Geography in the students vision of the world: reports of a methodological experimentation in teaching in São Luís, Maranhão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geosaberes |
Texto Completo: | http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/611 |
Resumo: | O presente trabalho aborda uma experimentação metodológica sobre o ensino da Geografia escolar com alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino em São Luís – MA, através dos conhecimentos geográficos construídos através do espaço vivido dos alunos. O trabalho foi realizado na escola Barjonas Lobão por graduandos do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Maranhão no ano de 2017 e teve como objetivo a aproximação dos graduandos com a realidade escolar. Este contato resultou na produção de mapas, por meio da cartografia social, onde os alunos representaram suas realidades. Concluiu-se que os alunos tem preferência por aulas que fujam da metodologia tradicional e que possam ajudar a compreender e atuar no seu cotidiano. |
id |
UFC-8_14b3fa0a29f5579727b7ff79324bfe05 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/611 |
network_acronym_str |
UFC-8 |
network_name_str |
Geosaberes |
repository_id_str |
|
spelling |
Geography in the students vision of the world: reports of a methodological experimentation in teaching in São Luís, Maranhão A geografia na visão de mundo dos alunos: relatos de uma experimentação metodológica de ensino em São Luís, MaranhãoGeografia Escolar; Educação; Metodologias de Ensino;Geografia Escolar; Metodologias de Ensino; Cartografia Social; Experimentação de Ensino.O presente trabalho aborda uma experimentação metodológica sobre o ensino da Geografia escolar com alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino em São Luís – MA, através dos conhecimentos geográficos construídos através do espaço vivido dos alunos. O trabalho foi realizado na escola Barjonas Lobão por graduandos do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Maranhão no ano de 2017 e teve como objetivo a aproximação dos graduandos com a realidade escolar. Este contato resultou na produção de mapas, por meio da cartografia social, onde os alunos representaram suas realidades. Concluiu-se que os alunos tem preferência por aulas que fujam da metodologia tradicional e que possam ajudar a compreender e atuar no seu cotidiano.The present work deals with a methodological experimentation on the teaching of school geography with students from the second year of high school in a state school system in. Through the geographic knowledge built through the lived space of the students. The work was carried out at the Barjonas Lobão school by undergraduates of the degree course in Geography of the Federal University of Maranhão in the year 2017 and had the objective of approaching the students with the school reality. This contact resulted in the production of maps, through social cartography, where the students represented their realities. It was concluded that the students have preference for classes that flee from the traditional methodology and that can help to understand and to act in their daily life.Universidade Federal do Ceará2017-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/61110.26895/geosaberes.v9i17.611Geosaberes; Vol 9 No 17 (2018): Jan - Apr; 1 - 10Geosaberes; Vol 9 No 17 (2018): Jan - Apr; 1 - 10Geosaberes; Vol 9 No 17 (2018): Jan - Apr; 1 - 102178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/611/644Copyright (c) 2018 GEOSABEREShttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCeleri, Marcio JoséOliveira, João Gabriel da Silva2018-05-13T23:14:04Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/611Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-05-13T23:14:04Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Geography in the students vision of the world: reports of a methodological experimentation in teaching in São Luís, Maranhão A geografia na visão de mundo dos alunos: relatos de uma experimentação metodológica de ensino em São Luís, Maranhão |
title |
Geography in the students vision of the world: reports of a methodological experimentation in teaching in São Luís, Maranhão |
spellingShingle |
Geography in the students vision of the world: reports of a methodological experimentation in teaching in São Luís, Maranhão Celeri, Marcio José Geografia Escolar; Educação; Metodologias de Ensino; Geografia Escolar; Metodologias de Ensino; Cartografia Social; Experimentação de Ensino. |
title_short |
Geography in the students vision of the world: reports of a methodological experimentation in teaching in São Luís, Maranhão |
title_full |
Geography in the students vision of the world: reports of a methodological experimentation in teaching in São Luís, Maranhão |
title_fullStr |
Geography in the students vision of the world: reports of a methodological experimentation in teaching in São Luís, Maranhão |
title_full_unstemmed |
Geography in the students vision of the world: reports of a methodological experimentation in teaching in São Luís, Maranhão |
title_sort |
Geography in the students vision of the world: reports of a methodological experimentation in teaching in São Luís, Maranhão |
author |
Celeri, Marcio José |
author_facet |
Celeri, Marcio José Oliveira, João Gabriel da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, João Gabriel da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Celeri, Marcio José Oliveira, João Gabriel da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia Escolar; Educação; Metodologias de Ensino; Geografia Escolar; Metodologias de Ensino; Cartografia Social; Experimentação de Ensino. |
topic |
Geografia Escolar; Educação; Metodologias de Ensino; Geografia Escolar; Metodologias de Ensino; Cartografia Social; Experimentação de Ensino. |
description |
O presente trabalho aborda uma experimentação metodológica sobre o ensino da Geografia escolar com alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino em São Luís – MA, através dos conhecimentos geográficos construídos através do espaço vivido dos alunos. O trabalho foi realizado na escola Barjonas Lobão por graduandos do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Maranhão no ano de 2017 e teve como objetivo a aproximação dos graduandos com a realidade escolar. Este contato resultou na produção de mapas, por meio da cartografia social, onde os alunos representaram suas realidades. Concluiu-se que os alunos tem preferência por aulas que fujam da metodologia tradicional e que possam ajudar a compreender e atuar no seu cotidiano. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/611 10.26895/geosaberes.v9i17.611 |
url |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/611 |
identifier_str_mv |
10.26895/geosaberes.v9i17.611 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/611/644 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 GEOSABERES http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 GEOSABERES http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Geosaberes; Vol 9 No 17 (2018): Jan - Apr; 1 - 10 Geosaberes; Vol 9 No 17 (2018): Jan - Apr; 1 - 10 Geosaberes; Vol 9 No 17 (2018): Jan - Apr; 1 - 10 2178-0463 reponame:Geosaberes instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Geosaberes |
collection |
Geosaberes |
repository.name.fl_str_mv |
Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br |
_version_ |
1798329642343464960 |