Relação significante-significado no ensino de geografia física na educação básica: sobre o significado-obstáculo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geosaberes |
Texto Completo: | http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/339 |
Resumo: | Neste artigo apresentamos uma investigação sobre os conhecimentos prévios dos alunos referentes à causa dos alagamentos e possibilidades de ocorrência dos mesmos. Para realizar esta pesquisa, pautamo-nos na teoria do Realismo Nominal (PIAGET, 2005), com destaque para a relação significante-significado, e na teoria dos Obstáculos Epistemológicos (BACHELARD, 2008), em particular o animismo e o generalismo. As referidas teorias foram empregadas tanto para orientar o planejamento de algumas tarefas que possibilitaram o levantamento dos modelos de explicação dos estudantes quanto para análise de suas respectivas respostas. Participaram desta pesquisa cento e quinze alunos com idade média de quatorze anos, matriculados na oitava série (atual nono ano) de uma escola pública municipal localizada em São Paulo. Nosso objetivo principal foi responder a seguinte questão: Quais são os tipos de opiniões predominantes entre os estudantes quando questionados sobre as causas dos alagamentos e suscetibilidade de sua ocorrência em determinado lugar? Tendo em vista os dados levantados e o modo como as tarefas foram organizadas, contatamos que grande parte dos estudantes se valeu das opiniões animistas e generalistas para a origem dos alagamentos. Do mesmo modo, os alunos recorreram à intuição empírica para argumentarem sobre a possibilidade desse evento suceder na escola em que estudam e no local onde moram. |
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Relação significante-significado no ensino de geografia física na educação básica: sobre o significado-obstáculoGeografia; Ensino de Geografia; EpistemologiaRelação Significante-Signficado; Animismo; Generalismo; Alagamento.Neste artigo apresentamos uma investigação sobre os conhecimentos prévios dos alunos referentes à causa dos alagamentos e possibilidades de ocorrência dos mesmos. Para realizar esta pesquisa, pautamo-nos na teoria do Realismo Nominal (PIAGET, 2005), com destaque para a relação significante-significado, e na teoria dos Obstáculos Epistemológicos (BACHELARD, 2008), em particular o animismo e o generalismo. As referidas teorias foram empregadas tanto para orientar o planejamento de algumas tarefas que possibilitaram o levantamento dos modelos de explicação dos estudantes quanto para análise de suas respectivas respostas. Participaram desta pesquisa cento e quinze alunos com idade média de quatorze anos, matriculados na oitava série (atual nono ano) de uma escola pública municipal localizada em São Paulo. Nosso objetivo principal foi responder a seguinte questão: Quais são os tipos de opiniões predominantes entre os estudantes quando questionados sobre as causas dos alagamentos e suscetibilidade de sua ocorrência em determinado lugar? Tendo em vista os dados levantados e o modo como as tarefas foram organizadas, contatamos que grande parte dos estudantes se valeu das opiniões animistas e generalistas para a origem dos alagamentos. Do mesmo modo, os alunos recorreram à intuição empírica para argumentarem sobre a possibilidade desse evento suceder na escola em que estudam e no local onde moram.Universidade Federal do CearáCAPESMachado, Júlio César Epifânio2016-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/33910.26895/geosaberes.v7i13.339Geosaberes; Vol 7 No 13 (2016): July - Dec; 137 - 147Geosaberes; Vol 7 No 13 (2016): July - Dec; 137 - 147Geosaberes; Vol 7 No 13 (2016): July - Dec; 137 - 1472178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/339/546info:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-11T13:10:01Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/339Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2020-02-11T13:10:01Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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