Geography in the students vision of the world: reports of a methodological experimentation in teaching in São Luís, Maranhão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Celeri, Marcio José
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Oliveira, João Gabriel da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geosaberes
Texto Completo: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/611
Resumo: O presente trabalho aborda uma experimentação metodológica sobre o ensino da Geografia escolar com alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino em São Luís – MA, através dos conhecimentos geográficos construídos através do espaço vivido dos alunos. O trabalho foi realizado na escola Barjonas Lobão por graduandos do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Maranhão no ano de 2017 e teve como objetivo a aproximação dos graduandos com a realidade escolar. Este contato resultou na produção de mapas, por meio da cartografia social, onde os alunos representaram suas realidades. Concluiu-se que os alunos tem preferência por aulas que fujam da metodologia tradicional e que possam ajudar a compreender e atuar no seu cotidiano.
id UFC-8_14b3fa0a29f5579727b7ff79324bfe05
oai_identifier_str oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/611
network_acronym_str UFC-8
network_name_str Geosaberes
repository_id_str
spelling Geography in the students vision of the world: reports of a methodological experimentation in teaching in São Luís, Maranhão A geografia na visão de mundo dos alunos: relatos de uma experimentação metodológica de ensino em São Luís, MaranhãoGeografia Escolar; Educação; Metodologias de Ensino;Geografia Escolar; Metodologias de Ensino; Cartografia Social; Experimentação de Ensino.O presente trabalho aborda uma experimentação metodológica sobre o ensino da Geografia escolar com alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino em São Luís – MA, através dos conhecimentos geográficos construídos através do espaço vivido dos alunos. O trabalho foi realizado na escola Barjonas Lobão por graduandos do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Maranhão no ano de 2017 e teve como objetivo a aproximação dos graduandos com a realidade escolar. Este contato resultou na produção de mapas, por meio da cartografia social, onde os alunos representaram suas realidades. Concluiu-se que os alunos tem preferência por aulas que fujam da metodologia tradicional e que possam ajudar a compreender e atuar no seu cotidiano.The present work deals with a methodological experimentation on the teaching of school geography with students from the second year of high school in a state school system in. Through the geographic knowledge built through the lived space of the students. The work was carried out at the Barjonas Lobão school by undergraduates of the degree course in Geography of the Federal University of Maranhão in the year 2017 and had the objective of approaching the students with the school reality. This contact resulted in the production of maps, through social cartography, where the students represented their realities. It was concluded that the students have preference for classes that flee from the traditional methodology and that can help to understand and to act in their daily life.Universidade Federal do Ceará2017-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/61110.26895/geosaberes.v9i17.611Geosaberes; Vol 9 No 17 (2018): Jan - Apr; 1 - 10Geosaberes; Vol 9 No 17 (2018): Jan - Apr; 1 - 10Geosaberes; Vol 9 No 17 (2018): Jan - Apr; 1 - 102178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/611/644Copyright (c) 2018 GEOSABEREShttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCeleri, Marcio JoséOliveira, João Gabriel da Silva2018-05-13T23:14:04Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/611Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-05-13T23:14:04Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Geography in the students vision of the world: reports of a methodological experimentation in teaching in São Luís, Maranhão
A geografia na visão de mundo dos alunos: relatos de uma experimentação metodológica de ensino em São Luís, Maranhão
title Geography in the students vision of the world: reports of a methodological experimentation in teaching in São Luís, Maranhão
spellingShingle Geography in the students vision of the world: reports of a methodological experimentation in teaching in São Luís, Maranhão
Celeri, Marcio José
Geografia Escolar; Educação; Metodologias de Ensino;
Geografia Escolar; Metodologias de Ensino; Cartografia Social; Experimentação de Ensino.
title_short Geography in the students vision of the world: reports of a methodological experimentation in teaching in São Luís, Maranhão
title_full Geography in the students vision of the world: reports of a methodological experimentation in teaching in São Luís, Maranhão
title_fullStr Geography in the students vision of the world: reports of a methodological experimentation in teaching in São Luís, Maranhão
title_full_unstemmed Geography in the students vision of the world: reports of a methodological experimentation in teaching in São Luís, Maranhão
title_sort Geography in the students vision of the world: reports of a methodological experimentation in teaching in São Luís, Maranhão
author Celeri, Marcio José
author_facet Celeri, Marcio José
Oliveira, João Gabriel da Silva
author_role author
author2 Oliveira, João Gabriel da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Celeri, Marcio José
Oliveira, João Gabriel da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia Escolar; Educação; Metodologias de Ensino;
Geografia Escolar; Metodologias de Ensino; Cartografia Social; Experimentação de Ensino.
topic Geografia Escolar; Educação; Metodologias de Ensino;
Geografia Escolar; Metodologias de Ensino; Cartografia Social; Experimentação de Ensino.
description O presente trabalho aborda uma experimentação metodológica sobre o ensino da Geografia escolar com alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino em São Luís – MA, através dos conhecimentos geográficos construídos através do espaço vivido dos alunos. O trabalho foi realizado na escola Barjonas Lobão por graduandos do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Maranhão no ano de 2017 e teve como objetivo a aproximação dos graduandos com a realidade escolar. Este contato resultou na produção de mapas, por meio da cartografia social, onde os alunos representaram suas realidades. Concluiu-se que os alunos tem preferência por aulas que fujam da metodologia tradicional e que possam ajudar a compreender e atuar no seu cotidiano.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/611
10.26895/geosaberes.v9i17.611
url http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/611
identifier_str_mv 10.26895/geosaberes.v9i17.611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/611/644
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 GEOSABERES
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 GEOSABERES
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Geosaberes; Vol 9 No 17 (2018): Jan - Apr; 1 - 10
Geosaberes; Vol 9 No 17 (2018): Jan - Apr; 1 - 10
Geosaberes; Vol 9 No 17 (2018): Jan - Apr; 1 - 10
2178-0463
reponame:Geosaberes
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Geosaberes
collection Geosaberes
repository.name.fl_str_mv Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br
_version_ 1798329642343464960