Educando para a valorização do patrimônio na perspectiva do belo e da estética: o caso do Theatro Treze De Maio, Santa Maria, Rio Grande Do Sul, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BATISTA, Natália Lampert
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: ROUBUSTE, Leandro da Silva, BECKER, Elsbeth Léia Spode
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geosaberes
Texto Completo: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/267
Resumo: O artigo objetivou evidenciar a perspectiva filosófico-geográfica, em busca de sentido no belo e na estética, da Geografia Urbana – o caso do Theatro Treze de Maio, no Centro Histórico de Santa Maria – Rio Grande do Sul – Brasil. A metodologia caracterizou-se por uma abordagem qualitativa e perpassou, inicialmente, pelo estudo da temática, bem como pelo (re)conhecimento da área de análise. Após, elaborou-se a proposta de ensino dirigida ao Ensino Médio e construiu-se o roteiro-base da peça teatral realizada, durante a saída de campo, no Centro Histórico de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Depois, redigiu-se o texto final da proposta pedagógica que envolveu professores e alunos dos Cursos de Graduação de Geografia e de Filosofia do Centro Universitário Franciscano e professores e alunos da rede estadual de ensino.  O trabalho esteve vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Subprojetos: Geografia e Filosofia/UNIFRA. Os resultados alcançados foram significativos e representaram um envolvimento dos alunos na construção do texto, no trabalho de campo e na execução da peça teatral. Constatou-se que, para o desenvolvimento desse aprendizado, a educação patrimonial revestiu-se de grande importância. A peça teatral serviu de estímulo à memória, resgatando, em muitos, a afetividade; em outros, o conhecimento; e, para todos, proporcionou a compreensão da importância da continuidade histórica e da valorização do patrimônio local. 
id UFC-8_eeab0b7cc93fb6847fd37d72c57d1001
oai_identifier_str oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/267
network_acronym_str UFC-8
network_name_str Geosaberes
repository_id_str
spelling Educando para a valorização do patrimônio na perspectiva do belo e da estética: o caso do Theatro Treze De Maio, Santa Maria, Rio Grande Do Sul, BrasilEducação; Educação PatrimonialEstética; Geografia Urbana; PaisagemO artigo objetivou evidenciar a perspectiva filosófico-geográfica, em busca de sentido no belo e na estética, da Geografia Urbana – o caso do Theatro Treze de Maio, no Centro Histórico de Santa Maria – Rio Grande do Sul – Brasil. A metodologia caracterizou-se por uma abordagem qualitativa e perpassou, inicialmente, pelo estudo da temática, bem como pelo (re)conhecimento da área de análise. Após, elaborou-se a proposta de ensino dirigida ao Ensino Médio e construiu-se o roteiro-base da peça teatral realizada, durante a saída de campo, no Centro Histórico de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Depois, redigiu-se o texto final da proposta pedagógica que envolveu professores e alunos dos Cursos de Graduação de Geografia e de Filosofia do Centro Universitário Franciscano e professores e alunos da rede estadual de ensino.  O trabalho esteve vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Subprojetos: Geografia e Filosofia/UNIFRA. Os resultados alcançados foram significativos e representaram um envolvimento dos alunos na construção do texto, no trabalho de campo e na execução da peça teatral. Constatou-se que, para o desenvolvimento desse aprendizado, a educação patrimonial revestiu-se de grande importância. A peça teatral serviu de estímulo à memória, resgatando, em muitos, a afetividade; em outros, o conhecimento; e, para todos, proporcionou a compreensão da importância da continuidade histórica e da valorização do patrimônio local. Universidade Federal do CearáCAPESBATISTA, Natália LampertROUBUSTE, Leandro da SilvaBECKER, Elsbeth Léia Spode2014-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/267Geosaberes; Vol 5 No 10 (2014): July - Dec; 36-50Geosaberes; Vol 5 No 10 (2014): July - Dec; 36-50Geosaberes; Vol 5 No 10 (2014): July - Dec; 36-502178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/267/223info:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-06T18:48:49Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/267Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-01-06T18:48:49Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educando para a valorização do patrimônio na perspectiva do belo e da estética: o caso do Theatro Treze De Maio, Santa Maria, Rio Grande Do Sul, Brasil
title Educando para a valorização do patrimônio na perspectiva do belo e da estética: o caso do Theatro Treze De Maio, Santa Maria, Rio Grande Do Sul, Brasil
spellingShingle Educando para a valorização do patrimônio na perspectiva do belo e da estética: o caso do Theatro Treze De Maio, Santa Maria, Rio Grande Do Sul, Brasil
BATISTA, Natália Lampert
Educação; Educação Patrimonial
Estética; Geografia Urbana; Paisagem
title_short Educando para a valorização do patrimônio na perspectiva do belo e da estética: o caso do Theatro Treze De Maio, Santa Maria, Rio Grande Do Sul, Brasil
title_full Educando para a valorização do patrimônio na perspectiva do belo e da estética: o caso do Theatro Treze De Maio, Santa Maria, Rio Grande Do Sul, Brasil
title_fullStr Educando para a valorização do patrimônio na perspectiva do belo e da estética: o caso do Theatro Treze De Maio, Santa Maria, Rio Grande Do Sul, Brasil
title_full_unstemmed Educando para a valorização do patrimônio na perspectiva do belo e da estética: o caso do Theatro Treze De Maio, Santa Maria, Rio Grande Do Sul, Brasil
title_sort Educando para a valorização do patrimônio na perspectiva do belo e da estética: o caso do Theatro Treze De Maio, Santa Maria, Rio Grande Do Sul, Brasil
author BATISTA, Natália Lampert
author_facet BATISTA, Natália Lampert
ROUBUSTE, Leandro da Silva
BECKER, Elsbeth Léia Spode
author_role author
author2 ROUBUSTE, Leandro da Silva
BECKER, Elsbeth Léia Spode
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv BATISTA, Natália Lampert
ROUBUSTE, Leandro da Silva
BECKER, Elsbeth Léia Spode
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Educação Patrimonial
Estética; Geografia Urbana; Paisagem
topic Educação; Educação Patrimonial
Estética; Geografia Urbana; Paisagem
description O artigo objetivou evidenciar a perspectiva filosófico-geográfica, em busca de sentido no belo e na estética, da Geografia Urbana – o caso do Theatro Treze de Maio, no Centro Histórico de Santa Maria – Rio Grande do Sul – Brasil. A metodologia caracterizou-se por uma abordagem qualitativa e perpassou, inicialmente, pelo estudo da temática, bem como pelo (re)conhecimento da área de análise. Após, elaborou-se a proposta de ensino dirigida ao Ensino Médio e construiu-se o roteiro-base da peça teatral realizada, durante a saída de campo, no Centro Histórico de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Depois, redigiu-se o texto final da proposta pedagógica que envolveu professores e alunos dos Cursos de Graduação de Geografia e de Filosofia do Centro Universitário Franciscano e professores e alunos da rede estadual de ensino.  O trabalho esteve vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Subprojetos: Geografia e Filosofia/UNIFRA. Os resultados alcançados foram significativos e representaram um envolvimento dos alunos na construção do texto, no trabalho de campo e na execução da peça teatral. Constatou-se que, para o desenvolvimento desse aprendizado, a educação patrimonial revestiu-se de grande importância. A peça teatral serviu de estímulo à memória, resgatando, em muitos, a afetividade; em outros, o conhecimento; e, para todos, proporcionou a compreensão da importância da continuidade histórica e da valorização do patrimônio local. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/267
url http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/267
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/267/223
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Geosaberes; Vol 5 No 10 (2014): July - Dec; 36-50
Geosaberes; Vol 5 No 10 (2014): July - Dec; 36-50
Geosaberes; Vol 5 No 10 (2014): July - Dec; 36-50
2178-0463
reponame:Geosaberes
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Geosaberes
collection Geosaberes
repository.name.fl_str_mv Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br
_version_ 1798329642265870336