Trajetórias de formação docente na licenciatura em geografia: da instrumentalização técnica ao intelectual crítico
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Data de Publicação: | 2014 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Geosaberes |
Texto Completo: | http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/253 |
Resumo: | Desde 2008, quando incorporamos a pesquisa como elemento da formação docente no Estágio Supervisionado em Geografia, temos nos dedicado a estudar algumas das principais tendências que tem norteado essas discussões no último século: o professor como técnico, como reflexivo/pesquisador e como intelectual crítico. Nesse texto apresentamos idéias de autores como Donald Schön, José Contreras, Selma Garrido Pimenta, Kenneth Zeichner, Lawrence Stenhouse, que vem tentando traduzir, explicar e problematizar as diferentes formas como o conceito de professor tem sido concebido. Além da reflexão conceitual caracterizamos resultados percebidos ao longo de nossa trajetória sob essa perspectiva. O conceito de professor reflexivo (Schön) foi sendo resignificado desde o início da pesquisa quando percebemos suas limitações para explicar a realidade. Na atualidade, mesmo utilizando o termo professor pesquisador (Stenhouse) para denominar este profissional, agregamos ao mesmo a propriedade de intelectual crítico (Giroux). A trajetória por essas leituras e os significados que temos construído a partir delas embasam e norteiam as análises/resultados que vimos divulgando. A necessidade de aprofundar a compreensão acerca das principais perspectivas teóricas de formação docente persiste. Como alternativa, e visando fortalecer nossa práxis estamos preparando a inserção efetiva do professor parceiro em nosso grupo de estudo e pesquisa. |
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Trajetórias de formação docente na licenciatura em geografia: da instrumentalização técnica ao intelectual críticoEducação, GeografiaProfessor pesquisador; formação docente; estágio supervisionado; Geografia.Desde 2008, quando incorporamos a pesquisa como elemento da formação docente no Estágio Supervisionado em Geografia, temos nos dedicado a estudar algumas das principais tendências que tem norteado essas discussões no último século: o professor como técnico, como reflexivo/pesquisador e como intelectual crítico. Nesse texto apresentamos idéias de autores como Donald Schön, José Contreras, Selma Garrido Pimenta, Kenneth Zeichner, Lawrence Stenhouse, que vem tentando traduzir, explicar e problematizar as diferentes formas como o conceito de professor tem sido concebido. Além da reflexão conceitual caracterizamos resultados percebidos ao longo de nossa trajetória sob essa perspectiva. O conceito de professor reflexivo (Schön) foi sendo resignificado desde o início da pesquisa quando percebemos suas limitações para explicar a realidade. Na atualidade, mesmo utilizando o termo professor pesquisador (Stenhouse) para denominar este profissional, agregamos ao mesmo a propriedade de intelectual crítico (Giroux). A trajetória por essas leituras e os significados que temos construído a partir delas embasam e norteiam as análises/resultados que vimos divulgando. A necessidade de aprofundar a compreensão acerca das principais perspectivas teóricas de formação docente persiste. Como alternativa, e visando fortalecer nossa práxis estamos preparando a inserção efetiva do professor parceiro em nosso grupo de estudo e pesquisa.Universidade Federal do CearáUEFSROCHA, Cléa Cardoso daSANTOS, Francisco de AssisBRAGA, Maria Cleonice Barbosa2014-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/253Geosaberes; Vol 5 No 10 (2014): July - Dec; 77-86Geosaberes; Vol 5 No 10 (2014): July - Dec; 77-86Geosaberes; Vol 5 No 10 (2014): July - Dec; 77-862178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/253/216info:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-06T18:48:49Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/253Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-01-06T18:48:49Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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