Educando para a valorização do patrimônio na perspectiva do belo e da estética: o caso do Theatro Treze De Maio, Santa Maria, Rio Grande Do Sul, Brasil
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Geosaberes |
Texto Completo: | http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/267 |
Resumo: | O artigo objetivou evidenciar a perspectiva filosófico-geográfica, em busca de sentido no belo e na estética, da Geografia Urbana – o caso do Theatro Treze de Maio, no Centro Histórico de Santa Maria – Rio Grande do Sul – Brasil. A metodologia caracterizou-se por uma abordagem qualitativa e perpassou, inicialmente, pelo estudo da temática, bem como pelo (re)conhecimento da área de análise. Após, elaborou-se a proposta de ensino dirigida ao Ensino Médio e construiu-se o roteiro-base da peça teatral realizada, durante a saída de campo, no Centro Histórico de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Depois, redigiu-se o texto final da proposta pedagógica que envolveu professores e alunos dos Cursos de Graduação de Geografia e de Filosofia do Centro Universitário Franciscano e professores e alunos da rede estadual de ensino. O trabalho esteve vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Subprojetos: Geografia e Filosofia/UNIFRA. Os resultados alcançados foram significativos e representaram um envolvimento dos alunos na construção do texto, no trabalho de campo e na execução da peça teatral. Constatou-se que, para o desenvolvimento desse aprendizado, a educação patrimonial revestiu-se de grande importância. A peça teatral serviu de estímulo à memória, resgatando, em muitos, a afetividade; em outros, o conhecimento; e, para todos, proporcionou a compreensão da importância da continuidade histórica e da valorização do patrimônio local. |
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Educando para a valorização do patrimônio na perspectiva do belo e da estética: o caso do Theatro Treze De Maio, Santa Maria, Rio Grande Do Sul, BrasilEducação; Educação PatrimonialEstética; Geografia Urbana; PaisagemO artigo objetivou evidenciar a perspectiva filosófico-geográfica, em busca de sentido no belo e na estética, da Geografia Urbana – o caso do Theatro Treze de Maio, no Centro Histórico de Santa Maria – Rio Grande do Sul – Brasil. A metodologia caracterizou-se por uma abordagem qualitativa e perpassou, inicialmente, pelo estudo da temática, bem como pelo (re)conhecimento da área de análise. Após, elaborou-se a proposta de ensino dirigida ao Ensino Médio e construiu-se o roteiro-base da peça teatral realizada, durante a saída de campo, no Centro Histórico de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Depois, redigiu-se o texto final da proposta pedagógica que envolveu professores e alunos dos Cursos de Graduação de Geografia e de Filosofia do Centro Universitário Franciscano e professores e alunos da rede estadual de ensino. O trabalho esteve vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Subprojetos: Geografia e Filosofia/UNIFRA. Os resultados alcançados foram significativos e representaram um envolvimento dos alunos na construção do texto, no trabalho de campo e na execução da peça teatral. Constatou-se que, para o desenvolvimento desse aprendizado, a educação patrimonial revestiu-se de grande importância. A peça teatral serviu de estímulo à memória, resgatando, em muitos, a afetividade; em outros, o conhecimento; e, para todos, proporcionou a compreensão da importância da continuidade histórica e da valorização do patrimônio local. Universidade Federal do CearáCAPESBATISTA, Natália LampertROUBUSTE, Leandro da SilvaBECKER, Elsbeth Léia Spode2014-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/267Geosaberes; Vol 5 No 10 (2014): July - Dec; 36-50Geosaberes; Vol 5 No 10 (2014): July - Dec; 36-50Geosaberes; Vol 5 No 10 (2014): July - Dec; 36-502178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/267/223info:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-06T18:48:49Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/267Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-01-06T18:48:49Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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