trabalho, partindo de considerações empírico-teóricas sobre a pobreza que assola a Região Nordeste, procurou evidenciar a elevada concentração de renda pessoal no Estado do Ceará e, mais diretamente, na Região Metropolitana de Fortaleza,bem como a evolução do quadro da desigualdade no período compreendido entre os anos de 1979 e 1985. Para isso foram utilizados como indicadores o COEFICIENTE DE GINI, o lNDICE DE THEIL, a VARIÃNCIA DO ,LOGARITIMO e; de forma complementar, a RENDA MEDIA e a RENDA PERCENTUAL. Constatadas a acentuada desigualdade e a reconcentração da renda no período em estudo, procurou-se observar qual a influência do "BACKGROUND FAIMILIAR", ou seja, qual o impacto das condições sócio-econômicas da famíia na determinação da renda do indivíduo sem atribuir-lhe, no entanto, o papel de unica e exclusiva relação causal-explicativa. Utilizou-se, nesse caso, um conjunto de regressões associado ao modelo conhecido como "ANALISE DE TRAJETORIA" que constitui-se, fundamentalmente, num método de decomposição e interpretação linear que considera cada variável em sua forma estandartizada e que, definindo as hipóteses a priori, força a argumentação a ter, no mínimo consistência interna, evitando dessa forma que suposições mutuamente incompatíveis sejam consideradas.
publishDate 1986
dc.date.none.fl_str_mv 1986
2018-02-15T20:37:29Z
2018-02-15T20:37:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARDOSO, Marcelo Moratti. "Herança" familiar e distribuição de renda na Região Metropolitana de Fortaleza: o período 1979-1985. 1986. 83f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Fortaleza (Ce), 1986.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29697
identifier_str_mv CARDOSO, Marcelo Moratti. "Herança" familiar e distribuição de renda na Região Metropolitana de Fortaleza: o período 1979-1985. 1986. 83f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Fortaleza (Ce), 1986.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29697
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935796993523712